27 de maio de 2011

Altos e baixos da velocidade da Internet no Brasil




As operadoras de telefonia celular ocupam as primeiras colocações no ranking de reclamações de todo o país. Problemas com a velocidade de conexão cada dia crescem mais.

Pesquisadores de uma Universidade dos Estados Unidos criaram um aplicativo que promete fiscalizar a qualidade da banda larga. O objetivo principal é conferir se as operadoras cumprem o contrato e oferecem a velocidade corretamente. O programa chamado Kermit aparece em um momento em que várias empresas são acusadas de reduzir a velocidade da conexão, principalmente na hora dos downloads. As denúncias são em relação às conexões 3G e por fio.

Até mesmo usuários com pouco conhecimento técnico de informática conseguem usá-lo. O software exibe a qualidade de conexão de cada dispositivo (computadores, consoles de game ou TVs) e permite ao usuário escolher qual aparelho receberá mais velocidade ou será bloqueado. Outra função do aplicativo – que ainda não está disponível para download – será examinar o histórico da conexão e identificar os picos de queda.

E qual o problema de qualidade das conexões 3G, presente no Brasil desde 2008? A empresa especializada em serviços de telecomunicações ainda está em instalação no país. Elas demoraram muito para disponibilizar a tecnologia, e quando resolveram oferecê-la, passaram por alguns períodos de crise que diminuíram os investimentos em infraestrutura. Outro grave problema está nas torres, dimensionadas para suportar um baixo volume de aparelhos conectados. Em algumas regiões, as torres vivem no limite máximo de conexões, o que deixa a internet lenta.

Esta parece ser uma discussão eterna em nosso país, pois o nível de serviço de nossas operadoras beira o caos e pode ser tratado como calamidade pública. É impressionante o número de reclamações de pessoas físicas e empresas sobre a velocidade de conexão contratada e aquela que realmente chega até aos computadores e servidores.

Minha recomendação é que observem com frequência a velocidade de downloads e uploads de sua conexão, assim você terá argumentos para cobrar a melhoria de serviço destas empresas que prometem bastante na hora da venda, mas que se refugiam em seus call centers quando cobrado pelo consumidor sobre a qualidade prestada de seus serviços.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons