30 de outubro de 2014

Acesse o novo blog!

As notícias e novidades sobre o mundo dos negócios e da Partner Consulting do Brasil estão agora em outro endereço. Clique aqui e acesse o novo blog. Para saber mais sobre a Partner Consulting do Brasil, acesse aqui a área de publicações.  ...

29 de agosto de 2014

Conheça o Modelo Canvas de gestão empresarial

Certamente você já ouviu falar de “Canvas”, mas, provavelmente, no contexto Modelo de Negócio, como criado e promovido como inovação pelo suíço Alexander Osterwalder, sob o nome Business Model Generation – BMG (Criação de Modelo de Negócio) – sucesso entre empreendedores e empresas de ponta. Mas é possível adaptar as lições do Modelo Canvas para auxilixar na gestão do dia-a-dia de uma empresa existente. Um dos maiores problemas para os gestores vem sendo a excessiva ocupação com as operações do dia a dia, ou seja, menos orientada para a gestão executiva – voltada para resultado. Então, por que não facilitar sua carreira gerencial e dar um impulso à inovação na gestão empresarial? A pergunta aqui não é “Qual é o seu modelo de negócio?” e...

22 de agosto de 2014

Gerente de projetos é profissional cada vez mais importante no mercado

Delegar a liderança de um projeto numa empresa para um gerente especializado é uma tendência atual para manter a qualidade. Qualquer atividade que necessite de maior atenção e cuidado ou seja mais complexa pode constituir um projeto. O gerenciamento destes pode servir também como metodologia de gestão num contexto mais geral. Pode ser entendido também como um conjunto de eventos e atividades relacionadas, que se iniciam em um momento determinado previamente, encerrando em outro momento definido anteriormente, quando se tenham completado de forma bem-sucedida as metas planejadas. O gerente de projetos é, então, a pessoa alocada pela organização executora para liderar a equipe responsável por alcançar os objetivos determinados. O profissional...

18 de agosto de 2014

Sugestão de aplicativo: Ferramentas do Movimento Empreenda

O blog do Rui está de volta! Após um período em "standy by" voltamos à divulgar notícias e conteúdos relevantes no mundo dos negócios. Para voltar à ativa, sugiro um novo aplicativo lançado pelo Movimento Empreenda e pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. O app Ferramentas do Movimento Empreenda tem um "Funil de ideias" para um novo negócio, que permite tanto anotar as boas ideias que surgem em qualquer lugar, quanto as mais elaboradas. A segunda ferramenta do app é a tradicional Business Model Canvas, que permite fazer um plano de negócios simplificado e direto, para avaliar a viabilidade de uma ideia. Além delas, os empreendedores também poderão usar a Análise SWOT, para apontar os pontos fortes e fracos, as oportunidades...

7 de julho de 2014

É o momento de criar

Todas as pessoas têm ideias, umas mais do que outras, claro, mas a maioria não se sente motivada a participar, a contribuir com sugestões, a melhorar o dia-a-dia da empresa onde trabalha, a melhorar as relações internas e as relações com os clientes da organização sem limitar essas participações a determinados departamentos. Quando as empresas enfrentam alguma crise ou precisam resolver algum problema, geralmente contratam consultores externos em vez de buscar soluções dentro da própria companhia. As empresas estão cheias de pessoas com excelentes ideias, só que essas ideias não são aproveitadas na prática por diversos motivos. Pode ser que a ideia seja fantástica, mas seu criador não tenha atitude, não tenha coragem de mostrá-la, ou...

25 de junho de 2014

Comece um novo negócio!

"A chave do sucesso é despertar a própria energia, pois atrairá as pessoas até você. E, quando elas aparecerem, fature". (Stuart Wilde) 1° razão: Qual a importância de sua ideia para a sociedade? Crie um significado para seu produto ou serviço e terá uma vantagem tremenda na trilha do sucesso. Este ponto não significa dinheiro, poder e nem prestigio, mas tem a ver com estes significados: -Tornar o mundo melhor; -Elevar a qualidade de vida; -Consertar algo muito errado. 2° razão :Crie um lema. Qual o significado vê a sua organização construir? Um lema deve ser curto e satisfatório, pode ser que nunca precise escrever ou divulgar seu lema, pois ele serve de diretriz para o que fazem no trabalho. 3° razão: Toque o barco. Construa um protótipo...

23 de junho de 2014

Os 5S da Copa do Mundo

Estamos em clima de Copa do mundo e muitos, mesmo com os problemas enfrentados, estão torcendo para que Brasil seja campeão. Essa copa também, com certeza, será marcada por incontáveis situações externas. E uma chamou muito a atenção da mídia e de nós brasileiros aconteceu no jogo Japão e Costa do Marfim, quando no fim do jogo a torcida japonesa recolheu todo o lixo que gerou no estádio. A verdade é que disciplina do povo japonês sempre foi conhecida em todo mundo, principalmente no mundo corporativo. Para quem estuda Administração sabe que foram os japoneses os criadores do sistema 5S que vem sendo aplicado em organizações no mundo todo. No Brasil já existem empresas que estão tentando adotar isso no dia a dia. O programa 5S são técnicas...

18 de junho de 2014

O que levar em conta antes de abrir uma franquia?

Com as inúmeras opções de franquias, é natural que o profissional que deseja ter o próprio negócio tenha dúvidas de qual marca escolher. A importância de responder corretamente esta questão é mais importante do que muitos acreditam e pode, caso a opção seja errônea e afete o desempenho da empresa, colocar a carreira do empreendedor em risco. Após um eventual fracasso, muitos profissionais se desestimulam do sonho de trabalhar em um negócio próprio e decidem voltar para as carreiras que construíram por anos em setores privados. A segurança de voltar a ser assalariado, para alguns, é o que acentua este retorno à vida corporativa. Algumas preciosas questões podem ajudar o empreendedor a evitar que o investimento seja em vão, ou, ainda, em...

16 de junho de 2014

Impostos que as empresas devem pagar

O empreendedor que sonha em ter seu negócio precisa ter noção de tudo o que envolve uma empresa. E não basta apenas ter bons fornecedores, ir atrás dos clientes e contratar mão de obra. É fundamental saber a importância que a gestão fiscal e contábil têm. Um planejamento ruim nessas áreas pode afundar um negócio. Existem no país, para empresas, 59 tributos, entre taxas, tarifas e contribuições, além de 93 obrigações acessórias. Conheça alguns impostos que são comuns a empresas de praticamente todos os setores e seus finalidades: Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS) São os que incidem sobre faturamento mensal da empresa. O valor da alíquota equivale a 3% para empresas tributadas com base no lucro presumido, 7,6%...

13 de junho de 2014

Você sabe impressionar profissionalmente?

Do ponto de vista do sucesso profissional, há duas lições importantes que podemos extrair de tudo isso. A primeira é: a intuição é uma ferramenta importantíssima. Quanto mais apurada ela for, mais bem-sucedidos seremos. Tornar a intuição mais aguçada equivale a confiar mais em si mesmo, a ouvir sua voz interior, que o conecta a seus instintos mais profundos. A segunda lição nos ensina que as primeiras impressões podem estar erradas, mas elas deixam sua marca, mesmo assim. Portanto, não perca tempo tentando provar a uma pessoa que ela se enganou a seu respeito. Em vez disso, preocupe-se em causar uma boa impressão desde o início. Poucas coisas são mais difíceis e desgastantes do que tentar convencer alguém de que a primeira impressão dela a seu respeito estava errada. E há um bom motivo para...

9 de junho de 2014

Aplicativos criados para a Copa do Mundo

Clima de tensão no ar. Falta pouco para o início da Copa do Mundo no Brasil. Todos nós sabemos que a competição movimenta os negócios e isso vai além do que imaginamos. Até aplicativos estão sendo desenvolvidos para facilitar questões relacionadas ao mundial. Confira:  Melhores caminhos O Banco Volkswagen lançou o Smart Traffic, aplicativo para smartphones que vai indicar os melhores caminhos e facilitar a vida dos usuários que trafegam por regiões movimentadas ou desconhecidas. Com download gratuito, que poderá ser feito pela Apple Store, Play Store e por meio de um atalho no site do Banco, o programa opera nos sistemas IOS e Android. Aproveitando o grande fluxo de turistas que virão para a Copa do Mundo, um dos principais diferenciais da ferramenta é apontar a localização...

4 de junho de 2014

É a SUA hora de crescer na carreira

Você é capaz de construir algo grande, relevante e que impacte multidões. Não aceite ser enquadrado como um a mais na multidão, um número dentro da estatística ou uma peça sem individualidade dentro da coletividade. Não permita que troquem seu protagonismo por vitimismos ou coitadismos. Você não precisa de QI, de “paitrocínio” e sequer do Estado para cumprir sua missão em sua existência e tornar-se respeitado, contrariando a lógica a fim de provar que sim, é possível. Se alguém disser que é fácil conseguir esta façanha, está mentindo. Mas se alguém afirmar que é impossível, é um ladrão de sonhos. A certeza de que é possível basta pra quem está verdadeiramente decidido a fazer história. Você é resultado daquilo que acredita e adotou como...

2 de junho de 2014

Como montar um planejamento para abrir uma empresa

Um bom planejamento é uma das ações mais importantes para garantir a estabilidade financeira do negócio. Segundo estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), a falta de planejamento e desconhecimento do mercado são os principais fatores para falência ou estagnação de 41,64% das micro e pequenas empresas. A falta de planejamento influencia e muito nesses números. As empresas estão se interessando por planejamento, mas ainda não é absoluto. Em muitos casos, falta profundidade. Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae e Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), 62,6% dos empresários entrevistados revelam que fazem planejamento estratégico. 1.163 empresas responderam as perguntas. Veja abaixo dicas para montar um planejamento...

30 de maio de 2014

Google divulga relatório demográfico da empresa

Um relatório demográfico do Google apresentado na última quarta-feira (28), mostra que apenas 30% dos seus funcionários são do sexo feminino. Os dados mostram também que outras minorias são pequena parte da empresa: 30% são asiáticos, 2% negros, 3% de origem hispânica e 4% de duas ou mais raças. De acordo com o site Terra, a disparidade de homens e brancos, 70% e 61% respectivamente, é ainda maior quando os dados são analisados por áreas da empresa: apenas 21% das mulheres ocupam cargos de liderança na empresa, por exemplo. E porquê isso acontece? De acordo com o vice-presidente sênior de operações pessoais, Laszlo Bock, existem diversas razões para o Google e outras empresas de tecnologia encontrarem problemas para recrutar e manter...

19 de maio de 2014

É possível aprender outro idioma sozinho?

Em poucos dias, o Brasil vai estar lotado de turistas de todos os lugares do mundo. Pelo menos essa é a nossa expectativa, não é mesmo? Todos nós podemos acabar em situações de desconforto ao não saber conversar em outro idioma e não conseguir dar informações. Existem algumas estratégias para quem quer aprender outro idioma rapidinho. Primeiramente, é preciso ter uma ideia geral de como o idioma é construído, depois chegou a hora de fazer uma análise e escolher o que estudar primeiro com base na importância do tema e na frequência de uso. Esse passo é a “desconstrução”. É aqui que você seleciona e ordena as habilidades que quer adquirir. Você “quebra” a habilidade em pequenas partes, seleciona as mais importantes e escolhe a ordem na...

16 de maio de 2014

Perfeccionismo no ambiente corporativo

Após uma bateria de perguntas sobre suas antigas experiências profissionais e sua perspectiva em assumir o cargo de gerente na empresa, o recrutador resolve fazer um último questionamento ao candidato: “Se pudesse destacar um defeito em você, qual seria?”. Já com a resposta pré-formatada e à espera de ser utilizada caso essa pergunta seja feita, o entrevistado faz cara de pensativo, finge refletir por alguns segundos e dispara: “sou meio perfeccionista, gosto de fazer tudo com muita precisão, nos mínimos detalhes”. O cenário acima é repetido quase que diariamente em entrevistas de emprego em todo o mundo. Por ser considerado um “problema leve” ou até mesmo uma característica positiva, o perfeccionismo virou a “desculpa” queridinha dos...

14 de maio de 2014

Filmes que inspiram empreendedores

Uma das ferramentas de engajamento de público mais comentadas do momento é o storytelling. A força de uma história certa na mudança de comportamento das pessoas pode estar em um livro ou em um filme também. Alguns filmes não ensinam diretamente como ser empreendedor, mas mostram uma visão interessante que pode dar rumo aos negócios. Vale a pena assistir: 1. Em Boa Companhia, de Paul Weitz O jovem publicitário Carter Duryea assume a chefia de vendas da revista Sports America, que era ocupado por um personagem mais experiente. Os dois entram em conflito, e acabam aprendendo um com o outro. 2. Gandhi, de Richard Attenborough
 A trajetória de Gandhi é o pano de fundo deste filme. Ajuda a entender como as decisões de um líder são tomadas, através...

12 de maio de 2014

Gestão mobile: Soluções para administrar empresas

Acessar informações que facilitem a gestão da sua empresa por meio de qualquer dispositivo móvel, de forma segura, atualizada, com gráficos que facilitam a interpretação a qualquer momento que você necessite. Essa possibilidade parecia um sonho há poucos anos atrás, não é mesmo? Pois hoje isso já é viável e, ao contrário do que muitos pensam, não custa caro. Já existem no mercado soluções envolvendo sistemas de gestão empresarial (ERP) com funcionalidades disponíveis para celulares e tablets. Assim, de qualquer lugar e em qualquer hora, os gestores podem acessar informações cruciais para a tomada de decisão, como fluxo de caixa, ponto de equilíbrio, evolução das vendas, lucratividade e resultados gerais, sem precisar estar presente fisicamente na empresa. Imagine como esta facilidade pode...

2 de maio de 2014

Como a sustentabilidade interfere na gestão de pessoas?

A verdade é que uma coisa depende da outra. Essa relação estreita se dá porque toda transformação organizacional necessária para as mudanças de impacto na estratégia empresarial dependerá do alinhamento dos objetivos da organização com cada um dos colaboradores. É fato que o RH é protagonista nessa discussão estratégica. Mas, além disso, há a oportunidade de ter um olhar interno para as próprias práticas, como o cuidado com o ciclo que envolve a gestão de pessoas, desde a contratação até o desligamento ou aposentadoria, com propósitos bem maiores do que simplesmente preencher vagas de emprego. Questões como “há alguma coisa que seja realmente importante em sua vida”, “tem capacidade de servir aos outros ou de servir um propósito mais elevado” ou ainda “deseja realmente contribuir para...

28 de abril de 2014

Impacto da Copa nas empresas

Praticamente metade das grandes empresas do Brasil, entrevistadas em uma pesquisa feita pela EY, não sentiram nenhum impacto da Copa do Mundo 2014 nos negócios. O estudo foi feito em abril com 400 empresas que atuam no Brasil. Na ocasião, os empresários também responderam perguntas em relação às expectativas sobre o cenário econômico. Dos executivos entrevistados, apenas 19% confiam que o PIB brasileiro deve retomar um bom ritmo de crescimento no próximo ano – em contrapartida, 68% acreditam que a previsão não deve se concretizar. Ainda sim, 77% dos empresários devem ampliar ou manter o nível de investimentos e 29% deles diz estar conseguindo manter as margens operacionais. Mas, afinal, qual é o impacto da Copa do Mundo para o mundo dos...

23 de abril de 2014

A bola da vez: Google Adwords

Por mais que defendamos fortemente a produção de conteúdo e a consequente obtenção de tráfego orgânico (gratuito), esse processo, em geral, demora para dar resultado. Boa parte das empresas não pode se dar ao luxo de esperar mais de seis meses para ter algum retorno em vendas sobre o investimento feito no marketing digital. Para ter esse retorno rápido, a saída é gerar tráfego qualificado via mídia paga, e uma opção interessante para isso são os links patrocinados do Google Adwords.  O que faz o Google Adwords ser reconhecidamente uma boa opção é o fato de que no Google as pessoas estão buscando ativamente soluções para problemas ou dúvidas que possuem. Se a sua empresa consegue ter uma oferta assertiva para essa "dor", meio passo...

17 de março de 2014

Regras da boa comunicação

Qualquer profissional que queira que as coisas se concretizem no trabalho e nos negócios deve começar a se comunicar com as pessoas, sair do isolamento. Afinal, a comunicação não é luxo é uma necessidade, como diz Marcos Gross em seu livro “Dicas Práticas de Comunicação: Boas Ideias para os Relacionamentos e os Negócios” (Trevisan Editora). “Líderes segregados nas suas torres de marfim podem desarticular equipes inteiras de trabalho quando não compartilham conhecimentos com grupos de outros níveis organizacionais”, escreve o autor. Abaixo, você confere cinco dicas fundamentais que estão presentes no livro e que podem ser consideradas as “regras de ouro” da boa comunicação. Confira: 1. Atentar ao perfil de quem recebe a mensagem A pessoa...

12 de março de 2014

5 conselhos de Warren Buffett para empreendedores

Críticos sempre existirão, mesmo quando você for tão bem sucedido quanto o magnata Warren Buffet. Por isso, em sua carta anual aos investidores de sua empresa, a Berkshire Hathaway, Buffett ofereceu mais conselhos sobre negócios aos empreendedores que vão ajudar a lidar com essas críticas. Você pode ver abaixo os cinco principais ensinamentos do empresário e a carta na íntegra pode ser lida na página da Bershire Hathaway. 1. Conheça o valor intrínseco da sua companhia As pessoas tendem a focar nos valores externos das empresas. Elas consideram os preços das ações ou o quanto empresas de capital de risco estão dispostas a pagar para fazer parte dessa companhia. Buffett aconselha os empreendedores a esquecerem de tudo isso, por que essas...

7 de março de 2014

Use o estresse a seu favor

Ombros rígidos, coração acelerado, respiração ofegante. Muitos executivos se sentem assim antes de uma reunião importante. E isso não é tão ruim assim. Especialistas afirmam: sob controle, o estresse pode ser saudável e construtivo. Era essa, inclusive, a intenção original da natureza. Diante de um leão faminto, quanto mais estressado você estiver, maior é a probabilidade de conseguir salvar sua vida. Na hora do perigo, o cérebro libera hormônios como adrenalina e cortisol, que deixam o indivíduo mais alerta. As pupilas se dilatam, o que ajuda a avaliar melhor o tamanho do perigo. A transpiração aumenta, o que refresca o corpo. O coração acelera, fazendo o sangue circular mais rapidamente pelo corpo, o que deixa os movimentos mais ágeis....

5 de março de 2014

Quer ser um líder? Saiba o que NÃO fazer

Muitas pessoas não entendem o motivo pelo qual, apesar de todos os esforços, não são vistas como líderes. Há atitudes clássicas que podem afetar a vida profissional e impossibilitar um almejado cargo de chefia. Veja os 17 erros mais comuns: 1 - Postura de escravo: ter atitude passiva, acreditando que apenas quando for promovido precisará mudar. 2 - Puxa saco: pensar que será promovido por rir das piadas do chefe é um erro. 3 - Conhecimento pífio: não estudar e não se atualizar, mas imaginar que ninguém nota. 4 - Medo de errar: o medo de decidir é falha grave. 5 - Pai e chefe: Confundir chefe com pai. 6 – O príncipe: achar que tem o direito à vaga apenas por ser herdeiro ou por se sentir especial. 7- Infantilidade: postura imatura em reuniões...

24 de fevereiro de 2014

Deseja criar uma startup?

Startup já virou sinônimo de negócio lucrativo. Entretanto, ingressar neste modelo de empreendimento requer mais do que ter uma ideia brilhante na cabeça. Para levar o projeto adiante é importante ter afinidade com a inovação, persistência e muito conhecimento técnico acerca da atividade que se pretende desenvolver e do setor em que se deseja atuar. Além disso, fazer contato com investidores também é outro passo fundamental. Afinal, acreditar na própria ideia é fácil, o desafio é convencer outra pessoa de que seu negócio é algo realmente significativo, com poder de transformar a vida das pessoas. Confira algumas dicas para se dar bem nesse tipo de negócio:  1. Antes de tirar o negócio do papel verifique se a ideia original se encaixa...

14 de fevereiro de 2014

Como lidar com feedback negativo no trabalho e aproveitá-lo para crescer na carreira

A crítica é uma parte inevitável da vida no trabalho e você não deve tentar evitá-la. "Receber feedback negativo nunca é fácil, não importa em que fase da sua carreira, você esteja", afirma a especialista Rebecca Thorman. "É natural ficar na defensiva ou chateado. Mas a verdade é que receber feedback negativo é uma oportunidade incrível para mostrar a sua capacidade de aprendizado e crescimento.” "Um dos maiores problemas que vejo entre os funcionários, especialmente os mais jovens, é levar o feedback negativo como um ataque pessoal", diz Eva Tahmincioglu, diretora de comunicação de um institute voltado à carreiras. Tina Nicolai, coach de carreira executiva, diz que já viu de tudo quando se trata de reações a um feedback negativo. "Raiva,...

7 de fevereiro de 2014

Marcas de luxo apostam no engajamento do Instagram

A empresa L2ThinkTank divulgou um relatório que aponta as preferências de 249 marcas de luxo. Os resultados apontaram que a rede social Instagram é a preferida das marcas, com presença de 93% das analisadas, com um crescimento de 30 pontos percentuais em relação a 2013. A preferência das marcas não se dá por acaso: o Instagram foi a rede social que mais cresceu no último ano, aumentando 66% de sua base de usuários. Para chegar aos 150 milhões de usuários ativos, a rede levou metade do tempo do Twitter e dois anos a menos que o Facebook. “Instagram apresentou muito mais aceleração que qualquer outra plataforma em 2013 e registrou um crescimento muito forte de ano para ano entre os aplicativos móveis", diz o fundador da L2, Scott Galloway, no...

5 de fevereiro de 2014

Cultura emocional nas empresas

Você já ouviu falar em cultura emocional empresarial? A importância de uma cultura corporativa é conhecida no mundo dos negócios. Grandes empresas como o Facebook e o Google, por exemplo, desenvolveram ambientes específicos para o tipo de funcionários que contratam, no sentido de mantê-los felizes e motivados em ir trabalhar. Brinquedos e mesas de pingue-pongue, porém, não são suficientes para manter funcionários felizes e fazê-los sentir valorizados. E este tipo de abordagem não é a única para alcançar tal objetivo. O ambiente e a empresa não são tudo, pois se fossem, as pessoas não se sairiam do Google, por exemplo. É preciso que haja um relacionamento com os colegas e gerentes. Criar uma cultura de cuidado e valorização implica em personalizar...

3 de fevereiro de 2014

8 dicas para aproveitar uma avaliação negativa

Aceitar e encarar de frente Aceite a avaliação e faça qualquer mudança necessária. “Faça uma lista com tudo o que o chefe passou”, aconselha Tina. “Na frente de cada item negativo, acrescente ao menos uma solução. Esse será seu guia de planejamento. Isto é, planeje seu trabalho e trabalhe em seu plano”, completa. Durante o processo você deve estar atento para melhorar em cada atributo e na aquisição de novos conhecimentos. Isso é um planejamento de futuro e assim será mais fácil de ver que sua carreira está evoluindo. Não leve para o pessoal Não aja com a emoção nos momentos em que estiver recebendo uma bronca ou apenas uma avaliação negativa. Isto significa não tirar suas próprias conclusões diante de um problema e, principalmente, não...

31 de janeiro de 2014

Proponha metas para as equipes e as modifique sempre

Você já ouviu aquele ditado “Não se mexe em time que está ganhando”? Nos negócios a ideia não é utilizar essa tática. Quando uma equipe está no seu melhor momento, o líder deve começar a pensar em formas de mexer na sua formação. Assim, os profissionais estarão sempre empenhados em ter novas ideias e se destacar.Não adianta propor uma meta fixa para cada equipe de trabalho, é preciso que elas sejam flexíveis e estejam sempre se renovando. Além disso, o gestor deve estar atento para as capacidades e conhecimentos de cada membro, de forma a saber aproveitar o melhor de todos. O importante é não deixar a situação estagnada e evoluir semp...

29 de janeiro de 2014

Você sabe lidar com o seu chefe?

Existem chefias de todos os tipos. Tem o chefe bem humorado, o manipulador, o agressivo, o centralizador, o sem limites, o mal humorado, o que aceita tudo e não reclama, o que não ajuda e/ou orienta, o participativo, entre outros. O perfil varia de acordo com a personalidade do profissional.Mas será que você sabe lidar com o seu chefe? É importante respeitar a hierarquia, mesmo quando o relacionamento é bom e o chefe dá liberdade; evitar comentar sobre problemas pessoais muito sérios; ser honestos quanto aos prazos; ser transparente em relação aos objetivos profissionais; e usar a disposição para demonstrar que estará sempre presente para ajudar, porém, com certos limites profissionais. No caso de existirem problemas com o chefe, a melhor alternativa sempre é conversar e nunca bater de frente,...

27 de janeiro de 2014

Como agir em casos de sucessão nas empresas?

A sucessão no caso do falecimento de um sócio é sempre uma questão confusa para as empresas. A ocupação do cargo de quem faleceu nem sempre é fácil, depende de diversas variáveis, como por exemplo se há um herdeiro e se o mesmo está capacitado para exercer o trabalho.De acordo com a legislação há duas formas de proceder: com a estipulação de sucessão fechada, através da vedação do ingresso dos herdeiros na sociedade; ou com a estipulação de sucessão aberta, através da aceitação dos herdeiros na sociedade e ingresso destes nos quadros sociais.De qualquer forma, é importante que a sucessão seja esquematizada com antecedência, pois é um processo longo e árduo. A descentralização do poder e a mudança de um líder modificam totalmente a rotina da empresa, por isso esse processo deve ser pensado...

24 de janeiro de 2014

Para ser um empresário não basta querer

Um empresário de sucesso é aquele que está disposto a assumir riscos, trabalha duro, é organizado, tem jogo de cintura, tem uma visão global da organização, é persistente, sabe liderar, é inovador, tem senso de oportunidade e está sempre atualizado. Essas características são difíceis de encontrar em um profissional. Ainda assim, ter uma empresa é o sonho de grande parte das pessoas. Por isso, muitos se arriscam e montam o próprio negócio. Mas, quando não sabem gerenciar, esses profissionais acabam tendo problemas e levam a empresa à falência logo nos primeiros anos. Antes de tomar qualquer decisão e investir no negócio próprio, é importante que o profissional faça uma auto avaliação e verifique se está preparado e se tem o perfil adequado. Ser responsável pelo sucesso de uma empresa não...

22 de janeiro de 2014

BSC auxilia no desenvolvimento de estratégias

O Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia de gestão empresarial que mede o desempenho operacional e a capacidade de inovação das organizações. Com foco em quatro áreas específicas (financeira, cliente, processo/aprendizado e crescimento), o BSC utiliza um mapa estratégico onde é possível acompanhar os processos e verificar se os objetivos e metas estão sendo atingidos. O BSC nada mais é do que uma ferramenta estratégica de administração de empresas. Se os processos não estão sendo desempenhados como o necessário, é possível perceber e modificar as estratégias de ação. Esse sistema ressalta a importância de verificar e monitorar a empresa como um todo, pois as áreas se interrelacionam. Os benefícios para a empresa que implanta o BSC são os mais variados: tradução de estratégia em objetivos...

20 de janeiro de 2014

É hora de falar de planejamento

O planejamento estratégico corresponde a todas as ações pensadas para manter um negócio competitivo no mercado. Alguns especialistas criticam a realização do mesmo, argumentando que a formulação normalmente é lenta, complexa e as ideias são de difícil execução. Nesse caso, a justificativa é que a globalização e a necessidade pelo imediatismo exigem que os processos sejam ágeis, flexíveis e preparados para rápidas mudanças.Ou seja, a necessidade real seria de um planejamento diário, que fosse modificado constantemente de acordo com as mudanças nas empresas e no meio em que estão inseridas. Porém, isso demandaria profissionais dedicados apenas ao planejamento das empresas todos os dias. Apesar de a tendência ser melhores resultados, os gastos seriam maiores e muitotempo seria desperdiçado. Além...

17 de janeiro de 2014

Sua empresa precisa ter um plano de contingência

Existem momentos em que as empresas demonstram otimismo e confiança em exagero. Frente a determinadas situações, acabam tomando decisões erradas por acreditarem que tudo sairá exatamente como o planejado. Isso acontece quando a organização desconsidera a concorrência e o mercado, não busca mais informações ou faz uma leitura distorcida das circunstâncias em que o negócio está sendo realizado. Considerando apenas os cenários otimistas, a empresa pode fazer investimentos errados. Por isso, em qualquer situação, é necessário desenvolver um plano de contingência. Este nada mais é do que um plano de riscos, que descreve as medidas a serem tomadas para que os processos voltem a funcionar normalmente caso algo não dê certo. Além disso, é preciso...

15 de janeiro de 2014

O que o seu funcionário não quer ouvir?

Os líderes empresariais devem ficar atentos: existem determinadas frases ou modos de falar que desmotivam os funcionários. Com isso, o trabalho não é desenvolvido da mesma forma e o resultado não é o esperado. O site Inc.com listou sete coisas que um gestor nunca deveria dizer aos seus empregados. Confira: 1. “Boa ideia, agora se nós também...”: Todo profissional quer ter uma boa ideia e muitas vezes tem. Acontece que, na maioria das vezes, o gestor quer modificar a ideia inicial, o que acaba sendo desmotivador. 2. “Olhe. Eu estou no comando aqui”: Essa frase destrói qualquer ideia de colaboração e trabalho em equipe. O gestor deve saber lidar com opiniões diferentes e ter disposição para escutá-las. 3. “Eu tenho uma grande oportunidade...

13 de janeiro de 2014

Ano Novo: passou da hora de fazer um networking

Uma boa rede de relacionamento pode fazer a diferença no momento de realizar novos negócios e, principalmente, procurar um emprego. Uma indicação pode facilitar o acesso a novas oportunidades, devido à confiança e à necessidade cada vez maior das empresas de contar com profissionais qualificados. O networking se traduz na troca de informações e contatos que pode acontecer em qualquer local, no trabalho, em uma roda de amigos ou em um curso qualquer. Para construir um networking adequado e se dar bem na carreira é preciso: procure um assunto em comum com o outro contato; procure estar sempre bem informado; saiba quais são as suas habilidades e competências e demonstre isso; faça o contato com o outro de maneira personalizada e bem planejada;...

10 de janeiro de 2014

Negócio próprio ou franquia?

É natural ter receio ao investir em um empreendimento, sempre existe o medo de algo não dar certo. Uma alternativa escolhida por muitos profissionais nesses casos é abrir uma franquia, a qual tem a vantagem de ter uma marca reconhecida e, por isso, clientes garantidos. Mas também existe a possibilidade de abrir um negócio inovador que conquiste o público. Como escolher a melhor opção? Esta decisão vai depender exclusivamente do seu perfil e de suas ambições como empresário. No caso de uma franquia, existem regras e não há muito espaço para mudanças, mas há a garantia de retorno do público. Já um negócio próprio é mais arriscado, pode dar certo e ser um sucesso, mas também pode dar errado. Para escolher analise as suas opções e calcule o...

8 de janeiro de 2014

Sabe o que falta para o sucesso do seu negócio? Tempo e foco!

O tempo é necessário para realizar as ações e o foco é uma questão estratégica, quando definimos onde queremos chegar e o que é mais importante no momento. Se não houver foco ou tempo, muitas empresas correm o risco de perder negócios. Ter clientes de sobra não é sinal de eficiência, muito pelo contrário, significa que a equipe não está dando conta do trabalho e não possui um planejamento. Nesses casos, o gestor deve: rever a quantidade de clientes e desenvolver um planejamento estratégico que torne visível quais são as demandas necessárias para a realização do trabalho. Se você quer agilizar o trabalho na sua empresa, evite perder tempo com e-mails que tratam apenas de bobagens; organize uma agenda e priorize as atividades que precisam...

6 de janeiro de 2014

Mudar é preciso!

O mercado está em constante transformação, resultado da tecnologia e da globalização. Com isso, os clientes estão exigindo cada vez mais qualidade e serviços superiores. Mas esse é apenas um dos motivos que indicam a necessidade constante de mudanças para que as empresas se adequem ao mercado e se desenvolvam. Seja para reduzir custos, melhorar a qualidade dos produtos e serviços ou aumento da produtividade, a mudança é essencial para o crescimento da organização.  Porém, é importante lembrar que não é fácil modificar rotinas preestabelecidas e orientar os colaboradores devidamente. Para tornar essa situação mais simples, deve-se encará-la como um aprimoramento, onde as alterações são lentas e graduais. Para que não haja resistência,...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons