25 de maio de 2011

Reciclagem e conceito ambiental nas empresas


Você tem conhecimento do destino e tratamento dos resíduos sólidos gerados na sua casa e na sua cidade? Em dezembro de 2010, foi regulamentado o Plano de Gestão de Resíduos Sólidos Brasileiro, que tem a meta de erradicar os aterros sanitários no país até 2015 e tipifica a gestão inadequada de resíduos sólidos como crime ambiental. Apenas 18% dos 5.565 municípios brasileiros têm programas de coleta seletiva de lixo, mas não se sabe exatamente o percentual da coleta seletiva de lixo em cada um desses municípios.

Seguindo a linha da reciclagem e preocupação com o meio ambiente, o documentário Lixo Extraordinário relata o trabalho do artista Vik Muniz com catadores de lixo em um dos maiores aterros sanitários do mundo (localizado no Jardim Gramacho), no Rio de Janeiro. É a transformação do material descartado em obras de arte. O documentário provoca a conscientização do espectador para a reciclagem, aumentando a rede de pessoas que fazem a coleta seletiva e facilitam o trabalho de reciclagem.

No mundo empresarial também há a importante luta pelo desenvolvimento sustentável. São mudanças de comportamento que consideram o fim da vida de produtos e embalagens que consumimos. Fazer com que as informações sobre os resultados e o andamento do programa sejam de conhecimento de todos é fundamental. Conseguir entender e executar ações sustentáveis no ambiente corporativo é um dos passos para o sucesso da empresa, alcançando altos níveis de crescimento, valorização por parte da sociedade, redução de custos, eliminação de desperdícios e consequentemente rentabilidade.

Estamos dando passos importantes para que tenhamos legislações bem elaboradas e que atendam a necessidade da sociedade no sentido de tratamento da coleta seletiva.

No entanto, em minha opinião, isto é uma questão cultural que deve ser inserida na agenda diária de escolas, empresas, enfim, em todos os segmentos da sociedade para que tenhamos uma formação construída nos valores sobre a preservação do meio ambiente. Ainda vejo que estamos nos primeiros degraus para termos um país consciente e trabalhando fortemente para destinarmos e tratarmos melhor o lixo.

Dica de filme: Lixo Extraordinário (2010). Assista ao trailer!

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons