15 de dezembro de 2011

As 10 maiores empresas familiares dos Estados Unidos

1 – Walmart: Maior empresa familiar americana. Fundada em 1962, a varejista fatura anualmente 421,85 bilhões de dólares. Rob Walton, filho do fundador, Sam Waltom, representa a família nos negócios atualmente. 

2 - Ford: Fundada em 1903 por Henry Ford, a montadora americana atualmente tem como presidente do conselho de administração William Ford Junior, bisneto do fundador da companhia. Em 2010, a companhia somou faturamento de quase 129 bilhões de dólares. 

3 – Cargill: Com receita anual de 107,8 bilhões de dólares, a companhia nasceu de uma instalação de armazenamento de grãos em 1865. Seu atual CEO, Gregory Page, é o primeiro da história da companhia a não ser membro da família Cargill. 

4 – Koch: Atuando no setor petrolífero, a companhia emprega 50.000 pessoas e tem à frente das operações dois membros da família Koch. O faturamento chega a cerca de 100 bilhões de dólares por ano. 

5 – Carlson: Fundada no final da década de 30, a Carlson atua no setor hoteleiro e emprega mais de 170.000 pessoas, em 150 países. No ano passado, a empresa faturou mais de 38 bilhões de dólares. A filha do fundador Marilyn Carlson Nelson, era CEO da empresa até 2008. Hoje, ela é presidente do conselho de administração. 

6 – Comcast: Com receita anual de quase 38 bilhões de dólares, a família que ajudou a fundar a companhia do setor de TVs por assinatura ainda tem forte influência nos negócios da Comcast. Ralph Roberts, fundador da empresa, mesmo aos 91 anos ainda participa de algumas decisões estratégicas dentro da companhia. Seu filho Brian Roberts é presidente do conselho de administração. 

7 - News Corp: Rupert Murdoch ainda está no comando de um dos maiores conglomerados de mídia dos Estados Unidos, que ele fundou em 1979. Dentre as possibilidades, James Murdoch, filho do fundador da empresa, é apontado como possível sucessor do pai. Em 2010, a receita da News Corp totalizou 33,4 bilhões de dólares. 

8 - HCA, a gigante do setor hospitalar: No início da década de 60, o médico Thomas Frist e seu filho Thomas Frist Junior criaram uma empresa de gestão hospitalar e, desde de então, a companhia não para mais de crescer. A receita anual é estimada em 31,5 bilhões de dólares. 

9 - Grupo Bechtel: O grupo Bechtel atua no setor de construção civil nos Estados Unidos. O grupo é liderado por Riley Bechtel, o bisneto do fundador da empresa Warren Bechtel e fatura mais de 30,8 bilhões por ano. 

10 - Mars, dona do M&M's: A companhia fatura cerca de 30 bilhões de dólares por ano. Atualmente, conta com a colaboração de 65.000 funcionários, mas continua como uma companhia privada e totalmente controlada por membros da família. 

Fonte: Revista Exame

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons