30 de julho de 2013

LinkedIN: ferramenta de recrutamento profissional

O LinkedIN é conhecido como uma ferramenta online de contatos profissionais. No perfil do LinkedIN é possível indicar as experiências profissionais e a formação acadêmica. Com isso, a rede social oferece grandes possibilidades para posicionar-se para um emprego ou para as empresas encontrarem os candidatos ideais para preencher vaga. Atualmente, a rede conta com 200 milhões de usuários. 

A versão gratuita do LinkedIn não permite facilmente encontrar trabalhadores qualificados. No entanto, na versão Premium encontramos uma ferramenta mágica que facilita o trabalho de recrutamento: o Talent Finder.

Outra opção é o recurso de empregos patrocinados. Como isso funciona? Seu anúncio vai parar no topo da página inicial da rede social e das mensagens diretas para os melhores candidatos.O empregador pode definir quantas vezes seus anúncios vão aparecer na primeira posição e até mesmo confirmar o custo por clique, bem como limite do valor que quer gastar.

Além disso, o LinkedIN permite que você participe de diferentes grupos. Nestes, você pode encontrar profissionais qualificados para a necessidade da sua empresa. Mas, atenção: o contexto online é similar ao contexto offline, por isso não seja excessivamente direto e explícito com os candidatos, mas também não é necessário ser muito cerimonioso. Siga o seu estilo de atuação offline. Antes de abordar um candidato procure elementos em comum que lhe possam ser úteis para “quebrar o gelo” no momento da abordagem. Essa é uma das vantagens que as redes sociais oferecem. 

Encontre-me no LinkedIN: br.linkedin.com/in/rocharui


3 comentários:

Unknown disse...

Ótimo post Rui. Eu tive e continuo tendo uma ótima experiência com o LinkedIn.
Minha última movimentação profissional iniciou via LI. Estava na empresa de telecom que trabalhava já há mais de 3 anos e fui contatado via LI pela empresa de TI (computer hardware) informando que estavam com uma posição e que meu perfil chamou a atenção dele e então convidando para o processo. Após um namoro de quase 3 meses, fui contratado.
Agora no meu retorno ao Brasil após uma época de estudos nos EUA, venho utilizando (nunca deixei de fazê-lo claro) a ferramenta para deixar meus constatos sabendo que estou procurando uma nova oportunidade e as respostas tem sido muito positivas.
Um abraço.

Douglas Evangelista de Carvalho

Fabi disse...

Rui excelente post. O Linkedin é uma ferramenta incrível. Já realizei alguns negócios, parcerias e recebi ofertas de consultoria e oportunidade de trabalho pelo Linkedin. Acho fundamental no novo formato de mercado, onde não há fronteiras para nada e as equipes são diversificadas multiculturalmente, o uso desta ferramenta para mapear pessoas, perfis, competências e recomendações. Abs, Fabiana Crivano.

Barletta disse...

muitas ainda não sabem utilizar as redes sociais. é sempre bom lembra-los para q serve cada ferramenta.vlw Silvio Barletta

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons