30 de junho de 2011

Especulações sobre a fusão entre o Pão de Açúcar e o Carrefour

A fusão de empresas é uma operação que une duas ou mais sociedades, de mesmo segmento ou diferente. Essa tendência ocorre devido à concorrência e à necessidade de reduzir custos operacionais na empresa, como forma de manter o produto competitivo no mercado consumidor. Após várias especulações, na última segunda-feira (27) o grupo francês Carrefour recebeu a proposta para fusão com o Pão de Açúcar, maior grupo varejista brasileiro. A operação daria origem à empresa Novo Pão de Açúcar (NPA), que teria 50% da filial brasileira do grupo Carrefour e 11,7% da companhia francesa no mundo. O faturamento poderia atingir cerca de R$ 60 bilhões anuais e 28% do setor supermercadista do Brasil.  Agora, os acionistas do grupo varejista brasileiro Pão de Açúcar e dos franceses Carrefour e Casino...

29 de junho de 2011

Cultura organizacional X Cultura do funcionário

É comprovado que, através do desenvolvimento de ações em equipe, as empresas se tornam mais eficazes. Isso é devido à cultura organizacional, que reúne valores e crenças compartilhados por todos os membros da empresa.  A cultura organizacional influencia direta e indiretamente no comportamento, na motivação, na produtividade do trabalho e na satisfação das pessoas envolvidas. A cultura organizacional reflete a capacidade de sobrevivência da empresa. É por meio dela que pode-se prever as ações em meio a crises, por exemplo. Mas, além disso, é preciso que a cultura do colaborador condiga com os valores da empresa. A organização da empresa se torna muito mais sólida quando os perfis dos líderes e dos colaboradores estão sintonizados na mesma missão. Porém, é necessário quebrar paradigmas...

28 de junho de 2011

Concurso internacional de fotografia revela finalistas

O Chartered Institute of Building, instituto voltado para a indústria de construção com sede na Grã-Bretanha, divulgou os finalistas da segunda edição do concurso Art of Building (Arte da Construção). Dentre cerca de 2 mil fotos, foram escolhidas 12, que demonstram a paixão das pessoas que trabalham com construção e reforçam o impacto do seu trabalho sobre os que farão uso das casas e prédios construídos. Confira as fotos selecionadas: http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,concurso-de-fotografia-celebra-criatividade-e-paixao-da-construcao,737438,0.htm...

A união faz a força?

IMAGEM: © Pulp Photography/Corbis Quando se pensa em constituir uma sociedade, há dois aspectos fundamentais que devem ser considerados: as pessoas e os motivadores dessa união. Isso porque as pessoas precisam, no mínimo, ter um bom relacionamento, não é necessário concordar em tudo, mas o importante é estarem engajados nos mesmos objetivos. Assim como é preciso avaliar a necessidade de dividir o comando de uma empresa ou um escritório com alguém, a partir das demandas existentes. Abrir uma empresa em sociedade é uma das alternativas para quem não dispõe de recursos financeiros ou de conhecimentos suficientes. Na sociedade existe a vantagem de poder contar com uma ajuda qualificada no desenvolvimento de seus projetos. Mas é preciso...

27 de junho de 2011

BULLYING TAMBÉM ACONTECE EM EMPRESAS

Comportamentos agressivos e de intimidação podem ocorrer em qualquer ambiente, inclusive profissional Em lugares aonde existem pessoas e algum tipo de relação entre elas, há o risco de alguém estar sofrendo bullying. Esta é a constatação do diretor executivo da Partner Consulting do Brasil, Rui Rocha, que alerta: “o bullying está impregnado em nossa sociedade e também pode ser encontrado facilmente nas organizações”. Termo importado da língua inglesa, que se refere a atitudes agressivas, verbais ou físicas aplicadas de forma intencional e repetitiva, o bullying tem ganho grande repercussão na mídia e, atualmente, é tema de muitas discussões, que fazem com que as pessoas repensem os padrões sociais aos quais estamos “cristalizados”.  Muitas vezes, explica Rocha, assim como acontece...

Governo propõe subsídio para a compra de tablets

IMAGEM: © Matt Bird/Corbis O governo brasileiro definiu regras para a redução do preço dos tablets (microcomputadores em formato de prancheta e sem teclado) no país. No começo deste mês foi publicada no Diário Oficial da União, a medida provisória que determina as normas para a concessão dos incentivos fiscais da Lei de Informática à fabricação dos aparelhos, com a definição dos componentes necessários na montagem dos tablets para ter direito à isenção de impostos. Com essa medida provisória, esses tipos de aparelho entram para o PPB (Processo Produtivo Básico - Lei 8.387/1991) e têm redução de 9,25% para zero a alíquota de PIS/Cofins. Além disso, o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) cairá de 15% para 3% em alguns estados,...

26 de junho de 2011

Endividamento do brasileiro bate Recorde

Deixo aqui no meu blog a reportagem divulgada hoje pelo Jornal O Estado de São Paulo sobre o endividamento do brasileiro. Verdadeiramente precisamos estar atentos para isto, pois outros países trilharam caminhos silimares e entraram em colapso com o seu consumo internol prejudicando sensivelmetne o desempenho de suas economias Leia e comente se possível. SÃO PAULO - O endividamento do brasileiro atingiu nível recorde. A dívida total das famílias no cartão de crédito, cheque especial, financiamento bancário, crédito consignado, crédito para compra de veículos e imóveis, incluindo recursos do Sistema Financeiro da Habitação (SFH), corresponde a 40% da massa anual de rendimentos do trabalho e dos benefícios pagos pela Previdência Social no País, aponta um estudo da LCA Consultores ao qual...

24 de junho de 2011

Como facilitar o relacionamento entre chefe e colaborador

IMAGEM: © Tim Garcha/Corbis Comunicação clara e trabalho em equipe. Essa é a visão ideal para o relacionamento no universo corporativo. Não existem regras para o colaborador lidar com o chefe, ou vice-e-versa. Mas é essencial o tratamento com respeito e o diálogo nas tomadas de decisão. O colaborador participa diretamente dos processos de produção e o chefe conhece como funciona cada parte da empresa e tem conhecimento para administrá-la. Por isso, o gestor deve criar um ambiente de facilitação para o diálogo, de forma que seus colaboradores sintam-se à vontade para interagir, perguntar, dividir e confiar.  O sucesso e o desenvolvimento da organização dependem de quem trabalha por ela. Não são raras as empresas em que...

22 de junho de 2011

A mesa do brasileiro e seus hábitos de consumo

IMAGEM: © Felix Wirth/Corbis O hábito de comer “este” ou “aquele” alimento é aprendido por cada um de nós quando ainda somos muito pequenos, geralmente sob influência de nossa cultura familiar, social e regional. Porém, isso pode estar mudando. Nos últimos sete anos, conforme indica estudo do Euromonitor divulgado recentemente, a mesa dos brasileiros está passando por mudanças significativas. Um dado interessante apontado pela pesquisa demonstra que o consumo de alimentos saudáveis e “de marca” no Brasil quase dobrou entre 2004 e 2009, passando de R$ 15,9 bilhões para R$ 28,9 bilhões: um crescimento de 82%. A projeção é que até 2014 o consumo desses alimentos cresça outros 39%...

21 de junho de 2011

A importância do jogo aberto na relação Empresa x Colaborador

No mundo empresarial, quando surgem conflitos entre os representantes de uma empresa (diretoria, gerentes, gestores em geral) e seus colaboradores, uma consequência é certa: o desempenho da equipe pode ser prejudicado, bem como, as metas a serem atingidas por esta organização. Dessa forma, é importante que a empresa dê sempre o primeiro passo, inculturando o colaborador a um modo de pensar coletivo, deixando claras as “regras do jogo” coletivo que está disputando. Afinal, é importante que os dois lados estejam dispostos a conviver de maneira sadia, pois o ambiente corporativo é um espaço dinâmico e que exige interação não só entre as pessoas, mas também entre os processos, com a cultura da empresa e, principalmente, em situações onde ocorra a troca de lideranças. Para isso, é necessário...

20 de junho de 2011

Tecnologia à serviço da sociedade

IMAGEM: © Najlah Feanny/CORBIS SABA A imprevisibilidade do mercado e a necessidade de se manter atualizado fazem com que as empresas utilizem cada vez mais a tecnologia. Uma das novidades recentes desse campo, que promete causar repercussão no país é a nova carteira de identidade. Em junho de 2011, um projeto-piloto começou a distribuir o RIC (Registro de Identidade Civil), para substituir o RG (Registro Geral). Com base em um sistema altamente tecnológico, o RIC será implantado em todo o território nacional. O cadastro de identificação civil será unificado e garantirá maior segurança e comodidade para o cidadão, devido à armazenagem de todos os dados pessoais (nome, filiação, naturalidade, CPF, título de eleitor, etc.). As...

17 de junho de 2011

“Gurus” facilitam a gestão empresarial

As empresas necessitam constantemente da prestação de serviços de profissionais especializados para solucionar problemas internos. Quem desempenha essa função são os consultores, também conhecidos como “gurus”. O papel do “guru” é orientar chefes e/ou colaboradores a tomarem as decisões corretas no cotidiano da empresa, para não gerar crises. O “guru” é um agente de mudanças, que faz levantamentos e diagnósticos para oferecer soluções e apresenta opiniões e críticas sobre o processo organizacional. No papel de influenciador, esse profissional assessora chefes e/ou colaboradores a perceberem, entenderem e agirem sobre os problemas que ocorrem em seus ambientes de trabalho. A utilização de consultorias é uma excelente alternativa para trazer uma visão diferente sobre os negócios.No entanto,...

15 de junho de 2011

Supply Chain nas empresas: comprometimento e estruturação

IMAGEM: © Erik Isakson/Tetra Images/Corbis Diante da globalização não existem fronteiras para o desenvolvimento das empresas. Com vistas à integração dos setores, redução de custos desnecessários, qualidade de informação e fluxo de serviços, a ideia de supply chain tende a ser internalizada por diversas organizações. Uma cadeia logística comprometida visa realizar os trabalhos com agilidade e garante a satisfação dos clientes desde a compra dos produtos até o momento da entrega. O futuro do Brasil depende de uma cadeia logística bem alinhada, com qualidade e disponibilidade de infraestrutura de transporte e comunicação. O objetivo é que, com base neste conceito, as empresas se desenvolvam...

14 de junho de 2011

Dicas para administrar seu dinheiro

IMAGEM: © Clandestini/Westend61/Corbis Chegamos à metade do ano e, para que você não esquente a cabeça ao programar suas férias ou veja seu 13º ir “pelo ralo”, o consultor Rui Rocha oferece sugestões de gerenciamento financeiroCom a gestão financeira pessoal é possível analisar e avaliar as reais necessidades de gastos. Um bom planejamento financeiro evita dívidas, preserva os patrimônios e auxilia no investimento com sabedoria e segurança. Quando se trata das finanças da família, esse tema gera discussões, pois muitos sonhos e expectativas pessoais e familiares dependem de economia.De acordo com o consultor empresarial Rui Rocha, é importante que a família saiba gerir de forma responsável as suas finanças. O consultor ressalta a necessidade...

Estratégias de marketing garantem excelência do portfólio de produtos

IMAGEM: © Rainer Holz/Corbis Gerir um portfólio de produtos implica em desenvolver estratégias para garantir eficiência e satisfação dos clientes. Dentre elas, as empresas constantemente criam novos produtos, seja para ampliar o portfólio ou para conquistar novos públicos. Para a criação de produtos é necessário analisar quatro aspectos do marketing: produto, preço, promoção e praça (ou ponto de venda). É essencial avaliar tudo o que está relacionado ao produto, suas características, seu diferencial no mercado e sua marca. O preço que será cobrado, como será realizada a divulgação e em que lugares serão vendidos também são questões que devem ser verificadas para delinear as ações de...

13 de junho de 2011

Planejamento Estratégico é essencial como ferramenta de gestão

IMAGEM: © Lucidio Studio Inc./CORBIS A elaboração de um planejamento advém da necessidade de formular ações e estratégias para atingir determinados objetivos. O planejamento oferece uma visão de futuro, por isso é essencial para qualquer organização, independente do tamanho.  As ações do planejamento visam reunir providências a serem tomadas pelo executivo. Assim, ele pode estar prevenido e se preparar para situações favoráveis ou adversas no futuro. Devido a isso, esse é um processo contínuo, que deve ser adequado de acordo com as necessidades, expectativas do mercado e mudanças ocorridas no cenário econômico e social do país. É certo que muitas organizações fazem belos planejamentos estratégicos, no entanto pecam na execução,...

10 de junho de 2011

RUI ROCHA PARTICIPA DE EVENTO SOBRE GOVERNANÇA CORPORATIVA EM SÃO PAULO

O diretor executivo da Partner Consulting do Brasil, Rui Rocha, conhecido no Paraná por suas atuações enquanto consultor de grandes empresas e por seus trabalhos de coaching executivo, está em São Paulo para participar de evento realizado pela Fundação Dom Cabral. Com foco na capacitação de profissionais para atuação em trabalhos de Governança Corporativa, o programa elaborado pela instituição conta com a presença de grandes organizações brasileiras, como Vale do Rio Doce, Tigre, Alupar, Usina Sta Teresinha, dentre outras. “O desejo de aproveitar de forma estruturada os cenários de crescimento está fazendo com que as empresas repensem seus modelos de gestão e procurem se adaptar às melhores práticas na administração de negócios....

Leitura ideal para obter resultados no ambiente corporativo

IMAGEM: © moodboard/Corbis Para quem busca alcançar resultados em tempos bons ou ruins dos negócios, uma dica de leitura é o livro “Resultados Previsíveis em Tempos Imprevisíveis” de Bob Whitman, Breck England e Stephen R. Covey.  Os autores destacam quatro princípios básicos para que corporações alcancem os resultados desejados. Dentre eles está a “Execução Excelente”, que ressalta a importância de todos os membros da equipe de trabalho conhecerem as metas e como executá-las com precisão. Em seguida, a ideia dos “Altos níveis de confiabilidade em todos os investidores e nas outras partes interessadas” destaca que a confiança é necessária para acelerar os processos e reduzir os custos. “Realizar com menos” é uma meta para agregar...

9 de junho de 2011

Coaching: o desafio de manter-se atualizado

IMAGEM: © Bettmann/CORBIS Quem atua no mundo executivo não pode deixar de estar atualizado. Informações de mercado, da concorrência, da economia, da política e de tantos outros fatores podem ser recursos adicionais na hora de se tomar uma decisão importante, que necessita não só de experiência profissional, mas também bom senso na área comportamental. Dessa forma, contratar o trabalho de coaching pode ser uma ferramenta interessante para quem deseja estar melhor posicionado a respeito de novas estratégias para o futuro da empresa e de sua carreira. Ele é um mediador que ajuda os gestores na realização de negociações complicadas, na vivência de processos de mudança de cargos e funções e, sobretudo, no enfrentamento de possíveis...

8 de junho de 2011

Tecnologia a serviço dos profissionais

IMAGEM: © Matthias Tunger/Corbis A tecnologia faz parte do cotidiano das empresas. Atualmente, todos os dados referentes ao planejamento, às metas e às ações das organizações estão inseridos em computadores. O risco de perder essas informações faz com que profissionais se dediquem a buscar formas de garantir a segurança dos dados. Pensando nisso, foi desenvolvido o notebook Panasonic Toughbook CF-31. Este computador foi projetado para profissionais que trabalham em plataformas de petróleo, indústrias, mineradoras, construção civil e forças de segurança. Resistente ao calor, a umidade, a poeira, a água e ao frio, ele pode ser carregado para qualquer lugar, mesmo que haja probabilidade de quedas ou acidentes. É o notebook ideal para quem...

7 de junho de 2011

Mudar as rotinas para evoluir e se adaptar ao mercado de trabalho

IMAGEM: © moodboard/Corbis As mudanças organizacionais ocorrem para atender às necessidades das empresas. O objetivo é a evolução das atividades desenvolvidas, no intuito de garantir o crescimento da organização, a conquista de novos clientes e a melhoria das ações/produtos. Porém, nem sempre é fácil se adaptar às mudanças em uma empresa. Colaboradores e até mesmo gestores demonstram resistência quando se trata de modificar a rotina no ambiente de trabalho. Por isso, é importante que as transformações sejam entendidas e repassadas como um aprimoramento, com vistas a destacar a empresa e aumentar a rentabilidade.  As alterações devem ser planejadas, com o estabelecimento de metas e do papel de cada um nesse processo. Para isso,...

6 de junho de 2011

Lei Rouanet estimula o investimento em cultura

IMAGEM: © Owaki - Kulla/CORBIS  Ao patrocinar eventos culturais, as empresas garantem divulgação da imagem institucional. Esse é o chamado marketing cultural, que objetiva promover a diferenciação das marcas, diversificação da comunicação para atingir o público e posicionamento da empresa como socialmente responsável. Para incentivar a produção cultural no Brasil e estimular o patrocínio de empresas, há 20 anos foi assinada a Lei Federal n° 8.313, mais conhecida como Lei Roaunet. A lei institui políticas públicas para a cultura nacional, dentre elas, a política de incentivo fiscal, que possibilita às empresas e cidadãos deduzirem em uma porcentagem do imposto de renda o investimento em ações culturais. O percentual é de 6% do IRPF...

3 de junho de 2011

Sustentabilidade em foco nas empresas

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; ...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons