9 de abril de 2012

Empresa familiar: como facilitar o relacionamento?


Dificilmente o relacionamento em empresas familiares é fácil. Laços emocionais e relações de dependência pautam a vida dos membros das famílias que possuem negócios. Pensando nisso, o Portal HSM publicou algumas dicas do especialista americano John Davis para facilitar o relacionamento na empresa familiar. Confira:

1. Analise o espaço de negociação: Não são só negócios, também é família. Pense em como orientar a negociação e levar em consideração a opinião de todos, mesmo os que não estão presentes, pois estes podem se sentir enganados posteriormente.

2. Não tente “vencer” o outro lado: Deve haver ganho mútuo, para que o relacionamento não seja afetado. 

3. Entenda interesses e perspectivas das demais partes: Em uma negociação, seja bem intencionado, perceba e escute as necessidades dos demais envolvidos.

4. Evite focar em um único assunto; identifique e negocie vários assuntos simultaneamente: Nem sempre todos estarão presentes, então aproveite o momento em que a "família está reunida" para tomar as decisões necessárias. 

5. Discuta interesses, não posições: No caso de interesses, dá para discutir as razões para tomar determinadas decisões.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons