31 de maio de 2011

A arte de encantar

Fotografar, pintar, esculpir... ou apenas admirar as obras de outros artistas desperta boas sensações no homem. Pesquisadores ingleses descobriram que a mesma parte do cérebro que é estimulada quando estamos apaixonados, reage da mesma forma quando admiramos uma obra de arte. Essa observação da arte provoca um aumento da substância química associada ao bem estar (dopamina), resultando em sensações prazerosas.

Em uma série de testes de mapeamento do cérebro, aplicados por um neurobiologista, foram escaneados o cérebro de voluntários enquanto eles olhavam 28 pinturas. Foram incluídas obras como o Nascimento de Vênus (Sandro Botticelli) e os Banhistas na Grenouillière (Claude Monet). Percebeu-se assim que o fluxo de sangue aumentou em áreas do cérebro geralmente associadas ao amor. A reação foi imediata. O resultado se assemelha ao que as pessoas sentem com o amor romântico ou quando estão sob efeito de determinadas drogas.

Com base nesses resultados, pode-se passar a utilizar obras de arte para aumentar o bem estar e saúde mental das pessoas. A arte pode reduzir o sofrimento de pacientes internados nos hospitais e facilitar a recuperação. Para quem não necessita de tratamento e está em busca de sensações boas, galerias de arte e museus são os locais mais indicados.

Particularmente referendo o que os cientistas falam, pois é prazeroso admirar a arte. Tenho paixão pela fotografia e os momentos que dedico à isto me fazem muito bem, me tiram o stress e produzem uma sensação de bem estar que recomendo a todos.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons