5 de setembro de 2013

Procrastinar, deixar pra depois, enrolar... Onde isso vai te levar?




Faço daqui a pouco.

Mais tarde eu termino.

Amanhã eu faço, dá tempo.




Sabe como isso se chama? Procrastinação.
Procrastinação é o diferimento ou adiamento de uma ação.Nós procrastinamos ao acordar, quando apertamos o modo soneca do despertador, quando ficamos com preguiça de lavar a louça do jantar ou quando deixamos de responder àqueles e-mails chatos. Somos propensos a deixar quase tudo para depois.

Os brasileiros levam a fama de deixar sempre para a última hora tarefas importantes. Mas você não quer ser como a maioria, não é mesmo? Deixar para depois é algo comum, mas quando se torna cotidiano isso pode se tornar um problema, principalmente para a vida profissional. Alguns estudos indicam que procrastinadores são pessoas mais propensas à depressão. Adiar de vez em quando não mata ninguém, mas fazê-lo a toda hora pode atrasar uma vida com resultados e equilíbrio.

A procrastinação no trabalho torna o profissional menos eficiente. As tarefas são entregues fora do prazo e as atividades se acumulam. Que tal pensar na motivação de tudo isso? Afinal, seu trabalho paga as suas contas? Você pode ser demitido se não o fizer bem feito? Pensar nas coisas boas que o trabalho proporciona e no quanto você precisa dele pode ajudar no processo.

Quem sabe pode se auto-compensar quando fizer algo sem procrastinar? Quase todo mundo funciona melhor diante da possibilidade de satisfazer um prazer ou um desejo. Funciona como um pequeno reconhecimento por aquele objetivo alcançado. É simples, mas ajuda.

Uma coisa é certa, procrastinar faz parte! Para evitar que isso atrapalhe a sua vida profissional, escolha um trabalho que te motiva. Se você fizer o que te empolga o tempo todo, você estará menos propenso a deixar de lado. Focalize naquilo que você gosta, ao invés dos aspectos terríveis da atividade.

Outra dica: se você vai enrolar, faça coisas produtivas enquanto enrola. Então se você não quer fazer seu projeto, pelo menos consiga finalizar algumas tarefas menores.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons