27 de fevereiro de 2013

Conselhos de Nizan Guanaes

Nizan Guanaes já trocou a Bahia por São Paulo, perdeu mais de 50 quilos, construiu o Grupo ABC, que tem faturamento de R$ 1 bilhão por ano e de maneira inteligente troca invariavelmente de opinião quando julga necessário. Ao invés de temer, como muitos, esse processo de mudança, Nizan encara o efeito “camaleão” como algo positivo e absolutamente essencial para o sucesso que obteve em sua longa carreira como publicitário. Por essas e outras, ele é referência e inspiração para profissionais de todos os segmentos, sobretudo para o trade publicitário. Confira agora alguns conselhos do publicitário sobre algumas questões específicas em entrevista para a Revista Alfa: Sobre marketing pessoal “Acho um negócio forçado. Parece um monte de passinhos...

26 de fevereiro de 2013

Coaching: dicas para elevar o seu bem-estar também no dia-a-dia

Muitas vezes com a correria do dia a dia é normal nos sentirmos desmotivados. Vários motivos podem ser a causa desse mal: falta de tempo, baixa autoestima, falta de foco, estresse no trabalho, sonhos não realizados, rotina desgastante, fazer o que não gosta e etc. Nesses dias, lutamos com todas as forças para levantar e sair de casa. Os segundos demoram a passar. Podemos até ter alguns momentos prazerosos, mas, no geral, não sentimos ânimo de fazer absolutamente nada. O que falta é o combustível mais importante para seguir em frente: a motivação. A motivação é uma questão pessoal, parte de cada um de nós. Para nos motivar, precisamos ter um propósito. Precisamos sentir que o trabalho que fazemos serve para algo a mais do que simplesmente...

25 de fevereiro de 2013

Antisociais: a maioria dos CEOs está fora das redes sociais

Os CEOs das principais empresas do mundo estão buscando cada vez mais a internet para se socializar com clientes e outros funcionários. Mas, em vez de redes sociais, eles têm priorizado vídeos e os próprios sites das empresas para buscar estes contatos, muitas vezes em uma via de mão única. De acordo com levantamento realizado pela consultoria Weber Shandwick, em 2010, apenas 36% deles buscavam este contato social pela internet. Atualmente, o número cresceu para 66%. Inicialmente, os CEOs usam a home page da empresa para depois buscar outras plataformas. Uma das vias mais apreciadas pelos principais executivos são os vídeos. Quatro em cada dez utilizam seus sites ou canais no YouTube para passar mensagens para os seus consumidores e,...

22 de fevereiro de 2013

Não há desenvolvimento sem feedback

Esta afirmação é incontestável. Não podemos desenvolver sem a presença do feedback nos orientando e indicando necessidades e foco. Por exemplo, “qual a nossa expectativa após a prova”? A nota, isto é, o feedback! A utilização do feedback na gestão ainda não é uma prática convencional. Há dificuldades no recebimento do feedback e, principalmente, na aplicação. A famosa frase “preciso lhe dar um feedback” sempre gera preocupação e ansiedade. Mas, como crescer sem feedback, este é o princípio da educação. Evidente que na grande maioria dos casos o feedback se apresenta para redimensionar uma ação tendo o objetivo de consertar uma ação / desvio e, por isso, é visto sempre como um questionamento ou uma bronca. O que não significa, no entanto,...

21 de fevereiro de 2013

Como vencer a barreira cultural nos negócios

A interculturalidade tem feito parte do mundo dos negócios desde a Segunda Guerra Mundial e se caracteriza pela integração e intercâmbio entre diferentes culturas, gerando um fluxo contínuo de informações, ideias e pessoas. Esse encontro com o diferente e as diferenças se tornou uma competência importante para os profissionais poderem lidar com pessoas de diferentes culturas. Diplomatas e homens de negócios se beneficiam fortemente se forem capacitados para essa “cultura de culturas”. Foi a partir de 1980, com o avanço da globalização, com a expansão dos contatos entre países, que a interculturalidade tornou-se ainda mais presente e crucial no dia a dia das organizações. Desde então, trabalhar em e com times “multiculturais” e saber lidar...

20 de fevereiro de 2013

Características em falta nos trainees

Com seleções cada vez mais concorridas, conquistar uma vaga de trainee não é tarefa fácil. Os programas chegam a ter milhares de inscritos para pouco mais de uma dezena de vagas e cumprir todas as etapas até que a empresa bata o martelo pode levar cerca de 4 meses. Mas quem pensa que chegar à etapa final e conseguir a vaga é sinal de que o jovem em início de carreira já carrega consigo o “DNA corporativo” engana-se. Mesmo os mais bem colocados nos processos seletivos ainda têm muita coisa para aprender para se adequarem ao perfil buscado pelas empresas.  Saiba quais características estão em falta nos trainees e prepare-se: - Segurança nas escolhas Saber justificar o motivo pelo qual se inscreveu naquele determinado programa é algo fundamental durante as etapas das entrevistas...

19 de fevereiro de 2013

Como fazer o seu chefe dizer SIM

Queira ou não, você é um negociador. A negociação é uma verdade da vida”. Estas duas frases abrem um dos livros mais importantes e vendidos sobre a arte de negociar, "Getting to Yes" (Penguin Books), dos autores William L. Ury, Roger Fisher. Se estamos o tempo todo estabelecendo acordos e resolvendo conflitos de interesses em nossas vidas, é certo também que, em uma negociação, o caminho entre o “não” e o “sim” pode ser longo e tortuoso e deixar muita gente com frio na barriga só de pensar no assunto. Uma pesquisa realizada pelo Linkedin, com mais 2 mil profissionais em 8 países, revelou que, diante de negociações, de carreira - que envolvem desde negociar um aumento até o fechamento de um negócio - os brasileiros são os que mais sentem medo. Geralmente, a negociação com o chefe...

15 de fevereiro de 2013

Cuidar do processo: uma atribuição do líder

A gestão de processos (BPM, Business Process Management) suporta metodologia que gera melhorias, resultados e valor para as organizações, impactando diretamente na performance do ponto de vista dos clientes e segmentos específicos de mercado. Geralmente, essas melhorias decorrem do fato de a Gestão de Processos facilitar a comunicação no fluxo de trabalho, oferecendo às empresas recursos flexíveis para, de fato, atuar em diferentes departamentos e funções tradicionais da organização, otimizando o atendimento às demandas específicas de clientes ou de outras partes interessadas da organização. Ainda não há uma cultura global de BPM, mas há um processo que se iniciou há cerca de 30 anos. Apesar das organizações pelo mundo inteiro estarem avançando neste tema, o conceito tem sido bem assimilado.  A...

14 de fevereiro de 2013

Escritório bagunçado estimula a criatividade

Quantas vezes você ouviu que uma escrivaninha organizada favorece os estudos e que um ambiente tranquilo, arrumado é reflexo de bons resultados? Pois há novas evidências. Steven Johnson, formado em semiótica e em literatura inglesa pela Universidade de Columbia, decidiu investigar como surgem as boas ideias e quais são os ambientes que favorecem sua formação. Segundo ele, se você procura inovação, seu escritório deveria acolher mais encontros – e uma certa bagunça. Durante a investigação, Johnson encontrou um estudo realizado pelo psicólogo Kevin Dunbar, da McGill University, no Canadá. Dunbar instalou câmeras em quatro dos mais importantes laboratórios americanos de biologia molecular para registrar as atividades dos cientistas e entrevistou...

13 de fevereiro de 2013

Como se livrar de situações delicadas com o chefe

Mesmo o melhor dos relacionamentos com o chefe tem lá seus dias ruins e algumas situações no dia a dia corporativo são verdadeiros abacaxis.Negar ou não concordar com ele nunca é uma tarefa fácil. Gerenciar um mundo de tarefas, todas urgentes, também é complicado. E o que fazer quando o chefe não cumpre o que promete?Veja algumas dicas para se sair bem com o chefe nestas três situações e não prejudicar sua carreira:1 - Como dizer não: Tem gente que sua frio e já começa a tremer diante da tarefa desafiadora de ser o porta-voz do não para o chefe. O ideal é deixar o temido ´não´ para o fim da conversa. Antes de entrar na sala do chefe, levante os todos os motivos que o levaram a não poder atender ao pedido dele. Ao começar a conversa apresente as causas e deixe a consequência – nesse caso,...

8 de fevereiro de 2013

O que NÃO perguntar em uma entrevista de emprego

Você se prepara a entrevista de emprego: escolhe a melhor roupa e treina como dizer qual é a sua formação acadêmica e quais são as experiências profissionais. Mas, além das questões triviais, é comum que os recrutadores abram espaço para que o candidato à vaga faça perguntas sobre o trabalho e a empresa. O objetivo é que profissional tenha como tomar uma decisão mais assertiva em relação à mudança de emprego.  É nesse momento que é preciso mais atenção. Existem algumas perguntas que podem "queimar" o entrevistado na hora e fazê-lo perder a chance de assumir o cargo. Saiba quais são elas e evite utilizá-las: 1) O que a empresa faz? Essa pergunta demonstra que você não sabe nem ao menos o essencial, que é o que a empresa faz. O...

7 de fevereiro de 2013

As 20 empresas com os funcionários mais felizes e bem pagos

Salário alto e felicidade no emprego caminham juntos nas 20 empresas que você confere a seguir. O ranking publicado pelo Business Insider, com informações do PayScale, avaliou salários e o nível de felicidade dos funcionários das 500 maiores empresas dos Estados Unidos, segundo a revista Fortune. O nível de felicidade foi medido a partir de questionários respondidos pelos funcionários e levou em conta itens como satisfação, flexibilidade da jornada, significado da atividade na visão do profissional, entre outros. Dentro do resultado final do ranking, o peso do salário é de 43% enquanto o nível de felicidade responde por 57%. 1. Celgene CorporationSetor: biotecnologiaSede nos Estados Unidos: Summit, New JerseyNúmero de funcionários: 4.500Salário...

5 de fevereiro de 2013

Empresas familiares: profissionalizar o negócio ou morrer?

A valorização do profissional por conta do mérito é, infelizmente, uma realidade em poucas empresas no Brasil, e aquelas que a praticam como fator balizador normalmente estão entre as melhores em seu segmento. A maioria das empresas de controle familiar tem uma gestão concentrada mais nas relações pessoais e de convivência e, portanto, enfrentam dificuldades para implantar programas ousados de remuneração e oportunidades com base no mérito. No entanto, como ele bem reconhece, a situação tende a mudar, já que estarão condenadas ao fracasso as empresas que permanecerem na contramão das práticas modernas de gestão. As empresas familiares são de extrema importância para a economia do País, porque representam 98% dos negócios, segundo dados...

 
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