14 de junho de 2011

Estratégias de marketing garantem excelência do portfólio de produtos


IMAGEM: © Rainer Holz/Corbis
Gerir um portfólio de produtos implica em desenvolver estratégias para garantir eficiência e satisfação dos clientes. Dentre elas, as empresas constantemente criam novos produtos, seja para ampliar o portfólio ou para conquistar novos públicos.

Para a criação de produtos é necessário analisar quatro aspectos do marketing: produto, preço, promoção e praça (ou ponto de venda). É essencial avaliar tudo o que está relacionado ao produto, suas características, seu diferencial no mercado e sua marca. O preço que será cobrado, como será realizada a divulgação e em que lugares serão vendidos também são questões que devem ser verificadas para delinear as ações de marketing de forma objetiva, com foco na excelência na prestação de serviços, na superação da concorrência e, sobretudo, na lucratividade.


Outro fator importante é desenvolver a prática de fazer a gestão do portfólio de produtos, procurando identificar rapidamente o enfraquecimento do seu desempenho no mercado, quer seja pelo ciclo de vida já comprometido, ou por outro aspecto que leve o produto a não ter o desempenho esperado quando de seu lançamento.


Existem empresas que fazem arremeços de produtos ao invés de lançamentos, são aquelas que enchem seus estoques com produtos que dificilmente terá bom desempenho no mercado. Portanto, tão importante quanto lançar produto é gerir o portfólio no mercado, observando os 4P's do marketing.

Notícias Relacionadas:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons