22 de fevereiro de 2013

Não há desenvolvimento sem feedback

Esta afirmação é incontestável. Não podemos desenvolver sem a presença do feedback nos orientando e indicando necessidades e foco. Por exemplo, “qual a nossa expectativa após a prova”? A nota, isto é, o feedback!

A utilização do feedback na gestão ainda não é uma prática convencional. Há dificuldades no recebimento do feedback e, principalmente, na aplicação. A famosa frase “preciso lhe dar um feedback” sempre gera preocupação e ansiedade.

Mas, como crescer sem feedback, este é o princípio da educação. Evidente que na grande maioria dos casos o feedback se apresenta para redimensionar uma ação tendo o objetivo de consertar uma ação / desvio e, por isso, é visto sempre como um questionamento ou uma bronca. O que não significa, no entanto, que o feedback não possa ser utilizado para um elogio. O feedback tem um enorme efeito sobre a motivação dos colaboradores e equipes.

Veja, por exemplo o que causa a ausência de feedback:

• Insegurança pessoal e profissional com a “quebra” da auto estima.
• Desmotivação com os resultados.
• Falta de perspectivas de crescimento.
• Percebam que “pior do que ser avaliado negativamente é não saber o que está acontecendo”.

Por isso façam do feedback uma “ferramenta diária de gestão” primeiramente transformando a percepção das pessoas sobre essa ação. Pratique a comunicação responsável, isto é, ouça as outras pessoas com atenção e, dessa forma, você terá condições de lhes dar um feedback mais efetivo.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons