31 de outubro de 2011

Dificuldades enfrentadas por empresas familiares

© David P. Hall/Corbis


Segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 90% das empresas do Brasil são controladas por famílias. Uma de suas características é a perda da atratividade ao longo de tempo, em virtude de alterações constantes no modelo de gestão, por isso, o maior desafio destas empresas é manter a longevidade de seus negócios. 

Para se manterem competitivas e remunerando os acionistas com taxas atrativas, as empresas familiares devem investir na profissionalização. O processo de profissionalização consiste no desenvolvimento de estratégias, processos e pessoas para que os negócios tenham crescimento consolidado. 

Outra questão relevante é que a maior parte dessas organizações não está preparada para o processo de sucessão. Normalmente, as empresas familiares são lideradas por um grande período de tempo pela mesma pessoa. Isso se torna um problema quando há a necessidade de mudança, já que nem sempre os herdeiros estão devidamente preparados para assumir cargos na empresa. Devido a isso, o maior desafio é manter os objetivos comuns em torno do patrimônio familiar. Os herdeiros devem querer alcançar o mesmo ou mais do que seus pais e avôs, para se profissionalizar e dar continuidade ao negócio da família. 

Antes de mais nada, é importante que as empresas familiares, como qualquer outra, desenvolvam um planejamento estratégico de médio e de longo prazo para ponderar oportunidades e ameaças aos seus negócios e, principalmente, para evitar confundir a realidade corporativa da vida familiar.

Notícias Relacionadas:

O que você acha desse tema? Dê a sua opinião!

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons