29 de junho de 2012

Sua empresa tem clientes fieis?

Mais do que conquistar novos clientes, as empresas devem se preocupar em manter os antigos. Quando o cliente é fiel significa que ele gosta do trabalho e acredita na qualidade do produto e/ou serviço comercializado. Esse mesmo cliente pode indicar a empresa/marca para outras pessoas e, com isso, fidelizar ainda mais consumidores.

Uma boa técnica de relação comercial e fidelização de clientes é composta por quatro tópicos principais: recência (quanto mais tempo fizer que foi feita a última compra, mais distante o cliente está), frequência (quantas vezes o cliente comprou durante um período de tempo), valor (qual foi o lucro obtido) e desde quando (há quanto tempo ele é cliente). Através da observação dessas questões é possível identificar se a empresa/marca esta conseguindo fidelizar os clientes, se não estiver, este é o momento de modificar os processos e inovar.

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28 de junho de 2012

Não corra riscos, planeje!

Em meio a resultados positivos, muitas empresas deixam de lado os riscos. Gerir um negócio como se estivesse em um cassino é arriscado demais. Ao girar a roleta, o retorno tanto pode ser bom, como pode ser desastroso. No caso das empresas, o desastre é sinônimo de falência. 

O gosto por correr riscos é evidente quando a empresa pensa ter o controle de todas as variáveis do negócio. Sendo assim, não cogita a possibilidade de haver problemas no desenvolvimento dos processos. O resultado de tentativas arriscadas é a perda significativa de dinheiro. Não poderia ser diferente, pois os lucros da empresa são o reflexo da gestão. Se a gestão não está consciente dos riscos que corre diante de qualquer decisão tomada, não saberá o que fazer quando algum problema ocorrer.

Nesses casos, as empresas não consideram a possibilidade de perda. Por isso, não tem nenhuma estratégia para contornar o que não deu certo. Devido a isso, a necessidade de planejar e analisar a situação da empresa no mercado antes de realizar qualquer ação. Esta é uma forma segura e eficiente para a organização alcançar o sucesso.


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27 de junho de 2012

TI nas pequenas empresas


O custo de aquisição da tecnologia da informação (TI) é alto. Devido a isso, muitas vezes o acesso a esse recurso é restrito nas pequenas empresas. Esse cenário dificulta a competitividade das mesmas no mercado, que ficam defasadas no quesito tecnologia. 

 É preciso que os gestores façam um planejamento que inclua a utilização da tecnologia da informação por menor que a empresa seja. É importante que os profissionais de TI mostrem o retorno financeiro do investimento em recursos tecnológicos, nesses casos não adianta utilizar termos técnicos, deve-se facilitar o entendimento e esclarecer que a empresa só tem a ganhar. Além disso, é preciso que haja profissionais treinados e qualificados para exercer esse trabalho dentro da organização.




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26 de junho de 2012

Como chegar a resultados concretos?

Foco, meta e resultado. Esse é ou deveria ser o objetivo de qualquer profissional. O foco é importante para definir aonde se deseja chegar, a meta auxilia a escolher os caminhos e o resultado é o que impulsiona o profissional a continuar e abre portas para novas oportunidades.

A consequência dos resultados é credibilidade e confiança perante o mercado. Profissionais que alcançam os seus objetivos são o que qualquer empresa gostaria de ter na equipe. Para tanto é preciso ter disciplina e responsabilidade em relação ao trabalho. Essa não é a receita para o sucesso, mas com certeza é um caminho que tem grandes chances de te levar até lá!

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25 de junho de 2012

Mudar de emprego requer paciência e adaptação


Tudo que é novo precisa de um período de adaptação. Quando o profissional muda de emprego, essa situação não é diferente. É necessário conhecer as rotinas, a cultura da empresa, a demanda e se adaptar ao novo cargo.

Não existe uma fórmula exata e nem um tempo determinado para se adaptar ao novo emprego. Essas variáveis dependem do interesse do profissional e do conhecimento para exercer a função que lhe foi destinada.

Antes de tomar a decisão de trocar de emprego analise a situação em que se encontra na atual empresa, visualize quais serão as suas chances de crescimento e não deixe de considerar valores, apesar de este não o ponto mais importante. Afinal, aonde você quer chegar? O novo emprego te dá condições para isso?

Boa sorte!

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Foto: © Nic Ortega/Corbis

22 de junho de 2012

Não existe resultado sem meta!

O negócio não está dando resultados? Existem metas pré-estabelecidas? Na maioria dos casos, não. Mas se não se sabe aonde quer chegar, como saber o caminho a percorrer? A falta de definição de metas nas empresas prejudica o desenvolvimento do trabalho. 

Para estabelecer metas a serem atingidas pela sua empresa, pense no que é alcançável e desafiador. Metas muito simples acomodam os colaboradores e muito sonhadoras desmotivam. Analise o mercado, saiba quais são as necessidades dos consumidores e faça planos para que a organização não fique “parada no tempo”.
A partir do planejamento estratégico é possível definir objetivos e apontar a direção para alcançá-los. Depois disso, o ideal é que haja um acompanhamento para adequar as metas, se necessário, e dar um retorno aos funcionários em relação ao trabalho realizado.

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21 de junho de 2012

Coréia do Sul: seja conciso ao tratar de qualquer assunto

Hoje em dia, a Coréia do Sul é a quarta maior economia da Ásia. O país é líder mundial em vários setores: construção naval, semicondutores, construção, eletrônica, digital e automóveis. Portanto, é um país em que vale a pena investir.

Ao realizar negócios com coreanos é importante saber que eles valorizam muito o próprio país e têm muito orgulho da sua historia. Devido a isso, deve-se tomar cuidado para que a cultura não seja confundida com a de outros países asiáticos, como o Japão. Essa confusão poderia render uma péssima imagem e até mesmo a desistência da realização de negócios.

Para chamar a atenção positivamente, o patrimônio cultura da Coréia do Sul, o sucesso econômico, moda, design e esportes (golf, baseball e jogos olímpicos) podem ser tópicos de conversa. Além disso, evite falar sobre a política local e assuntos familiares. Em todos os assuntos, inclusive no momento de explicar sobre os negócios, o ideal é ser conciso com o empresário coreano e ir direto ao ponto. Para eles, “mais é menos”.


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20 de junho de 2012

O que é uma necessidade básica para você?

Um homem estava perdido em uma ilha há muito tempo. Não tinha roupas, nem sapatos e estava com muita fome e sede. De repente, ele se depara com alguém que está visitando a ilha. Qual é o seu primeiro pedido? “Água e comida”. Sim! Naquele momento não importa que ele esteja nu, a fome e a sede são muito maiores e mais fortes. Passada a necessidade de comer, o homem se dá conta de que está pelado e pede roupas, em seguida sapatos. Depois ele quer sair da ilha, encontrar outras pessoas, quer ter um lugar para ir... quem sabe uma casa!

Em qualquer situação é assim, outras necessidades surgem assim que as necessidades básicas são supridas, é um processo natural. O mesmo acontece nas organizações empresariais, existem determinadas necessidades que são essenciais para a sua sobrevivência e desenvolvimento.

Se você é líder de uma empresa, fique atento a esses requisitos básicos e canalize seus esforços para identificar as necessidades da organização e descobrir soluções para que elas sejam sanadas. Lembre-se: para saber diagnosticar as necessidades de uma organização, é preciso conhecer o negócio, o mercado em que ela está inserida e saber quais são os impactos internos e externos das ações realizadas.

Mas, cuidado, propor ações modernas, criativas e inovadoras não significa resolver as necessidades básicas da empresa. Uma ação em um momento inoportuno pode, inclusive, acelerar a “queda” da organização. Por isso, analise a situação com calma e busque reunir uma equipe alinhada com às necessidades do negócio.

É preciso ter maturidade empresarial! Comece pensando em como está o faturamento e os resultados na empresa. Afinal, sem resultado, não há lucro e, se não têm recursos, também não é possível investir e desenvolver o negócio com novos produtos e ações.

Boa sorte ;)

América Latina tem o maior número de empresas que utilizam as redes sociais

As redes sociais são utilizadas no mundo todo. Seja para interagir com os amigos, compartilhar informações ou fazer contatos profissionais, grande parte das pessoas tem perfil em pelo menos uma rede social. Para não ficar para trás, as empresas também têm utilizado esse meio virtual para divulgar as suas marcas. 

Um levantamento realizado pela Grant Thornton aponta que as empresas da América Latina são as que mais utilizam as redes sociais. O percentual chega a 53%, enquanto nos países do G7 e Europa, é de 40% e 35%, respectivamente. Os principais motivos apontados pelas organizações da América Latina para utilizar as redes sociais são: recrutamento de profissionais, publicidade e comunicação com os consumidores. Essa é uma boa estratégia em países que as redes sociais são utilizadas em grande escala, como no Brasil.

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19 de junho de 2012

BSC auxilia empresas no desenvolvimento de estratégias

O Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia de gestão empresarial que mede o desempenho operacional e a capacidade de inovação das organizações. Com foco em quatro áreas específicas (financeira, cliente, processo/aprendizado e crescimento), o BSC utiliza um mapa estratégico onde é possível acompanhar os processos e verificar se os objetivos e metas estão sendo atingidos.

O BSC nada mais é do que uma ferramenta estratégica de administração de empresas. Se os processos não estão sendo desempenhados como o necessário, é possível perceber e modificar as estratégias de ação. Esse sistema ressalta a importância de verificar e monitorar a empresa como um todo, pois as áreas se interrelacionam. Os benefícios para a empresa que implanta o BSC são os mais variados: tradução de estratégia em objetivos e ações concretas, alinhamento de metas, visão sistematizada do desempenho operacional, desenvolvimento de uma cultura de aprendizagem e melhoria contínua e controle das estratégias.


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18 de junho de 2012

Já se tornou clichê: a escassez de talentos profissionais no Brasil

O mercado de trabalho está em constante evolução e necessita que os profissionais estejam sempre atualizados. Porém, um dos grandes problemas desse cenário no Brasil é a escassez de talentos. Não existem profissionais capacitados para realizar determinados trabalhos. Apesar de ser cada vez maior o número de pessoas que têm graduação, elas nem sempre estão preparadas para a prática do trabalho.

Para solucionar esse problema, muitas organizações têm investido na realização de cursos e treinamentos específicos na sua área de atuação. Dessa forma, capacitam profissionais para trabalhar exatamente como é necessário. Um levantamento realizado pelo ManpowerGroup aponta que 10% das empresas têm apostado em profissionais que não têm as habilidades necessárias para o trabalho, mas têm potencial para aprender. Ou seja, o importante para se destacar e se manter no mercado de trabalho atualmente é ter interesse e disponibilidade para aprender.

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15 de junho de 2012

Você sabe o que é uma empresa proativa?

Proatividade é a capacidade de antecipar acontecimentos e problemas. Hoje em dia é mais do que essencial que as empresas sejam proativas. O mercado de trabalho é complexo, se uma organização quer se manter no mesmo precisa saber diagnosticar possíveis mudanças e necessidades.

O livro Empresas Proativas de Leonardo Araújo e Rogério Grava orienta os leitores a analisar as estratégias utilizadas pelas corporações através de três ângulos:

1- De que forma a empresa tem construído as suas estratégias ao longo do tempo? 
2- Que tipo de orientação para o mercado tem norteado as ações de marketing de sua empresa? 
3- Como sua empresa trata a inovação?

Se com as respostas perceber-se que a empresa quer interferir no mercado e busca formas para isso, ela é proativa. Mas se ficar evidente que a organização apenas se adapta e fica a mercê do que acontece no mercado, significa que ela é reativa, como a maioria das organizações. O ideal é modificar esse cenário aos poucos e utilizar estratégias para inovar e se destacar.

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14 de junho de 2012

Irã: 2º maior produtor de petróleo e gás no mundo

O Irã é um país asiático. A sua capitão é Teerão, a sua língua oficial é o persa e a sua moeda é o rial. O País é o 2º maior produtor de petróleo e gás do mundo. Apesar das oscilações no preço do petróleo, o Irã tem uma das economias mais estáveis do mundo. Esse é um motivo que atrai muitos empreendedores ao Irã.

Para negociar com o povo iraniano uma boa ideia é conversar de forma informal e conhecer um pouco da vida deles, tomando cuidado para não parecer intrometido. Os iranianos têm muito orgulho do seu país, cultura e história. Antes de conhecê-los pesquise um pouco sobre o País e utilize as informações para demonstrar interesse. Porém, evite tocar em qualquer assunto em torno das polêmicas do País.

Boa sorte!

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13 de junho de 2012

Governança Corporativa: boa administração com transparência

Muito se ouve falar sobre Governança Corporativa, mas você sabe exatamente o que significa? De acordo com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, esta se refere a “Um sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os acionistas e os cotistas,Conselho de Administração, Diretoria, Auditoria Independente e Conselho Fiscal. As boas práticas de governança corporativa têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade”.
Esse conceito não é definitivo, mas ajuda a entender qual é o objetivo da governança corporativa: regular a forma como a empresa é administrada e garantir transparência a todos os processos. Assim, todos os níveis hierárquicos têm conhecimento das atividades realizadas na empresa. Dentre as empresas adeptas do conceito que desenvolvem uma boa governança corporativa estão: Petrobras, VALE, HSBC Bamerindus, FURNAS, Sabesp, Telefônica, TAM Linhas Aéreas, Brasil Telecom, Ultrapar (Ultragaz), Banco Itaú, Telemig Celular, etc.

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12 de junho de 2012

Você utiliza computador pessoal na sua empresa? Seus dados estão seguros?




Hoje em dia é comum os profissionais carregarem os seus computadores pessoais para todos os lados. A facilidade de ter as informações em um só lugar e poder utilizá-las em qualquer situação é um dos motivos para isso. De acordo com uma pesquisa realizada pela Avanade, 97% dos executivos brasileiros afirmam utilizar notebooks, netbooks e tablets para fins profissionais. O indicador é maior que a média global, que é de 88%.

Apesar da vantagem de poder trabalhar em qualquer lugar, o uso do computador pessoal pode ser um problema. Ao utilizá-lo o profissional acaba colocando em risco a segurança dos dados. Por isso, é importante prestar atenção nos e-mails recebidos e manter contato com os profissionais de TI, eles podem reforçar a segurança do computador.


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Fonte: © Pulse/Corbis

11 de junho de 2012

Foco no nicho do mercado

Quer criar novos modelos de negócios, mas não sabe por onde começar? Uma dica é escolher um nicho de mercado. Um mesmo produto ou serviço pode precisar de diferentes formas de gestão de acordo com a demanda. Existem consumidores diferentes para estes mesmos produtos e serviços.

Para integrar todos os clientes e deixá-los satisfeitos, é fundamental ter flexibilidade e criatividade. É importante que haja uma padronização na forma de gerenciamento de cerca de 70%, os 30% restantes podem ser customizados, de acordo com o contrato ou mercado em particular. Ou seja, é essencial não deixar de lado as estratégias iniciais da empresa para não perder a identidade da marca.



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8 de junho de 2012

O problema é você ou o trabalho?


Tarefas inadequadas, falta de perspectivas, salários abaixo do mercado e relacionamento difícil dentro da empresa fazem com que os profissionais se sintam “um peixe fora d’água”. Mas como saber se o problema é na organização em que o profissional está inserido ou é com ele mesmo?

Primeiramente, o profissional deve procurar a origem do problema. Se for o trabalho que não está adequado, deve procurar outro, é a melhor forma de lidar. Se o problema for o seu próprio trabalho, é fundamental uma autoavaliação. Descobrir quais são as preferências, saber se a profissão é a melhor a seguir e procurar formas de se auto motivar. O que não pode é deixar a situação como está.


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4 de junho de 2012

Cultura da inovação: a sua empresa tem?

Para que uma empresa consiga criar uma cultura da inovação é preciso prestar atenção no perfil dos profissionais contratados. Não adianta tentar inovar quando um integrante da equipe é resistente a mudanças e não tem criatividade. Inovar é uma tarefa de todos na empresa!

A partir do momento em que a inovação se torna um conceito que faz parte de todos os processos e pessoas, é mais fácil surgir novas ideias e fazer com que a empresa se destaque no mercado. É necessário encontrar formas de impulsionar a inovação entre todos os colaboradores e gestores da organização e assim criar uma cultura da inovação, que se perpetue na empresa.

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1 de junho de 2012

Preconceito no ambiente de trabalho

Muitas vezes acontecem perseguições às pessoas no ambiente de trabalho, seja por comportamentos, raças ou opiniões diferentes ou mesmo por colaboradores que são mais próximos à chefia. Se esses casos persistirem, há o risco de perder bons profissionais e o clima organizacional se tornar insustentável.

Os líderes de empresas devem atentos a estas situações. Promover programas de treinamento para gestão de pessoas, desenvolver políticas de respeito às diferenças e buscar reforçar os valores da empresa são formas de estimular o bom relacionamento entre os colaboradores, com vistas a tornar o ambiente corporativo um local que reúne talentos profissionais diversos que são respeitados em todos os âmbitos.


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