28 de novembro de 2012

As vantagens e os riscos do home office

Se todos os norte-americanos com potencial para trabalhar em casa adotassem o home office, o governo dos Estados Unidos economizaria algo em torno de US$ 14 bilhões e as empresas mais de US$ 260 bilhões. Os dados, levantados pela pesquisa Undress for Success – The Naked Truth about Working From Home, revelam que, embora 33 milhões de norte-americanos tenham interesse de trabalhar em casa, apenas seis milhões adotam essa modalidade de trabalho atualmente.

Assim como indicado em outras pesquisas, as empresas ganhariam, ainda, em produtividade. Pelo menos é o que afirma a enquete realizada com os visitantes do site da empresa Citrix Systems, na qual 77% das pessoas acreditam ser mais produtivas quando trabalham fora do escritório e 21% apostam que a produtividade é igual e os 2% restantes das pessoas se sentem mais produtivas dentro do escritório.

Quando o assunto é teletrabalho, a realidade brasileira não é muito diferente, conforme indicou pesquisa realizada em 2009 por alunos do último ano do curso de administração da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado). Para os 72 profissionais que haviam adotado o home office, em diversas cidades, a modalidade ainda não é estimulada pelas empresas e pelo governo. 

A falta de amparo legal foi a principal evidência sinalizada pelos profissionais que, na maioria, não possuem o contrato formal de trabalho. O principal entrave à ampla adoção desse formato é a própria legislação trabalhista e a resistência das empresas em adotar o modelo. A maioria das empresas ainda acredita ser melhor manter os funcionários concentrados em um lugar só, como em um grande pólo de trabalho no centro da cidade, esquecendo de avaliar que esta solução incha as grandes cidades e os meios de transporte. 

Muitas atividades podem ser beneficiadas com o home office, especialmente aquelas cuja a produtividade dependa diretamente da tecnologia ou profissionais que dispensam estrutura física de trabalho, como os de comunicação, engenheiros e consultores.

No entanto, o controle sobre a produtividade dos funcionários que não trabalham dentro da estrutura física da companhia deve ser feito a partir das entregas realizadas.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons