20 de maio de 2011

Os problemas enfrentados nas empresas familiares


Muitos têm a ideia de que empresa familiar é sinônimo de problema, porém elas lucram mais e duram mais do que outros tipos de negócios. As empresas familiares têm 26% de retorno do capital investido em relação com as demais. Ainda assim, apenas 20% delas sobrevivem mais do que 50 anos. Ações desenvolvidas pela Partner Consulting do Brasil junto com diversas empresas familiares permitiram a identificação de problemas que comprometem a estrutura do negócio. 

Encontramos na maioria das empresas a mesma situação, ou muito próxima a ela. A resposta do problema chega a ser previsível e um pouco óbvia. O que gera este desconforto empresarial pode ser a escolha de um parente despreparado para exercer uma função de liderança, a dificuldade da transferência do cargo para o sucessor por parte do fundador, conflitos pessoais e dificuldades para dar continuidade aos serviços prestados.

De acordo com um estudo realizado por John L. Ward, especialista em gestão de empresas familiares e autor do livro “A empresa familiar como paradoxo”, 2/3 do sucesso de atividades assim vem das estratégias e o restante dos valores culturais, equilibrando o passado e o que está por vir, demonstrando a importância de consultoria para a gestão dessas empresas.

As empresas familiares brasileiras estão com um grande desafio pela frente que é manterem-se longevas, sendo que a profissionalização dos seus negócios é algo inegociável e um caminho longo a ser percorrido.

Tenho acompanhado de perto a mudança de algumas empresas e o grande desafio é crescer de forma profissionalizada, mantendo os valores dos fundadores. Com certeza teremos muitas novidades de empresas familiares se destacando no cenário nacional e muitas delas como referência em gestão e resultados.

Notícias relacionadas:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons