6 de dezembro de 2012

Oscar Niemeyer: um gênio que fez história

O arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, que faleceu nesta quarta-feira (5) aos 104 anos, foi um dos profissionais mais premiados e influentes do mundo.

Ao longo de sua vida, assinou cerca de 500 obras nas principais cidades brasileiras e em países como Líbano, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Israel e Itália. Recebeu diversos prêmios, entre eles o Prêmio Pritzker de Arquitetura, Prêmio Unesco, na categoria Cultura, Royal Gold Medal do Royal Institute of British Architects, Prêmio Leão de Ouro da Bienal de Veneza e Medalha de Ouro da Academia de Arquitetura de Paris.

História e projetos

Entre as principais obras do arquiteto no Brasil estão o plano piloto de Brasília, o conjunto arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, o edifício Copan e os prédios do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e o sambódromo da Avenida Marquês de Sapucaí, palco do carnaval do Rio de Janeiro. Além destes, projetou o museu que leva o seu nome, em Curitiba (PR), também conhecido como Museu do Olho.

No mundo, ele é responsável pelo projeto do Pestana Casino Park, em Portugal, da sede do Partido Comunista Francês e do edifício da Editora Mondadori, na Itália.

Niemeyer não parou de trabalhar até os últimos dias de vida. Ao lado de sua equipe de 20 pessoas, capitaneada pelo companheiro de trabalho desde 1975 Jair Valera, ele tocava inúmeros projetos no Brasil e no mundo. A ele cabia a criação e a equipe desenvolvia o projeto em seus detalhes. Entre os projetos em andamento, existem obras no Brasil e no exterior: uma universidade, uma igreja, uma vinícola, um centro cultural, uma revista trimestral que já está em sua 11ª edição e um livro, centrado em museus e centros culturais que ele criou pelo mundo.

Como tudo começou...

Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares Filho nasceu no bairro das Laranjeiras, na Zona Sul do Rio de Janeiro, no dia 15 de dezembro de 1907. Apaixonado por futebol e pelo Fluminense, Niemeyer chegou a jogar no time juvenil do clube de Laranjeiras. Formou-se em arquitetura e engenharia em 1934, pela Escola Nacional de Belas Artes, e seu primeiro projeto individual foi o edifício Obra do Berço, no Rio, em 1937.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons