30 de novembro de 2011

Inclua a sua empresa no mundo virtual!

© Oliver Eltinger/Corbis A internet facilita o relacionamento entre as empresas e os clientes. Encontramos informações sobre as mais diversas empresas no mundo virtual. O empresário que reconhece a necessidade de inserir a sua empresa nos negócios através da tecnologia, sai na frente. Os gestores podem fazer uma análise para conhecer o perfil dos clientes, saber se eles têm acesso fácil e rápido a sua empresa através de site ou linhas telefônicas de atendimento. Lembre-se: hoje em dia é essencial que a empresa tenha um SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). Além disso, é importante que o site esteja incluso nos mapas do Google. Um profissional especializado em SEO pode resolver isso para você. Mais do que isso, verifique se...

29 de novembro de 2011

Como balancear pessoas, processos e custos?

Uma empresa envolve basicamente processos, custos e pessoas. Há uma necessidade de que tudo esteja interligado e em andamento contínuo. Os custos devem estar adequados ao que a empresa pode gastar, assim como os processos e as pessoas. Porém, não são todas as empresas que estão com esses fatores alinhados. A partir disso é que surgem os problemas como falência, colaboradores desmotivados, falta de qualidade nos produtos e/ou serviços, entre outros. É importante que os gestores pensem em todas as ações e façam o planejamento da organização sempre com vistas a esses três elementos. Analisando cada um separadamente e depois como “trabalham” em conjunto. Notícias Relacionadas: Gestão estratégica de pessoas nas organizações de conhecimento Como reduzir os custos das empresas e melhorar...

28 de novembro de 2011

Nova Zelândia: estabilidade econômica e facilidade para fazer negócios

© Tom Grill/Corbis A estabilidade econômica, o sistema político, a reputação na área da inovação e a facilidade da realização de negócios fazem da Nova Zelândia um país muito atraente para os investidores. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Banco Mundial, a Nova Zelândia é o país onde é mais fácil de fazer negócio. Dentre os motivos para essa constatação está o baixo índice de corrupção no país.  O governo da Nova Zelândia estimula abertamente o investimento estrangeiro. Exemplo disso são as novas políticas que entram em vigor em 2011. Estas ampliam o leque de oportunidades de investimento e criam duas categorias: Investidor Plus (investimento mínimo de US$ 10 milhões por pelo menos três anos) e investidor (investimento mínimo...

25 de novembro de 2011

Profissão de coaching está no auge no Brasil

Para quem procura por melhores resultados profissionais, o processo de coaching é uma boa opção. O coach ajuda o indivíduo a aprender e amplia as suas perspectivas ao invés de simplesmente ensinar, é um auxilio para que as metas dos profissionais sejam transformadas em ações e, por consequência, gerem resultados. De acordo com o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), a carreira está no auge no Brasil e tem chances de crescer ainda mais. Existem dois tipos de coaching: o Executive Coaching e o Life Coaching. O primeiro está focado no desenvolvimento de líderes empresariais e o segundo alude a um processo prático e objetivo de reorganização e reestruturação de vida, através de uma reavaliação profunda de valores, crenças, comportamento e objetivos. Profissionais de sucesso como Abílio...

24 de novembro de 2011

Até que ponto a tecnologia é benéfica para as empresas?

A tecnologia é uma das formas de melhorar ou de piorar completamente a agilidade dos processos nas empresas. A exigência por rapidez e inovação para se manterem competitivas no mercado faz com que as empresas invistam em tecnologia sem ao menos saber onde aplicá-la.  É importante que o gestor saiba que, como em qualquer setor corporativo, deve haver um planejamento antes da inserção de tecnologias na empresa, seja na linha de produção, na comunicação ou em qualquer outra área. É preciso saber onde, quando e quanto investir, para não desperdiçar tempo e dinheiro.  Dentre as tecnologias que as empresas mais procuram está a Tecnologia de Informação (TI). Esta visa disponibilizar as informações adequadas, no momento certo, para as pessoas que precisam delas. No comércio, por...

23 de novembro de 2011

Empresas buscam estratégias através do Supply Chain

Facilitar e proporcionar agilidade aos processos nas empresas. Esse é o principal objetivo dos empresários para se destacar, inovar e manter a organização competitiva no mercado. Devido a isso, a área de Supply Chain é uma das mais problemáticas, motivo pelo qual as empresas mais procuram consultoria.  A intenção das organizações é ter uma cadeia de suprimento integrada, que garanta maior rentabilidade e nível de serviço diferenciado. Para isso, é essencial que a cadeia permita aos executivos avaliar os pontos fortes e fracos, auxiliando na tomada de decisões que podem resultar na redução de custos, aumento da qualidade e, com isso, podem agregar valor ao serviço/produto.  As recompensas para as empresas com cadeias de suprimento integradas e bem estruturadas são o crescimento,...

22 de novembro de 2011

Investimento em Cultura: objetivos e benefícios

Diante da convergência digital e das constantes crises econômicas, a indústria busca maneiras de se reinventar e traçar novos modelos de negócio. Dentre eles, com o investimento privado em cultura. Os objetivos das marcas com o patrocínio cultural são reconhecer, valorizar e promover a diversidade cultural; respeitar os direitos culturais dos cidadãos, não apenas o acesso ao conhecimento, mas também a liberdade de expressão; fortalecer a cultura local, sem impor o global; promover o diálogo, a partir de redes e telas convergentes; e garantir o protagonismo e a participação dos agentes envolvidos. Esse contato direto com o público se torna mais fácil com o patrocínio cultural. Além de agregar valores de compromisso social, comunicação de rede e experiência a marca, o investimento em cultura...

21 de novembro de 2011

Embalagem: desde a logística até a conquista do consumidor

© Construction Photography/Corbis A função básica da embalagem é a armazenagem do produto. Porém, ela é desenvolvida também com outros objetivos. As propagandas e campanhas de marketing utilizam a embalagem como uma forma de atrair o consumidor. Uma embalagem bem pensada, com cores e imagens escolhidas de acordo com o produto e com o gosto do cliente, chama a atenção e pode se destacar no ponto de venda. Mas antes de chegar nesse ponto, a embalagem passa por diversas etapas do processo logístico. O produto é armazenado e movimentado, devido a isso precisa de embalagens resistentes e fáceis de manusear. A logística de transporte deve ser pensada de acordo com o tipo de produto, se é volumoso, úmido, seco, cortante, leve ou pesado. O...

18 de novembro de 2011

Consumo inteligente: a importância de ações sustentáveis nas empresas

© Images.com/Corbis Consumir significa fazer uso de alguma coisa para subsistência própria. Porém, saber consumir é uma arte. Tanto ações pessoais quanto empresariais devem ser pensadas com a intenção de não desperdiçar. São pequenas ações para um grande resultado: a preservação do meio ambiente. Muitas empresas, atentas a essa necessidade, têm buscado desenvolver campanhas para que as pessoas adquiriam hábitos que afetem e poluam menos o meio ambiente. Uma pesquisa realizada pelo portal UnoMarketing constata que, nos últimos 10 anos, os consumidores brasileiros têm estado mais críticos em relação às atitudes tomadas pelas empresas. O que demonstra que campanhas com vistas à sustentabilidade podem ser vantajosas para as organizações. Porém,...

17 de novembro de 2011

Sua empresa está preparada para a logística reversa?

As empresas se preocupam com a armazenagem, o transporte, a devolução, mas nem sempre têm uma estratégia para o recebimento de devoluções. Sabia que uma pesquisa realizada com 188 companhias pelo Conselho de Logística Reversa do Brasil aponta que cerca de 10% dos produtos vendidos no Brasil retornam para as empresas? Esse percentual inclui tanto os que nunca foram usados quanto os que já estão no final da sua vida útil. O índice aponta para uma necessidade de mercado: gerenciar a logística reversa nas empresas. Até porque, a mesma pesquisa mostra que metade das companhias avaliadas gasta até 5% do faturamento com o retorno dos produtos. Entre os motivos para essa quantidade de devoluções está a desistência do consumidor, o prazo de validade expirado ou ainda a “não-venda” dos produtos...

16 de novembro de 2011

Como contribuir com o bem-estar e interesse da sociedade e da empresa?

© Scott Barrow/Corbis Responsabilidade social. Estratégias e ações sociais têm sido cada vez mais utilizadas para dar visibilidade para as empresas. Ou seja, preocupadas com a responsabilidade social, as empresas contribuem para o bem-estar e os interesses da sociedade e da organização. Dessa forma, assumem uma função de relevante interesse social tratando de questões como meio ambiente, educação, saúde e outros. A atividade social da empresa pode ser por meio de ações voluntárias dos colaboradores e/ou pela doação de verbas, serviços e produtos. Com isso, as empresas demonstram o valor que dão para a comunidade em que atuam, pois é nela que encontram os funcionários, consumidores e fornecedores. O exercício da responsabilidade social...

15 de novembro de 2011

Three Types of People to Fire Immediately

“I wanted a happy culture. So I fired all the unhappy people.” - A very successful CEO (who asked not to be named) We (your authors) teach our children to work hard and never, ever give up. We teach them to be grateful, to be full of wonder, to expect good things to happen, and to search for literal and figurative treasure on every beach, in every room, and in every person. But some day, when the treasure hunt is over, we’ll also teach them to fire people. Why? After working with the most inventive people in the world for two decades, we’ve discovered the value of a certain item in the leadership toolbox: the pink slip. Show of hands: How many of you out there in Innovationland have gotten the “what took you so long?” question from your staff when you finally said goodbye...

14 de novembro de 2011

Reduza os custos de distrubuição na sua empresa

Reduzir os custos é o objetivo de qualquer empresa. Uma das preocupações com os gastos está na logística. O transporte das matérias-primas, a armazenagem e a distribuição dos produtos são essenciais para a continuidade do trabalho. Por isso, aproveite essas cinco dicas para reduzir os custos com distribuição na sua empresa. - Elimine o trabalho não produtivo: atividades repetitivas que não são produtivas atrasam o trabalho e aumentam os custos. Um diagrama de fluxo pode contribuir para identificar os problemas e um mapa de localização dos estoques também pode ajudar. - Reduza atividades utilizando os indicadores de desempenho adequados: é preciso identificar onde e como os custos ocorrem para verificar o desempenho e eliminar o que é desnecessário. - Reduza o uso de materiais: analise...

11 de novembro de 2011

Vai fazer negócios com chineses? Confira algumas dicas!

© Blue Jean Images/Corbis Hoje em dia é comum as empresas realizarem negócios nos mais diferentes cantos do mundo. Mas, você já parou para pensar que a cultura e o comportamento podem ser fatores determinantes para o sucesso de uma negociação? Na China, por exemplo, a arte da negociação é ensinada e treinada desde a infância. Por isso, valorizar o trabalho dos chineses e demonstrar interesse pela sua cultura é um ponto levado em consideração nesses casos. A China é um país com costumes muito diferentes dos do Brasil, por isso é preciso que os brasileiros tenham um planejamento e analisem as formas de relacionamento antes de tratar de negócios com os orientais. Normalmente, os chineses preferem realizar as reuniões de negócios durante...

9 de novembro de 2011

Posicione a sua marca de forma efetiva na internet

Procurar, analisar, pensar, comprar. Atualmente, os consumidores utilizam a internet para realizar pesquisas e avaliar quais são os produtos e/ou serviços que compensam mais. Devido a isso, estar no universo on-line é como estar mais próximo do público. Mais do que isso, muitas pessoas utilizam as redes sociais para opinar sobre as marcas, seja positiva ou negativamente. Se uma empresa não estiver bem posicionada nesse meio e não tiver estratégias para lidar com essa situação, principalmente no caso de comentários ruins, é possível que o problema se torne muito maior do que era no início. Por isso, se você tem um pequeno, médio ou grande negócio, invista na imagem dele na internet. Faça um planejamento de estratégias que podem ser desenvolvidas na internet; escolha um profissional que...

8 de novembro de 2011

Gestão de qualidade: garantir de confiança para o cliente e posicionamento no mercado

© Matthias Kulka/Corbis Gerir um negócio é planejar estratégias e ações com vistas ao lucro. A gestão é baseada em atitudes administrativas que orientam para o empreendimento dar certo. No caso da gestão de qualidade é feita uma análise geral do processo, planejamento, organização, controle, implementação, análise de indicadores e educação continuada, seja para garantir a qualidade de um serviço ou de um produto.  Atualmente, empresas de todos os portes têm se preocupado em desenvolver os processos de acordo com a gestão de qualidade. Através de uma certificação de sistemas de gestão de qualidade, as organizações ampliam as chances de satisfação e a confiança dos clientes e ainda têm acesso a novos mercados, além de reduzir custos...

7 de novembro de 2011

Empresas devem ter atenção ao contratar um profissional estrangeiro

É comum profissionais se aventurarem em outros países para procurar oportunidades de emprego. No Brasil essa situação não é diferente, assim como existem brasileiros que buscam chances em outros lugares, profissionais dos mais diversos países vem tentar a vida no país tropical. Porém, deve-se ter atenção redobrada com esse tipo de contratação. Isso porque a cultura e o idioma podem ser uma barreira para o relacionamento com a equipe e/ou para o desenvolvimento do trabalho. A forma de reagir diante de conflitos, a opinião e o conhecimento das leis nacionais por parte dos estrangeiros são questões que podem causar entraves na realização do trabalho. Ainda assim, se o profissional for capacitado, a empresa só tem a ganhar com um estrangeiro. O idioma pode facilitar relações internacionais...

4 de novembro de 2011

Dicas para ser um empreendedor de sucesso

© Chat Roberts/Corbis Ser um empreendedor significa produzir novas ideias para os negócios, através da imaginação e criatividade. Normalmente, o empreendedor é motivado pelo desejo de assumir responsabilidades e ser independente. Para empreender, é preciso que o profissional tenha capacidade de liderança, saiba inovar, tenha habilidade de organizar e conhecimento dos processos, tanto técnica como teoricamente. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em 2010 foram constituídas 1.370.464 novas empresas. No entanto, nem todos os proprietários sabem o que é necessário para ser um empreendedor e fazer o seu negócio se manter no mercado e crescer. Para começar, segue algumas dicas para quem...

3 de novembro de 2011

Autoconhecimento: fundamental para atingir o sucesso

"Conheça a si mesmo. Saiba exatamente quem você é, conheça suas fraquezas e suas forças". (Peter Drucker) Você se conhece bem? O autoconhecimento é essencial para orientar tanto o trabalho quanto a vida pessoal. Afinal, é importante saber o que motiva a realização de determinada tarefa, quais são os objetivos, o que faz aquilo ter um significado. Autoconfiança e auto-avaliação realista são posturas indicadoras do autoconhecimento e apresentam forte impacto na situação de trabalho em equipe. Devido a isso, são características tão necessárias para se inserir e se manter no mercado de trabalho. Conhecer a si mesmo é saber quais são as próprias habilidades, dificuldades, capacidades, medos e anseios. O autoconhecimento auxilia os profissionais a escolherem os cargos e trabalhos que podem desenvolver...

1 de novembro de 2011

Marketing e Logística: processos correlacionados

Marketing e logística são processos diretamente relacionadas. Enquanto o marketing planeja o relacionamento com o cliente e a posição da marca no mercado, o supply chain operacionaliza. Para criar boas estratégias de supply é preciso pensar de forma correlacionada ao marketing. Além disso, essas são áreas fundamentais para o desenvolvimento do planejamento geral da empresa. O serviço ao cliente deve ser o resultado de todas as atividades logísticas que envolvem a organização. Nenhum cliente se sentirá satisfeito se a empresa estiver focada apenas no marketing, é necessário que a cadeia logística esteja bem estruturada, de forma que haja uma maximização dos custos, através da produtividade, armazenagem e movimentação dos materiais, além da flexibilidade no processo produtivo. Notícias...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons