2 de dezembro de 2011

Arquétipo Cultural: as empresas possuem um?



A cultura organizacional reúne valores e crenças compartilhados por todos os membros da empresa. Ela influencia direta e indiretamente no comportamento, na motivação, na produtividade do trabalho e na satisfação das pessoas envolvidas. 

Percebendo a importância da cultura organizacional e de como ela reflete nos colaboradores e gestores das empresas, a consultora inglesa, Carolyn Taylor, estudou essas formas de comportamento. Ela defende no seu livro “Walking the talk” o conceito de que as empresas possuem seis arquétipos ou comportamentos que são encontrados em diferentes tipos de cultura: 

1 - Achievement: Busca incessante por resultados. 
2 - Customer Centric: A empresa que entrega excelência, alcança satisfação e consegue reter seus clientes. 
3 - One-Time: Empresas que trabalham juntas para operar fluentemente, de forma eficiente para maximizar a qualidade e a partilha de conhecimentos. 
4 - Innovation: Empresa líder na criação de produtos novos e diferentes. 
5 - People First: Empresa focada em atrair e manter talentos melhores. 
6 - Greater Good (novo arquétipo): Cultura voltada para uma boa cidadania corporativa, que contribua para a sustentabilidade e bem-estar da comunidade. 

A cultura organizacional é criada como resultado do que as lideranças conseguem transmitir aos colaboradores. É a partir dos gestores das empresas que ela se forma e se difunde. É importante ter uma cultura organizacional clara e bem estruturada, para que todos que trabalham na empresa saibam como se portar e como reagir diante de determinadas situações. 

Notícias Relacionadas: 
O que acha desse tema? Dê a sua opinião!

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons