15 de agosto de 2013

Como lidar com a sinceridade no ambiente de trabalho?

Na nossa vida pessoal, a sinceridade é requisito principal para ter um bom relacionamento, seja ele qual for. Mas e profissionalmente, a sinceridade tem o mesmo peso? Infelizmente, para alguns, ser sincero é sinônimo de dizer coisas desagradáveis para os demais. Uma estranha forma de usar a sinceridade. Algumas até consideram já ter evoluído e não acreditam que devam segurar suas opiniões e sentimentos, afinal, já “engoliram” demais. Existem também as que não conseguem se manter por muito tempo em um emprego, e suas carreiras não parecem avançar muito. Cometem, com regularidade, o chamado “sincericídio”.

Será o mundo, especialmente na esfera empresarial, contrário à sinceridade? Devemos fingir nossas emoções e sentimentos? Não criaríamos assim as condições para o cinismo, o estresse e seus desdobramentos em doenças? Não é bem assim. Segurar nossas emoções é um risco à saúde, mas não dominá-las é um sinal de imaturidade. É importante observar, portanto, que, quando somos sinceros, não o somos com as pessoas, mas com nossas emoções e sentimentos. 

Se você tem muita dificuldade em dominar suas emoções, considere como possibilidade fazer uma terapia, meditação ou alguma outra técnica que se interessar – faça todas, se for necessário. Mas não deixe que suas emoções sejam um obstáculo ao seu sucesso. Quanto mais dominá-las, mais vai perceber que elas podem ser enormes forças para você cumprir seus propósitos e alavancar sua vida em todas as suas esferas. 

Quando precisar falar algo com o seu chefe ou colega de trabalho, meça as palavras. Qualquer verdade, se dita de forma adequada, é bem aceita. Pense nisso!

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons