28 de abril de 2014

Impacto da Copa nas empresas

Praticamente metade das grandes empresas do Brasil, entrevistadas em uma pesquisa feita pela EY, não sentiram nenhum impacto da Copa do Mundo 2014 nos negócios. O estudo foi feito em abril com 400 empresas que atuam no Brasil. Na ocasião, os empresários também responderam perguntas em relação às expectativas sobre o cenário econômico.

Dos executivos entrevistados, apenas 19% confiam que o PIB brasileiro deve retomar um bom ritmo de crescimento no próximo ano – em contrapartida, 68% acreditam que a previsão não deve se concretizar. Ainda sim, 77% dos empresários devem ampliar ou manter o nível de investimentos e 29% deles diz estar conseguindo manter as margens operacionais.

Mas, afinal, qual é o impacto da Copa do Mundo para o mundo dos negócios? Quem disser que não faz diferença está muito enganado. Afirmar que o mundial vai fazer toda a diferença também é um equívoco. Essa é uma oportunidade de investir no Brasil. O brasileiro tem uma forte tendência de acreditar que "a grama do vizinho é mais bonita". Nós podemos fazer com que a Copa seja uma oportunidade para alavancar negócios.

Para quem tem pequenos negócios relacionados ao turismo essa sim é a hora! É um momento que não será passageiro, pois em breve teremos as Olimpíadas, em 2016. Os profissionais devem se preparar, tanto para falar outros idiomas quanto para fazer do seu negócio uma ideia diferente e inovadora.


Informações: Revista Exame

23 de abril de 2014

A bola da vez: Google Adwords

Por mais que defendamos fortemente a produção de conteúdo e a consequente obtenção de tráfego orgânico (gratuito), esse processo, em geral, demora para dar resultado. Boa parte das empresas não pode se dar ao luxo de esperar mais de seis meses para ter algum retorno em vendas sobre o investimento feito no marketing digital. Para ter esse retorno rápido, a saída é gerar tráfego qualificado via mídia paga, e uma opção interessante para isso são os links patrocinados do Google Adwords. 

O que faz o Google Adwords ser reconhecidamente uma boa opção é o fato de que no Google as pessoas estão buscando ativamente soluções para problemas ou dúvidas que possuem. Se a sua empresa consegue ter uma oferta assertiva para essa "dor", meio passo já está dado para gerar oportunidades reais de negócio via este canal.

É nesse contexto que surge a dúvida bastante comum em quem está iniciando: quanto devo investir? 

1. Faça um estudo prévio: o Google Adwords funciona no sistema de leilão, o que quer dizer que diferentes palavras possuem diferentes demandas e, portanto, preços muito variados. Fica difícil estipular um valor ideal geral para todo o mercado. Usando a ferramenta de palavras-chave do Google é possível estimar o preço dos termos interessantes para sua empresa e obter ideias de novas palavras relacionadas. 

2. Pague para aprender: Use a estimativa do primeiro passo para calcular em média quanto custaria obter pelo menos 50 cliques em um termo. Com isso, mensure os resultados para avaliar se a palavra-chave converte e é lucrativa ou não.

3. Escale com “orçamento infinito”: Conhecendo bem o Custo de Aquisição (que é igual ao custo por clique dividido pela taxa de conversão) e sabendo qual é o retorno esperado sobre aquele cliente, é possível entender que determinados grupos de anúncios são lucrativos, e aí neste caso nós podemos ter uma situação que muita gente chama de "orçamento infinito". Nesse caso, é sempre importante testar novas variações e manter o acompanhamento próximo, já que é normal haver flutuações.

 
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