10 de agosto de 2011

A importância da comunicação no ambiente de trabalho


IMAGEM: © Top Photo Corporation/Corbis

Existem dois erros principais na comunicação corporativa: a utilização de um vocabulário altamente rebuscado, que dificulta o entendimento ou o uso de termos populares e chulos, que passam a imagem de falta de cultura e conhecimento. Para desenvolver uma boa comunicação no ambiente de trabalho é preciso encontrar o “meio termo” entre os dois problemas citados.

Para isso, os profissionais devem ampliar o seu vocabulário e buscar se comunicar de forma objetiva e simples. Utilizar palavras que ninguém conhece não demonstra superioridade e pode causar confusão no momento de repassar as tarefas que os colaboradores devem desenvolver. Por isso, a comunicação deve ser adequada ao nível de compreensão do receptor. Além disso, é preciso tomar cuidado com a comunicação escrita. Esta é diferente da verbalização, onde é possível perceber a intenção da pessoa. Para não correr risco de errar, deve-se sempre ser cordial e cuidar com a ambiguidade de sentidos.

Uma boa comunicação é elemento fundamental para o sucesso. Os profissionais não devem ter medo de expor suas ideias, apenas devem estar atentos para falar de forma a serem compreendidos, ou seja, de maneira objetiva e clara. 

6 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo artigo, ajudou-me na minha pesquisa.

Anônimo disse...

na minha tbm muito obrigado!

Anônimo disse...

Ajudou muito no meu artigo, obrigada.

Anônimo disse...

Muito bom!!!

Anônimo disse...

muito bom o texto, ajudou bastante no meu trabalho,m porém deveria ter mais textos sobre esse assunto :)

Anônimo disse...

Este artigo é muito interessante, quanto ao uso de palavras. No ambiente profissional, é eficaz o uso de palavras corretamente aplicadas no tempo certo de cada assunto.

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons