18 de maio de 2011

Excesso de trabalho ou perda de tempo?

Que atire a primeira pedra quem nunca deixou as demandas do trabalho para última hora e precisou fazer hora extra? Uma pesquisa sobre a Utilização do Tempo no Trabalho, realizada no Brasil com 1.600 participantes, revelou que metade dos profissionais deixa suas tarefas para a última hora. Consequentemente, estas atitudes fazem com que as tarefas se tornem urgentes. São perdidas em média 2 horas de trabalho.

Entre os motivos que mais justificam essa perda de produtividade estão: acesso às redes sociais, agendamento de consultas médicas, aquela "esticadinha" no horário de almoço, compras online, busca por novas oportunidades de emprego e até mesmo o uso de internet para ver pornografia. Cabe ao profissional prestar atenção nas suas atividades prioritárias e buscar ações que busquem a melhora do seu desempenho - um bom planejamento. A aplicação da técnica japonesa do Kaizen nas empresas, por exemplo, ajudam a eliminar perdas, garantindo soluções e melhorias nas ações.

Principal referência na aplicação do Kaizen, a multinacional Toyota faz questão de utilizá-lo em seu processo produtivo. Com a meta de aplicar um milhão de ideias por ano, a empresa realiza reuniões diárias com todos os funcionários de, pelo menos, 15 minutos para troca de ideias, solução de problemas e avaliação de resultados. A Partner Consulting do Brasil, empresa que atua no setor de consultoria e que sou diretor executivo, tem somado inúmeras experiências bem sucedidas na aplicação do Kaizen em organizações brasileiras.

Notícias relacionadas:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons