15 de abril de 2013

Mitos da mudança de emprego

Um anúncio de mudança de carreira muitas vezes é seguido por uma avalanche de críticas, desconfiança e muitas perguntas de colegas, amigos e parentes. Tudo bem que não é mesmo fácil deixar uma atividade consolidada e partir para o novo. Mas algumas ideias pré-estabelecidas, muitas vezes, acabam se tornando “algemas” que impedem muitas pessoas insatisfeitas de darem um novo rumo para suas carreiras. Confira quais são e como se livrar deles:

1- “Vou desperdiçar todo o conhecimento adquirido até aqui”

Não, não vai. Em maior ou menor escala os conhecimentos que você já possui serão úteis tanto durante o processo de transição quanto após a consolidação de uma nova atividade.

2- “Só quem está em início de carreira pode mudar”

Um bom salário, um cargo no alto escalão de uma organização e o sucesso são as principais barreiras que uma pessoa mais experiente terá que enfrentar ao decidir mudar de carreira. O sentimento de perda de status é a maior armadilha, neste caso. O importante é ter planejamento, é preciso ver, pensar, preparar-se e fazer uma boa economia para poder pagar as contas caso aconteça algum imprevisto.

3- “Quem muda de carreira não é comprometido com objetivos”

Ser considerada uma pessoa que não é capaz de manter seus objetivos e que fica pulando de “galho em galho” também é uma ideia falsa propagada pelos corredores de escritórios. A primeira coisa é saber o que o fez pensar em mudar e o que quer obter no curto, médio e longo prazo. A partir disso, é possível ver que o comprometimento é com aquilo que mais importa.

4- “Satisfação no trabalho é mito, o que vale é pagar as contas”

Se muitas vezes a motivação para uma transição é a insatisfação com a carreira atual, é comum ouvir que a própria satisfação é um mito. Pensar que quem tem um salário alto é feliz única e exclusivamente por conta disso é um clichê de carreira que muita gente repete e não deveria. A questão é fazer uma transição planejada e calcada também na expectativa de segurança financeira. Por isso, ter uma reserva financeira é muito importante para atravessar este período mais tranquilamente.
Decidiu que é isso mesmo que você quer? Lembre-se: faça um planejamento e boa sorte!

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons