30 de janeiro de 2013

Trabalhar em casa dá certo?

Muita gente que decide montar o próprio negócio prefere fazê-lo em casa, ao menos no começo, para diminuir os riscos da empreitada. Entre outras vantagens, trabalhar por conta própria em casa permite um certo conforto e economia de tempo e de dinheiro. Mas atenção: você precisará ter muita disciplina para que isso não comprometa a sua produtividade. É fundamental delimitar o espaço físico entre a casa e o trabalho e tomar cuidado para que não haja interferência da família no dia-a-dia do negócio. Procure respeitar os horários. Nada de parar no meio do expediente para um cochilo ou para assistir à TV. Você também não deve estar 24 horas por dia à disposição dos clientes. Lembre-se de que suas horas de descanso e de dedicação à família...

29 de janeiro de 2013

O que é essencial para escolher um MBA?

Um bom programa de MBA exige tempo e custa dinheiro. Errar na hora de escolher um curso adequado às suas necessidades pode redundar no gasto desnecessários de ambos recursos. Para você não seguir este destino, Ricardo Betti, sócio da MBA Empresarial, conta o que deve entrar na equação para escolher um programa de MBA. Tudo em mais um dos vídeos de carreira. Fonte: Exame Vídeo...

28 de janeiro de 2013

Walt Disney: o homem que virou negócio

Nascido em Chicago, na alvorada do século XX, Walt Elias Disney saiu de casa cedo. Aos 16 anos, durante a 1ª Guerra Mundial, tentou se alistar ao exército norte-americano, mas foi barrado, por ainda ser menor de idade. Mesmo assim, conseguiu uma vaga na Cruz Vermelha, através da qual trabalhou na França, dirigindo ambulâncias. No entanto, por incrível que pareça, a grande reviravolta da sua vida não foi deixar o lar e estar em meio a um dos conflitos mais sangrentos da história. A entrada no mundo da arte na volta aos Estados Unidos foi a mudança de percurso que, de fato, revolucionou sua vida. Com a pequena produtora Laugh-O-Gram, que montou com o irmão Roy e o amigo Ub Iwerks, Disney começou a fazer animações de contos de fada, que...

24 de janeiro de 2013

Por que pagamos mais caro no Brasil?

A diferença de preços do Brasil com o resto do mundo é impressionante. Do restaurante aos eletrônicos, quase tudo é mais caro aqui. Razões não faltam, começando pelos impostos. Uma das cargas tributárias mais elevadas do planeta, particularmente concentrada sobre consumo e produção, encarece tudo que é feito e comprado aqui. Impostos não explicam todas as distorções. Também as margens de lucros são mais elevadas. A esquerda culpa a ganância dos empresários pelas gordas margens. A explicação está equivocada. Sim, empresários querem cobrar mais por seus produtos e serviços. Se você pudesse dobrar seu salário, não dobraria? A pergunta é: por que conseguem cobrar mais aqui? Por que aceitamos pagar mais? Apesar dos avanços desde 1994,...

22 de janeiro de 2013

Como desenvolver jovens líderes

Janeiro não significa só a volta ao trabalho, mas também o começo dele, principalmente para jovens empregados e estagiários. Muitos deles chegam com ideias frescas e um verdadeiro talento para crescer na empresa, mas, ainda assim, precisam ser orientados no local de trabalho. O ideal é prepará-los para as novas responsabilidades. Afinal, no futuro, essas pessoas poderão estar à frente do negócio. Divulgue seus talentos. Não esconda seu jovem líder, mostre-o para o mundo. Permita que eles sejam a cara da sua empresa. Incentive-os a contribuir com o blog da empresa ou com publicações institucionais, fazer cursos e treinamentos, realizar apresentações em feiras e congressos e colaborar para melhorar o que sua empresa tem a oferecer. Gerencie-os,...

21 de janeiro de 2013

O que é importante saber para gerir uma marca

Gerir uma marca não é fácil. Além da visão global que os gestores devem ter, todos os pormenores contam. Existem oito pontos-chave que nunca devem ser esquecidos. Abrangência: Uma marca não está só associada a um produto ou uma gama de produtos. Tudo pode ter uma marca, desde um detergente até uma cadeia de restaurantes até uma empresa de serviços de consultoria. O que é importante reter é que as pessoas nem sequer têm que conhecer bem o produto ou o serviço proposto para conhecer e ter uma boa imagem de uma marca. Dimensão simbólica: Qualquer marca, para ser forte, tem que apelar a algo de profundo, de mítico. Uma marca com sucesso não se deve limitar a representar uma categoria de produtos e demonstrar saber nesse campo. Uma estratégia de marca bem sucedida tem que remeter o consumidor...

18 de janeiro de 2013

Quando procurar um coaching?

Nos últimos anos, empresas e executivos de todas as áreas têm buscado cada vez mais o Coaching como forma de desenvolver indivíduos, solucionar ou diminuir problemas. Mas, afinal, qual o melhor momento para procurar o serviço? Coaching é altamente indicado e necessário para carreira em momentos de: - Transição (mudança de emprego, mudança de posição ou função). - Crise (descarrilamento, falta de foco e motivação, desconexão com valores, perda de performance). - Planejamento (aposentadoria, sucessão, promoção). - Desenvolvimento (treinamento de novas habilidades e competências). - Projeção (busca ou candidatura por uma posição mais elevada na hierarquia da organização). O coaching ajuda o executivo a visualizar quais passos ele deve tomar para sair desse estado e partir para...

17 de janeiro de 2013

E-mail marketing ainda funciona?

Recentemente, a Associação Brasileira de Marketing Direto (ABEMD) realizou a Conferência de E-mail Marketing no Brasil. Por meio de casos de sucesso, os palestrantes procuraram provar que o e-mail é ainda um canal de comunicação muito eficaz, quando bem planejado e executado. As palavras-chave são relevância e segmentação. Por isso, invista tempo e verba para conhecer seus clientes. Veja algumas dicas que podem ajudar a utilizar o e-mail marketing com bons resultados: Crie um site para sua empresa, produto ou evento e incentive as pessoas que acessarem o site a fornecer seu contato (e-mail), deixando claro quais são os benefícios de dar essa informação. Faça isso com um formulário simples, pois ninguém está disposto a gastar muito...

16 de janeiro de 2013

Fatores que influenciam na negociação

Com ofertas crescentes de produtos e serviços em mercados globalizados – além de clientes mais dinâmicos – o cenário competitivo exige do negociador um perfil cada vez mais versátil e inovador. Isso de fato tem aprimorado novas tendências para a estratégia de negociação, que, na maioria das vezes, antevê o fechamento de um bom negócio para ambas as partes.Na hora de negociar, é importante e até mesmo estratégico considerar todos os fatores de influência, estando preparado para responder aos questionamentos que podem surgir inesperadamente nas conversações.Avaliar detalhadamente o contexto em que a negociação está inserida e quais serão os possíveis desdobramentos, deve ser um dos primeiros passos. Afinal, o ambiente externo pode influenciar o andamento econômico, de posicionamento, de público-alvo...

15 de janeiro de 2013

Baixar preços é o melhor negócio?

Empreendimento funcionando e depois de uma semana de inauguração, o vizinho, seu concorrente, baixa os preços dos produtos e anuncia uma grande promoção. O que você faz para sobreviver a uma guerra de preços, quando seus concorrentes alteraram os preços dos produtos de forma drástica, talvez até para abalar o seu negócio? Quanto a esta situação, de fato você realmente tem apenas duas opções: responder ou ignorá-los. A variação de preço da concorrência gera uma resposta quase automática do empresário. Se o preço dos produtos do concorrente sobe e desce, parece intuitivo, como um instinto, que o empresário abaixe e aumente o seu preço também. É um reflexo para se igualar ao mercado, mas pode não ser a melhor opção. Geralmente, a baixa de...

14 de janeiro de 2013

Plano de carreira: Você tem um?

Projetar o futuro na vida profissional nem sempre é fácil. No entanto, especialistas são unânimes em citar a importância de ter um plano de carreira, se possível, desde o início da trajetória. A vida profissional é conjunto de escolhas e o plano é uma referência de onde você está e aonde quer chegar.  O plano de carreira possibilita programar o tempo necessário para alcançar objetivos e avaliar os conhecimentos para realização de projetos. Ainda ajuda o profissional a ter controle sobre sua vida evitando perda de tempo, conhecimento e energias que não apresentarão os resultados esperados. Mas a principal dúvida é: o planejamento realmente funciona? A resposta dessa pergunta depende muito de cada um. Se a pessoa tiver disciplina,...

10 de janeiro de 2013

Seleção do franqueado é a chave para o sucesso da rede

Um cheque assinado não representa garantia de portas abertas para qualquer um nas franquias brasileiras. As franqueadoras devem avaliar o que cada um dos candidatos tem para agregar ao negócio como um todo, uma vez que o sucesso da rede depende do êxito de cada ponto de venda. O sucesso de uma rede começa no processo de franqueamento, que deve ser realizado de maneira transparente desde a sua circular de oferta, para que a relação entre franqueador e franqueado caminhe da maneira mais clara possível.Não é porque uma determinada pessoa tem o capital para investir, que necessariamente ela será uma boa parceira de negócios. Atualmente existem diferentes ferramentas para a seleção do franqueado, que muitas vezes são submetidos a exames similares aos que fazem para a seleção de executivos...

9 de janeiro de 2013

Pessoas certas nas funções certas

Esta ainda é a fórmula mais fadada ao sucesso das organizações, embora, na prática, não seja tão simples acertar nas escolhas. Mas, afinal, quem tem o poder de dizer quem é a pessoa certa? No geral, nas organizações, quem tem esse poder são as pessoas legitimadas para exercer cargos de liderança e, por tal, são cobradas para fazer as escolhas certas. Antes, porém, é preciso que esse líder tenha plena confiança nele próprio, que faça o difícil exercício de mergulhar no seu íntimo e descobrir se ele é a pessoa certa no lugar certo. Avaliar se os seus valores estão atrelados aos valores e objetivos da empresa, que devem ser claros e amplamente disseminados.Estratégia definida e disseminadaA teoria de que é bem mais complicado do que parece. Primeiramente, a companhia tem que saber exatamente...

8 de janeiro de 2013

Bill Gates e o mundo dos negócios

Você pode ter 15, 30, 40 ou 60 anos. A verdade é que, independente da sua idade ou geração, em algum momento você já utilizou algum produto ou software da Microsoft. O texto escrito no Word, a planilha salva no Excel, o bate papo no MSN. Para você ter ideia, a gigante da tecnologia e informática é a detentora da maior fatia de computadores espalhados no mundo. A cada 10 pessoas, pelo menos sete usam o sistema operacional criado pela empresa, o que reforça o slogan da Companhia: "um computador em cada mesa e em cada lar". Sem falar em serviços on-line, venda de licenças, produção de eletrônicos, entre outros. Se o alcance da Microsoft tem uma proporção difícil de mensurar, tudo isso foi possível pelo visionário Bill Gates. Aos 16 anos,...

7 de janeiro de 2013

Você é fluente em inglês?

Nem metade dos executivos brasileiros têm pleno domínio do inglês. A média nacional de diretores e gerentes fluentes no idioma é de 37%. Nas áreas de carreiras técnicas e de suporte, a gestão falar bem inglês é ainda mais raro: apenas 27% dominam a língua.Os resultados fazem parte da pesquisa conduzida pela Michael Page e Page Personnel com 8 mil profissionais da América Latina, sendo 5 mil brasileiros. Mas, apesar de baixo, o índice de fluência entre executivos brasileiros é levemente mais alto do que na Argentina e no Chile, onde 35% dominam inglês.No entanto, está bem abaixo do verificado no México, que tem mais da metade (52%) de seus executivos fluentes. O maior índice de executivos que falam inglês fluentemente está no setor de...

4 de janeiro de 2013

Perspectivas das mídias sociais em 2013

No ano de 2012, tivemos diversos exemplos de estratégias inovadoras em mídias sociais. Mas 2013 promete muito mais e você, empresário, precisa ficar de olho em algumas tendências que ficarão ainda mais quentes neste ano. A empresa de inteligência social NewBrandAnalytics fez uma lista de cinco tendências em mídias sociais para negócios que vão bombar em 2013. Confiram: 1. Tchauzinho, pesquisas! Marcas mais modernas e “pra-frentex” irão deixar de lado aquelas enfadonhas pesquisas de opinião – ninguém nunca no mundo exclamou, “olha que formulário enorme e legal de perguntas! Vou responder AGORA!” -, para colher o feedback espontâneo do usuários em relação a sua experiência com a empresa. Bem mais fácil, né? 2. Espionagem industrial...

3 de janeiro de 2013

Senso crítico e criatividade

Embora seja um processo lento, que tem início na educação familiar, cada vez mais o pensamento criativo tem sido estimulado. Inovação passou a ser o foco, com vistas a manter-se e a evoluir em um mundo cada vez mais global e competitivo.Apesar de ser a nova ordem, esse estímulo não é algo tão simples por exigir uma mudança de paradigma. Desde o nascimento, somos educados a minimizar os riscos. No contexto familiar, nas escolas... Inovar, criar e ousar implicam em correr riscos. Por isso, a mudança tem que começar na base.O primeiro passo, então, é quebrar o paradigma do “medo de errar”, propor um olhar diferente sobre a organização, adotar a cultura da inovação – atitude que deve partir da alta liderança, ciente de que um olhar diferente demanda comunicação transparente.O funcionário só pode...

2 de janeiro de 2013

O que as empresas querem dos trainees

Com seleções cada vez mais concorridas, conquistar uma vaga de trainee não é tarefa fácil. Os programas chegam a ter milhares de inscritos para pouco mais de uma dezena de vagas e cumprir todas as etapas até que a empresa bata o martelo pode levar cerca de 4 meses.Mas quem pensa que chegar à etapa final e conseguir a vaga é sinal de que o jovem em início de carreira já carrega consigo o “DNA corporativo” engana-se, mesmo os mais bem colocados nos processos seletivos ainda têm muita coisa para aprender para se adequarem ao perfil buscado pelas empresas. Saiba quais características estão em falta nos trainees: 1- Segurança nas escolhas:Saber justificar o motivo pelo qual se inscreveu naquele determinado programa é algo fundamental durante...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons