12 de dezembro de 2012

Pequenos negócios adotam desenvolvimento sustentável

O ano de 2012 foi marcado pela inserção efetiva dos pequenos negócios na agenda da sustentabilidade. É o que mostra o balanço anual do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS).

A sustentabilidade deixou de ser algo restrito ao movimento ambientalista para se inserir como estratégia de negócio das empresas, independente do seu porte. Para os pequenos negócios, além de um diferencial competitivo, produtos e serviços sustentáveis agregam valor à marca e à reputação das empresas.

A gestão de conhecimento foi uma das prioridades do CSS e gerou várias publicações, como uma série sobre sustentabilidade nos pequenos negócios, disponível no site www.sustentabilidade.sebrae.com.br. Somam-se oito cartilhas com dicas empresariais distribuídas aos seis mil funcionários do Sebrae. Foram produzidos também 12 boletins eletrônicos com informações e orientações.

A oportunidade para inserir os pequenos negócios definitivamente na pauta global do desenvolvimento sustentável foi consolidada com a Rio+20. O sucesso está nos números. Foram mais de oito mil visitas ao espaço dedicado à sustentabilidade nos pequenos negócios durante o evento no Rio de Janeiro. O tema foi amplamente debatido na imprensa nacional e resultou em 518 publicações divulgadas por 371 veículos de comunicação.

O mais importante é que geramos conhecimento, trabalhando um conceito de sustentabilidade não só ligado ao meio ambiente, mas aplicado aos pequenos negócios. O empresário percebeu que sustentabilidade está ligada à competitividade.

Para 2013, o desafio é  mostrar, cada vez mais, soluções para problemas concretos das empresas. A ideia é massificar o conceito e ampliar a sustentabilidade nos pequenos negócios em geral.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons