3 de fevereiro de 2014

8 dicas para aproveitar uma avaliação negativa

Aceitar e encarar de frente

Aceite a avaliação e faça qualquer mudança necessária. “Faça uma lista com tudo o que o chefe passou”, aconselha Tina. “Na frente de cada item negativo, acrescente ao menos uma solução. Esse será seu guia de planejamento. Isto é, planeje seu trabalho e trabalhe em seu plano”, completa.

Durante o processo você deve estar atento para melhorar em cada atributo e na aquisição de novos conhecimentos. Isso é um planejamento de futuro e assim será mais fácil de ver que sua carreira está evoluindo.

Não leve para o pessoal

Não aja com a emoção nos momentos em que estiver recebendo uma bronca ou apenas uma avaliação negativa. Isto significa não tirar suas próprias conclusões diante de um problema e, principalmente, não bater boca com seu superior nestes momentos delicados.

“Lembre-se de que eles não estão criticando seu trabalho por prazer. Na maioria das vezes estão tentando melhorá-lo como profissional”, diz Kjerulf. “Nunca leve um feedback ruim como uma crítica a você como pessoa.”

Use a avaliação para esclarecer suas expectativas e objetivos profissionais

“Seja proativo na compreensão de seu papel”, sugere Rebecca. “Talvez você não entendeu completamente o que era esperado de ti antes. Agora que o fez, molde seu trabalho de acordo com as novas exigências”, completa a especialista.

Trate o feedback como uma oportunidade


“O trabalho de seus superiores é de ajudá-lo a se desenvolver profissionalmente, enquanto o seu é de trazer resultados a eles”, afirma Rebecca. “Essa é uma oportunidade única de aprofundar a relação entre você e eles.”

Agende reuniões regulares para discutir seu progresso e objetivos e tente captar o máximo de conhecimento de seu chefe, pois ele não está lá por nada. Procure saber o que ele mais valoriza em um funcionário.

Procure um colega experiente para conversar sobre o caso


Se não consegue achar um caminho no labirinto que o feedback negativo de repente te colocou, procure o apoio de colegas mais experientes. Eles provavelmente já passaram por isso e vão saber ajudá-lo nesse caso.

Dê um tempo para refletir

Talvez seu chefe tenha mencionado apenas um ponto negativo, e nem todo mundo é perfeito mesmo. Ainda assim, pode ser que existam mais outras falhas em seu trabalho e prevenir é sempre melhor do que remediar. Reflita de maneira geral em seu papel na empresa, sem deixar a auto-estima cair

Mostre ao chefe que você está pronto para mudar

Segundo Amy, nada agrada mais o chefe do que um funcionário que usa sua avaliação negativa para subir dentro da empresa. Um feedback ruim pode ser muito interessante para um funcionário despertar aos olhos de seu superior. Seja compreensivo, coopere, questione e mostre como está disposto a mudar ponto a ponto.

Um feedback é a esperança de melhora

Saiba que todo feedback, positivo ou negativo, é feito para se ter um retorno. “É um sinal de que as pessoas querem que você melhore”, afirma Kjerulf. “Seria bem pior se as pessoas vissem que você está fazendo algo errado e simplesmente ignorassem”, completa.

Nem sempre fique chateado com uma bronca ou uma avaliação negativa. Muitas vezes é um bom sinal.

Fonte: Forbes Brasil

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons