24 de maio de 2011

Correndo contra o tempo para gerar energia limpa e renovável até 2050

 
Um relatório apresentado pelo Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC) da Organização das Nações Unidas mostra que dentro de 40 anos, as energias renováveis irão satisfazer mais de 80% da energia global. Até o ano 2050, foram considerados 160 locais possíveis para a geração de energia limpa, que iria dos 12% para 77%.

Puxando a fila de na geração de energia estão as usinas hidrelétricas, seguida da eólica (que provém do vento) que coloca o Brasil em segundo lugar no potencial mundial, e a energia fotovoltaica ou solar que espera-se que seja uma das principais fontes de geração limpa.

Basta esperar dos governantes que estimulem as empresas a apoiar projetos relacionados a essas fontes renováveis. Isso porque o custo da energia de muitas tecnologias renováveis ainda é superior aos preços da energia no mercado, mesmo que em alguns casos a energia renovável já seja economicamente competitiva. Como consequência do uso dessas energias, as emissões de gases do efeito estufa podem reduzir entre 220 bilhões e 560 bilhões de toneladas de dióxido de carbono – equivalente a entre 2010 e 2050 –, período em que são previstas emissões de 1,53 trilhão de toneladas.

Infelizmente nossa sociedade ainda não está atenta para estas questões da energia limpa,  como em outros países. No entanto, não devemos deixar de discutir o assunto e exigir dos governantes planos efetivos, viáveis e com parcerias privadas no sentido de explorar o grande potencial que o Brasil possui. Portanto, fique a atento à estas questões e se posicione, assim conseguiremos mudar a atitude de nossos governantes.

Notícias relacionadas:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons