3 de junho de 2013

Como dizer NÃO ao colaborador

Depois de tanto discurso sobre o estímulo do líder às ideias das equipes, sobre o desastre motivacional que é ter uma opinião rejeitada, a cruel realidade: você terá que dizer não a algumas ideias.  Ideias podem não estar adequadas ao momento ou à cultura da empresa, podem ter custo muito alto de implementação ou já ter sido testadas e reprovadas. 

É claro que você não vai contribuir para a implementação de uma má ideia. Há formas de, sem desmotivar, dar retorno à pessoa ou equipe que deu a ideia e elas vão muito além do "“agradeço sua contribuição"”. 

Nunca rejeite a ideia para copiá-la depois - Veja como funciona a mente humana: toda vez que você ouve uma novidade, por condicionamento, você tende a rejeitá-la. A novidade se aloja no seu cérebro e na segunda vez que deparar com ela sua rejeição já será menor, o que pode levá-lo a aceitar a sugestão do segundo proponente. Numa terceira vez, a sugestão poderá “brotar espontaneamente” da sua cabeça. Cuidado com isso. Os Programas de Sugestões e todos os procedimentos formais de registro de ideias evitam essas injustiças e mal entendidos. Um líder pode evitá-los não permitindo que sua equipe deixe as ideias soltas, mencionadas apenas no cafezinho ou no elevador, por exemplo. 

Aja preventivamente - Deixe bem claro quais os tipos de ideias que a empresa quer. Algumas pessoas confundem o estímulo à criatividade com o “liberou geral” e temem podar o processo criativo ao determinar limites logo no início. Mesmo o brainstorming, técnica que propositalmente adia o julgamento, só é completo depois que as opiniões s passam por um crivo. O crivo inicial é de quem faz a sugestão, não do líder.

Não rejeite uma ideia porque não a entendeu - Boas ideias podem ser desperdiçadas se não forem bem explicadas. Peça esclarecimentos ou peça o a quem a propôs reescrevê-la. Cuidado com os gênios incompreendidos. Algumas pessoas adoram esse papel e irão se queixar para a empresa inteira que foram injustiçados.

Se a proposta demandar mais criatividade, avise - Sugestões com alto custo de implementação, que necessitarão de negociações específicas, ou idéias que podem ser aprimoradas merecem uma segunda chance. Antes de rejeitar a ideia, aponte seus aspectos negativos e peça a quem teve a ideia para tentar aprimorá-la. 

O papel de um líder é estimular a criatividade de seus colaboradores, mas nada o impede de ser criativo também! Se gostou de um projeto e sabe como aprimorá-lo, junte-se ao colaborador para fazer esse processo. Pense nisso.

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