19 de maio de 2011

Diferentes culturas: Como agir em negociações com pessoas de outros países


Você tem o interesse em conhecer novas culturas e não sabe como se portar? Precisa viajar para outro país a trabalho não tem conhecimento da cultura local e nem sabe se portar diante das pessoas? Saiba que existe um portal que ser seu braço direito e pode te ajudar a conhecer os costumes de alguns países.

O Executive Planet compartilha informações de aproximadamente 50 países com dicas culturais, etiqueta e cultura empresarial, economia, política, religião, legislação, e outros. Se você for viajar para a China, por exemplo, utilize frases simples, livre de jargões e gírias. Pause frequentemente, assim que as pessoas serão capazes de entender tudo o que você disse, caso não esteja acompanhado de um intérprete. A maioria dos empresários chineses não tem o costume de falar “não” diretamente para negar uma proposta. Você irá ouvir muitos: "talvez", "Eu não tenho certeza", "Vou pensar sobre isso", ou "Vamos ver", que virão para substituir o "não".

Outro exemplo é os Estados Unidos. Os norte-americanos também podem ser competitivos tanto no trabalho e lazer. O conceito de "tempo é dinheiro" é levado a sério na cultura empresarial. Empresários são especialistas em negociar de forma rápida e decisiva. Uma dica importante é evitar o silêncio ou longas pausas durante a conversa. Há o costume de falar qualquer coisa simplesmente para evitar a falta de assunto. Diferente dos chineses, eles não hesitam em falar um “não”, pois são diretos e não encontram dificuldades em discordar da sua opinião.

Uma pesquisa divulgada recentemente mostra que a Islândia é um dos melhores lugares no mundo para os empreendedores. Outros países em destaque para buscar novos parceiros comerciais são Estados Unidos, França, Reino Unido, Chile, Canadá e Alemanha.

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