20 de junho de 2012

O que é uma necessidade básica para você?

Um homem estava perdido em uma ilha há muito tempo. Não tinha roupas, nem sapatos e estava com muita fome e sede. De repente, ele se depara com alguém que está visitando a ilha. Qual é o seu primeiro pedido? “Água e comida”. Sim! Naquele momento não importa que ele esteja nu, a fome e a sede são muito maiores e mais fortes. Passada a necessidade de comer, o homem se dá conta de que está pelado e pede roupas, em seguida sapatos. Depois ele quer sair da ilha, encontrar outras pessoas, quer ter um lugar para ir... quem sabe uma casa!

Em qualquer situação é assim, outras necessidades surgem assim que as necessidades básicas são supridas, é um processo natural. O mesmo acontece nas organizações empresariais, existem determinadas necessidades que são essenciais para a sua sobrevivência e desenvolvimento.

Se você é líder de uma empresa, fique atento a esses requisitos básicos e canalize seus esforços para identificar as necessidades da organização e descobrir soluções para que elas sejam sanadas. Lembre-se: para saber diagnosticar as necessidades de uma organização, é preciso conhecer o negócio, o mercado em que ela está inserida e saber quais são os impactos internos e externos das ações realizadas.

Mas, cuidado, propor ações modernas, criativas e inovadoras não significa resolver as necessidades básicas da empresa. Uma ação em um momento inoportuno pode, inclusive, acelerar a “queda” da organização. Por isso, analise a situação com calma e busque reunir uma equipe alinhada com às necessidades do negócio.

É preciso ter maturidade empresarial! Comece pensando em como está o faturamento e os resultados na empresa. Afinal, sem resultado, não há lucro e, se não têm recursos, também não é possível investir e desenvolver o negócio com novos produtos e ações.

Boa sorte ;)

6 comentários:

Unknown disse...

Rui,

Realmente não é raro encontarmos empresas com indicadores sem planos de ação.
Quando possuem planos de ação os mesmos não posuem definição de prioridade ou seja os planos não saem do papel.
A importância da utilização da metodologia para definição criteriosa das necessidades é fundamental para evitar o desperdício.

Abraços,

André Gonçalves

Amauri Morais disse...

Prezado Rui,

Parabéns pela 1a. crônica! Acompanharei atentamente, pois seus artigos e agora também as crônicas, permite-nos atualizarmos os conhecimentos e desenvolvermos pessoal e profissionalmente.

um abraço,

Anônimo disse...

Prezado Rui Rocha

Vou dividir a minha resposta em duas fases:

1º Fase
Necessidades essenciais - Qualquer ser humano normal almeja para a sua familia as necessidades básicas
Alimentação, Habitação, Saúde, Educação e Segurança
Se estivesse comentando isso no Canadá, Dinamarca, Hollanda, Suêcia ou Suiça provavelmente eles não me entenderia, mas estamos no Brasil,
no passado não tanto remoto as empresas tentavam suprir estas carências que e dever e responsabilidade do estado até porque as empresas já dão a suas contribuições com os impostos que não são poucos. Mas devido as concorrências desleais que as empresas brasilireiras enfrentam hoje com juros altos, elevada carga de impostos, câmbio irreal, baixo investimentos, baixa produtividade estes benéficios tornarm impossíveis serem mantidos por nossas organizações.
Mas estas carências continuam viva na nossa sociedade, imagina o pai de familia que saiu para trabalhar e deixou seu filho com febre de 40º na cama não tem um plano de saúde e que aguarda uma vaga para consulta no SUS; será que este profissional conseque focar no seu trabalho, concentrar nas suas atividades ou é apenas um número que ali está agonizando para saber se a sua esposa que ficou em casa tentando marcar a consulta e que também não tinha dinheiro para passagem do ônibús que esta tentando pegar emprestando com a sogra conseguiu. Este e apenas um caso podemos enumerar diversos.
2º Fase

Podemos tratar das necessidades secundárias - Hoje já não temos RH como antigamente falta dentro das organizações a humanização a socialização do ambiente de trabalho. Hoje as empresas transformaram o ambiente de trabalho hora em um rink de luta hora em uma escola de sinismo, falsidades, deslealdade com isso todos perdem falta ética e respeito dentro das organizações prevalece a lei de Gerson e com isso todos perdem as empresas perderam a sua identidade. Alguns tempo atrás li uma matéria na Veja me recordo onde trazia uma reportagem da área de RH da Jhonson&Jhonson ela foi tão marcante que não esqueci nesta reportagem o profissional de RH da Jhonson dizia que uma empresa tem vida e como uma familia precisa ser cuidada as pessoas ali precisa sentir vontade de retornar no dia seguinte para seu trabalho com o mesmo desejo de voltar pra casa no final do expediente. Isso e o que eu noto que falta no ambiente de trabalho.
Bem que poderia enumerar vários como por exemplo a falta de coordialidade, agradecimentos, parabéns pelo seu trabalho hoje falta estimulo, falta referência, não temos mais lideres.

Anônimo disse...

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Agnaldo Pasetto says:
Li a sua cronica, e percebo que isso ocorre em muitas empresas que as expectativas dos funcionários mudaram, pois hoje, com a economia mais aquecida não é só o salário e um plano de saúde que motiva um funcionário. Hoje eles estão se unindo para exigir mais das empresas, como PLR, abono salarial, etc. Quais são as necessidades de hoje?

Rui Rocha disse...

Atualmente, qualquer colaborador quer ver seu trabalho reconhecido e não com aqueles tradicionais "tapinhas nas costas". Ele deseja que a empresa compartilhe seus resultados, o que considero muito justo.

Diante disto, as organizações têm desenvolvido inúmeros mecanismos de reconhecimento como forma de valorizar e reter os talentos. Na verdade, é mais do que isto, as empresas necessitam de resultados diferenciados em seus negócios e sabem que a melhor forma de conquistar suas expectativas é através do investimento nas pessoas, deixando-as participar ativamente destes resultados.

Anônimo disse...

COMENTÁRIO ENVIADO VIA LINKEDIN

Luiz Henrique Bucco says:

Tenho observado nestes últimos anos em trabalhos realizados, que as necessidades dos indivíduos se dividem em duas dimensões:

. A: onde se busca satisfazer as necessidades contratuais (benefícios) quanto aos planos de saúde e odontológico com amplitude familiar, vale transporte, vale alimentação e seguro.

. B: plano de carreira, definição clara da missão, objetivos da empresa e desafios a serem vencidos no âmbito do planejamento.

Todo individuo necessita conhecer claramente o que tem para fazer, quando fazer, como fazer e quais os resultados a serem alcançados em um ambiente adequado e um relacionamento harmonioso com a equipe de trabalho.

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