13 de julho de 2011

Dicas para avaliar o Conselho de Administração das empresas

IMAGEM: © Tim Garcha/Corbis
O contexto brasileiro tem evidenciado que as empresas estão sob controle de poucos grupos empresariais ou dos mesmos indivíduos. É a ideia de Governança Corporativa. Nesse meio, tornou-se ainda mais importante o Conselho de Administração. Esse órgão é responsável por monitorar, auxiliar, aconselhar e supervisionar as decisões a serem tomadas pela diretoria da empresa.

É responsabilidade do Conselho de Administração, como representante dos acionistas, orientar para que a empresa aproveite as oportunidades e cumpra com as suas obrigações. Por isso, é fundamental que os profissionais participantes do Conselho de Administração sejam qualificados para exercer essa tarefa. Para avaliar a atuação dos conselheiros na sua empresa, verifique se eles estão conscientes das suas responsabilidades e dos desafios da empresa, se conhecem o desempenho, se dedicam tempo para discutir os objetivos a longo prazo e as estratégias para atingi-los e se revisam a estrutura organizacional e o desempenho dos executivos.

O Conselho de Administração deve ser formado por profissionais que tenham conhecimento necessário para conduzir a empresa, principalmente para tomar decisões difícieis. O objetivo é que os gestores tirem o máximo de proveito da capacidade e das ideias dos conselheiros para administrar com equilibrio e sensatez.
                                                                                 
Notícias Relacionadas:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons