13 de novembro de 2013

Educação financeira desde a infância

A educação dos filhos não é uma missão fácil. Envolve atitudes como orientar sobre o que é certo e errado, estabelecer regras de comportamento e convivência e instruir sobre boas maneiras. Entre os ensinamentos, também está a tarefa de explicar à criança o significado e real valor do dinheiro, mostrando a ela como é importante saber administrá-lo corretamente.

Bons exemplos
As crianças ainda não possuem discernimento suficiente para distinguir o que é muito ou pouco dinheiro. Por isso, é necessário explicar o valor de cada objeto de maneira simples para que elas possam compreender a importância de não gastar com coisas supérfluas.

Uma das formas de iniciar essa explicação é sentar-se com a criança e mostrar as diferenças entre cheque, cartão de crédito e débito e quais são os melhores momentos para utilizar cada um desses recursos.

Estratégias para poupar
Incentive as mesadas e saia com seu filho sempre que for comprar algo, mostrando as diferenças entre os preços e o que ele consegue comprar com o dinheiro que recebe todo mês. Se o produto que ele deseja for mais caro que a quantia que tem em mãos, estimule a prática da poupança, deixando claro que, se ele realmente quiser aquele objeto, terá que economizar.

Os pais também podem incentivar os filhos a poupar presenteando-os com cofrinhos, para que guardem o dinheiro que recebem de mesada ou eventualmente, com o objetivo de atingir a quantia necessária para adquirir determinado item.

É válido aconselhar o filho a anotar todas as compras que fizer, com o nome e o custo de cada produto. Esse simples hábito irá ajudar a criança a ter mais controle sobre suas contas e a verificar com quais artigos ela gasta mais dinheiro.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons