15 de janeiro de 2013

Baixar preços é o melhor negócio?

Empreendimento funcionando e depois de uma semana de inauguração, o vizinho, seu concorrente, baixa os preços dos produtos e anuncia uma grande promoção. O que você faz para sobreviver a uma guerra de preços, quando seus concorrentes alteraram os preços dos produtos de forma drástica, talvez até para abalar o seu negócio? Quanto a esta situação, de fato você realmente tem apenas duas opções: responder ou ignorá-los.

A variação de preço da concorrência gera uma resposta quase automática do empresário. Se o preço dos produtos do concorrente sobe e desce, parece intuitivo, como um instinto, que o empresário abaixe e aumente o seu preço também. É um reflexo para se igualar ao mercado, mas pode não ser a melhor opção.

Geralmente, a baixa de preços abala o empresário, mas não deveria ser assim. Simplesmente diminuir o preço do seu produto não é a saída. Algumas lojas quando fazem isso, possuem um motivo por trás e é preciso pensar nisso. Você já pensou no fato do seu concorrente não estar conseguindo vender o produto e, preso no estoque, ele resolveu fazer uma queima? Esta pode ser uma possibilidade com percentual mínimo de chance, mas ela existe e é uma atitude que não deve ser respondida.

Segmentação de clientes

Antes de partir para uma guerra de preços para vencer a concorrência, que tal tomar um caminho diferente? Uma boa dica é oferecer descontos para públicos diferentes. Descontos para estudantes, para senhoras acima de 60 anos, oferecer promoções para quem comprar em alta quantidade, entre outras ações de marketing e de vendas que podem ser bem mais eficientes que simplesmente abaixar o preço do produto no mercado.

É possível fazer segmentação de preços ao invés de simplesmente dar desconto. Segmentação de preços é simplesmente cobrar preços diferentes para pessoas diferentes para o mesmo produto ou serviço prestado. E você pode aproveitar e usar a ação em uma campanha de marketing com anúncios, panfletos e cartazes mostrando a ação e estimulando clientes novos a vir conhecer sua loja e aproveitar o desconto.

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