10 de agosto de 2011

A importância da comunicação no ambiente de trabalho


IMAGEM: © Top Photo Corporation/Corbis

Existem dois erros principais na comunicação corporativa: a utilização de um vocabulário altamente rebuscado, que dificulta o entendimento ou o uso de termos populares e chulos, que passam a imagem de falta de cultura e conhecimento. Para desenvolver uma boa comunicação no ambiente de trabalho é preciso encontrar o “meio termo” entre os dois problemas citados.

Para isso, os profissionais devem ampliar o seu vocabulário e buscar se comunicar de forma objetiva e simples. Utilizar palavras que ninguém conhece não demonstra superioridade e pode causar confusão no momento de repassar as tarefas que os colaboradores devem desenvolver. Por isso, a comunicação deve ser adequada ao nível de compreensão do receptor. Além disso, é preciso tomar cuidado com a comunicação escrita. Esta é diferente da verbalização, onde é possível perceber a intenção da pessoa. Para não correr risco de errar, deve-se sempre ser cordial e cuidar com a ambiguidade de sentidos.

Uma boa comunicação é elemento fundamental para o sucesso. Os profissionais não devem ter medo de expor suas ideias, apenas devem estar atentos para falar de forma a serem compreendidos, ou seja, de maneira objetiva e clara. 

11 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo artigo, ajudou-me na minha pesquisa.

Anônimo disse...

na minha tbm muito obrigado!

Anônimo disse...

Ajudou muito no meu artigo, obrigada.

Anônimo disse...

Muito bom!!!

Anônimo disse...

muito bom o texto, ajudou bastante no meu trabalho,m porém deveria ter mais textos sobre esse assunto :)

Anônimo disse...

Este artigo é muito interessante, quanto ao uso de palavras. No ambiente profissional, é eficaz o uso de palavras corretamente aplicadas no tempo certo de cada assunto.

Anônimo disse...

vtnc fdp

Unknown disse...

Gostei muito

Unknown disse...

Muito legal me ajudou muito.

Unknown disse...

Muito legal me ajudou muito.

Unknown disse...

Gostei muito

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons