11 de julho de 2011

Mudanças organizacionais são necessárias, mas provocam insegurança

Mudar para evoluir. Todas as empresas devem passar por mudanças para se adequar ao mercado e se desenvolver. Seja para reduzir custos, melhorar a qualidade dos produtos e serviços ou aumento da produtividade, a mudança é essencial para o crescimento da organização. Porém, não é fácil modificar rotinas preestabelecidas e orientar os colaboradores devidamente. Para tornar essa situação mais simples, deve-se encará-la como um aprimoramento, onde as alterações são lentas e graduais.


É comum haver resistência para a mudança, principalmente por parte dos colaboradores. Isso se deve à falta de explicação, transparência e definição pela qual esse processo ocorre. É fundamental estabelecer o que irá mudar, como isso irá acontecer e quais são as vantagens e desvantagens.

Além disso, é importante fazer um planejamento bem estruturado. Antes de tomar qualquer decisão, é preciso analisar o que deve ser modificado, quais serão os benefícios, os reflexos para a empresa no futuro e avaliar a necessidade de um treinamento diferenciado para os colaboradores. Se houver dificuldades para promover a mudança, existem empresas de consultoria com profissionais qualificados que podem auxiliar ao trazer uma visão externa, livre dos vícios incorporados pela cultura organizacional.

Notícias Relacionadas:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons