23 de maio de 2011

Previsão do tempo cada vez mais precisa


As mudanças repentinas de temperatura já fazem parte da rotina de moradores de diferentes regiões do Brasil. Frio, chuva e calor aparecem no mesmo dia. De olho no histórico de desastres causados pelas últimas chuvas em boa parte do país, a partir de junho começará a ser usado um sistema de previsão do tempo e probabilidades de inundações de alta precisão.

Um novo programa de computador, que será utilizado de início no estado Rio de Janeiro, combina modelos matemáticos de uma base de dados. Os principais são topografia, cobertura vegetal, taxa de urbanização, declividade de encostas, mapeamento de áreas de risco, redes de drenagem, imagens de radares e satélite e precipitação registrada por pluviômetros.

O PMAR (Previsão Meteorológica de Alta Resolução) permitirá que as chuvas sejam detectadas com um prazo mínimo de 48 horas de antecedência e terá um acerto de aproximadamente 80%. O projeto prevê a integração de todos os radares de diferentes instituições, ao mesmo tempo em que os municípios levantam suas áreas de risco e a Defesa Civil prepara ações de retirada de pessoas diante da perspectiva de desastres climáticos.

Outra solução para melhorar a previsão do tempo está sendo estudada por dois pesquisadores espanhóis. Eles já conseguiram calcular os complexos movimentos que as moléculas fazem nos líquidos em repouso. Este resultado pode ajudar e entender problemas na previsão de fenômenos atmosféricos e meteorológicos, evitando tantos desastres naturais. Já se foi o tempo em que discutíamos os erros de previsão de tempo e tínhamos um pé atrás com as informações meteorológicas.

Obviamente que esta notícia é muito bem vinda para nós, no entanto um dos grandes usuários destes serviços certamente será o segmento de agronegócio, que sofre muito com as incertezas de clima. Uma atividade importantíssima em nossa economia e que tem uma dependência tremenda para o seu sucesso, pois sempre é uma incógnita o momento certo de plantar e colher. Com estes novos recursos, produtores terão condições de planejar suas safras melhorando a produtividade do plantio e, consequentemente, gerando mais riqueza.

Notícias relacionadas:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons