8 de setembro de 2011

Como explicar em números o investimento em marketing e comunicação?


© Gregor Schuster/Corbis

A maioria das empresas quer e precisa fazer investimentos em comunicação e marketing. Porém, é comum que os gestores solicitem uma medição do retorno financeiro gerado por essas ações antes de investir em outras. Essa é a função do ROI, sigla que signfica Return of Investiment ou Retorno do Investimento.

O ROI é fácil de ser calculado e pode ser aplicado em várias situações, sendo o resultado apresentado sempre em percentagem. Esse resultado deverá ser positivo, para ser justificado o investimento. Para o calcular, terá de ser considerado o ganho obtido ou previsível com o investimento realizado, sendo depois deduzidos os custos em que a empresa incorreu com essa mesma aplicação.

É uma estratégia utilizada, entre outras coisas, para mensurar a importância do marketing e da comunicação para o posicionamento da empresa, o fortalecimento da marca e o aumento das vendas. Uma forma de comprovar e consolidar a importância da comunicação e do marketing para os gestores de empresas.

O que você acha desse tema? Dê a sua opinião!

Notícias Relacionadas:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons