1 de agosto de 2011

Profissionalização em empresas familiares: difícil, mas necessária


IMAGEM: © David P. Hall/Corbis

A profissionalização é necessária para que a empresa assuma práticas administrativas mais racionais, modernas e menos personalizadas. Através da adoção de um código de conduta e da substituição de formas de contratação arcaicas ou patriarcais para assalariadas, a empresa se torna mais profissional e tende a desenvolver melhor o trabalho.

Em empresas familiares esse processo é mais complicado. Muitas vezes essas empresas vivem um impasse: ou mudam seu modelo de gestão rumo à profissionalização ou correm o risco de serem engolidas pelos efeitos da globalização. Atualmente, as organizações familiares estão passando por uma reestruturação, principalmente nos processos de sucessão, os filhos que não possuem habilidades para assumir cargos de responsabilidade são inseridos apenas nos conselhos de administração, por serem herdeiros.  

Porém, nem sempre é fácil para os integrantes da família aceitarem que as empresas dos seus parentes sejam gerenciadas por pessoas de fora. Ainda assim, é fundamental que os profissionais capacitados, sendo da família ou não, tenham espaço nas empresas para desempenhar o seu trabalho e estejam integrados na cultura organizacional.

Notícias Relacionadas:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons