20 de novembro de 2013

Como melhorar a produtividade no trabalho

Fazer mais tarefas em menos tempo e acabar de uma vez por todas com o hábito de estender o expediente até altas horas. A produtividade aumenta quando o profissional consegue administrar melhor o seu tempo e, muitas vezes, ele nem tem noção do que o atrapalha. O autoconhecimento é essencial para reverter o quadro de baixa produtividade. Confira 5 dicas essenciais para ser mais produtivo no trabalho:

1 - Tenha objetivos claros de carreira

Sim, a falta de metas de carreira pode estar contribuindo para a sua baixa produtividade. O ideal é ter metas definidas no curto, médio e longo prazo, ou seja, para 3, 5 e 10 anos. Depois disso, verifique as suas metas de trabalho, aquelas mais ligadas à rotina no escritório.

Com objetivos definidos, você terá como avaliar se as atividades que você está desempenhando estão relacionadas às suas metas de carreira ou de trabalho ou a nenhuma das duas.

2 - Defina prioridades

Não adianta falar de prioridades se a pessoa não tem objetivos. A priorização das atividades e tarefas está intimamente ligada às suas metas definidas.Analise quais atividades vão acelerar o cumprimento dos objetivos. São elas que devem ser colocadas na frente das outras. Saber separar o que é urgente do que é importante e do que não é nem urgente nem importante é fundamental na hora de elaborar a lista de prioridades.

3 - Quais são as “metas meio”?

O objetivo final de um profissional técnico pode ser a promoção para gerente. Mas para isso, ele precisa definir as suas “metas meio”, isto é, o caminho que ele deve percorrer para chegar ao destino.

Quais estratégias existem para conquistar maior produtividade em direção aos seus objetivos? O que as pessoas altamente produtivas fazem? O que irá funcionar melhor para você? Comece respondendo a estas perguntas para estabelecer as suas “metas meio”. Lembre-se de que há uma forte ligação entre elas e seus objetivos finais.

4 - Mude

Há duas formas: ou por um evento intenso que force a mudança ou por meio de repetição e perseverança. Para a mudança ocorrer é necessário empenho e muita repetição. Caso o profissional não consiga sozinho deve procurar alguém que o apoie e o lembre de que ele precisa mudar.

5 - Foco na solução

Surgiu um problema, um imprevisto? Mantenha o foco na solução e não no problema. Pense na solução para melhorar o seu desempenho e aumentar a sua produtividade, em vez de prestar atenção apenas no problema.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons