31 de dezembro de 2012

Descubra a franquia perfeita para você investir

Abrir uma franquia é mais complicado do que se imagina. Não é apenas escolher uma marca famosa no mercado e inaugurar uma loja. É preciso ter cuidado, afinal, a decisão requer um investimento significativo de tempo e dinheiro. Mas não é preciso temer ou mesmo desistir da ideia. Dados da Associação Brasileira de Franchising mostram que o setor é promissor. Entre 2008 e 2009, o número de redes de franquia no Brasil cresceu 19,1%. Já o faturamento do setor teve um aumento de 14,7%.O primeiro passo para inaugurar uma franquia é selecionar o ramo de atividade. Para isso é válido fazer uma autoanálise e conhecer o que gosta de fazer e com que quer trabalhar. É necessário também ter recursos financeiros para comprar e instalar o negócio, além de...

28 de dezembro de 2012

Reforce sua marca pessoal

Defina um objetivoDesenvolva uma compreensão detalhada do que você almeja e os conhecimentos e as habilidades necessários para chegar lá. Descobrir as habilidades que você precisa vai ajudá-lo a ganhar a confiança necessária para começar a divulgar sua nova identidade.Explore suas vantagensPense nas características que fazem de você um profissional único, diferente de seus pares. A dica é vasculhar as experiências de vida que fazem você ser inimitável. Por exemplo: ex-atletas que viram comentaristas de tevê falam com propriedade do esporte que praticaram.Invente uma históriaPara fortalecer sua marca pessoal, você precisa pensar em como contar sua história para as pessoas — com base em sua carreira — não é ficção. Quais são os conhecimentos adquiridos ao longo de sua vida que enriquecem o seu...

27 de dezembro de 2012

Como fazer a empresa parecer maior do que é?

Todo pequeno empresário sabe como é difícil conquistar clientes. E aqui, muitas vezes, o tamanho do empreendimento importa, sim. Alguns pensam que empresas pequenas não darão conta de entregar um bom produto ou serviço e por isso já desistem do negócio logo de cara.Mas mesmo o seu negócio sendo classificado como uma pequena empresa, não precisa agir como tal em determinadas situações. Se você fizer seu empreendimento parecer maior do que ele é, pode ser que fique mais fácil conquistar clientes.O site australiano Smart Company entrevistou especialistas e elaborou 10 dicas para fazer com que seu negócio pareça maior e, assim, passe mais credibilidade ao mercado. Aqui estão cinco dicas. A lista completa você acessa no site Smart Company (em...

26 de dezembro de 2012

10 filmes que todo empreendedor deveria assistir

Muitas vezes saímos do cinema encantados depois de assistir a um filme. Uma boa história serve de modelo e inspiração para qualquer espectador. A Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios selecionou dez filmes a que todos os empreendedores deveriam assistir. Com mensagens diretas e indiretas, atitudes lícitas (e às vezes nem tanto), eles mostram a atuação no mundo dos negócios. Prepare sua pipoca e inspire-se com a lista abaixo, composta por filmes mais recentes e outros tirados do fundo do baú. 1. O homem que mudou o jogo (2011) Longe de ser um filme sobre esporte, O homem que mudou o jogo mostra como o treinador Billy Beane (Brad Pitt) fez o Oakland Athletics se destacar na liga nacional de beisebol. A grande sacada de Beane para fazer isso foi analisar estatísticas da equipe, que...

24 de dezembro de 2012

Que tipo de empreendedor você é?

Assim como nenhum negócio é exatamente igual a outro, não existem dois empreendedores iguais. Mas é possível classificar os donos de empresas em algumas categorias distintas, de acordo com o seu estilo de gestão. Foi o que fez o site All Business, que listou seis tipos diferentes de gestores: o conservador, o nazista, o afável, o homem de família, o colaborador e o conectado. Leia as descrições a seguir e descubra qual deles se encaixa mais com seu jeito de tocar o negócio. 1. O conservador Você usa o mesmo celular há anos, e nunca colocou as mãos em um tablet. Já ouviu falar em empreendedores que usam programas de gestão, mas acha que eles são um desperdício de tempo e dinheiro, já que as velhas planilhas Excel resolvem muito bem o problema....

21 de dezembro de 2012

Como fazer o cliente dizer SIM!

Vender um produto ou serviço não é uma tarefa simples. Afinal, é preciso conquistar o consumidor. A maioria das pessoas é apaixonada por fazer compras. Mas, na hora em que os clientes descobrem o preço do produto ou serviço, muitos pensam se aquilo é mesmo necessário. Eu mesma, por exemplo, sou apaixonada por sapatos. Em algumas de minhas lojas prediletas, os vendedores até já me conhecem. Sempre provo inúmeros modelos, mas, quando descubro o preço dos meus acessórios prediletos, penso: “Eu realmente preciso de mais um par de sapatos? Já não tenho uma quantidade suficiente?”. E, nesse raciocínio, às vezes compro, e outras desisto. Para evitar problemas como esse, a revista Inc listou seis técnicas para que os seus clientes digam sempre “SIM!”.1....

19 de dezembro de 2012

2013: Como realizar as tarefas pendentes

As ruas estão cheias de carros, os shoppings centers estão cheios de gente, os supermercados assustam pelo tamanho das filas no caixa: calma! Apesar da correria do fim do ano, ainda dá tempo de realizar algumas tarefas antes que 2012 acabe. Veja algumas dicas para você conseguir concretizar pelo menos parte da lista de pendências que se acumulou em dezembro. No último mês do ano o cansaço costuma bater. É comum vermos uma queda de rendimento, seja por achar que não dá mais tempo de fazer nada direito ou simplesmente por estar de olho nas férias. Para lidar com esse clima de “já acabou” e tentar reverter a situação com uma injeção de ânimo, transforme o tempo restante em um jogo. Todos os jogos possuem limites de tempo, objetivos...

18 de dezembro de 2012

É a hora de abrir uma franquia?

O fim do ano chega e com ele a necessidade de fazer um balanço sobre o que passou e projetar os 12 meses que vêm pela frente. Se a decisão é deixar o emprego e empreender, saiba que o 13º salário pode ser o primeiro impulso para tirar o projeto do papel. Com a entrada da verba extra, é possível pensar em começar um negócio. Com até R$ 10 mil o investimento em uma franquia home-based é uma das opções mais seguras. A vantagem da franquia é que tende a ser um negócio menos arriscado, a mortalidade de uma franquia é de três a quatro vezes menor do que dos negócios de maneira geral. Especialistas indicam que, com baixo capital para investir, o ideal é optar pela área de serviços. O Brasil vive um apagão de mão de obra, e a terceirização...

17 de dezembro de 2012

2013: Tendências digitais

Com o fim do ano chegando, empreendedores de todo o Brasil ocupam suas mentes com os últimos afazeres de 2012: batalhar para fechar todas as contas; contabilizar os lucros e prejuízos; fazer um balanço dos pontos altos e baixos do ano; se jogar na festa de confraternização; e, claro, deixar alguns planos para 2013. E empreendedor que não quer ser deixado para trás sempre termina o ano com uma lista do que ficar de olho no ano seguinte. Uma lista de tendências que podem bombar em 2013 e que podem ajudar no crescimento de sua empresa. A E.Life, empresa de análise e monitoramento de conteúdo em mídias sociais, divulgou nesta semana uma lista com nove tendências importantes para o mundo digital em 2013. Uma relação que pode ajudar muitos empreendedores...

14 de dezembro de 2012

5 dicas para elogiar os funcionários e aumentar a produção

  Não é novidade que elogios vindos do chefe incentivam os empregados. Mesmo assim, há gestores que não conseguem dominar a arte do tapinha nas costas. Há uma luta de alguns patrões para não dar os créditos merecidos à equipe. Veja cinco dicas de como conseguir louvar os funcionários. Confira os conselhos que foram publicados no site da Entrepeneur:1. Pare e converse. Tente interromper os afazeres para dialogar com os membros da equipe. Agradeça-os por se esforçarem tanto. Esse tipo de elogio inesperado estimula a maioria dos empregados.2. Identifique os destaques. Peça aos gestores e aos funcionários que apontem colegas que estão se sobressaindo. Em seguida, escreva um bilhete ou fale pessoalmente com os que foram aplaudidos. Dessa...

13 de dezembro de 2012

Quem pode ajudar os empreendedores?

Dizem que, se conselho fosse bom, não seria de graça. Mas esqueça os clichês e as frases feitas. É importantíssimo que o empreendedor possa se consultar com um mentor para pedir conselhos e relatar suas dúvidas. Veja os tipos de pessoas que podem te ajudar na sua carreira:1- Um amigo dos velhos tempos: Uma das principais vozes que devem ser ouvidas é a de alguém que nos conheça antes de entrar para o mundo do empreendedorismo. 2- Alguém no mesmo estágio da carreira: Tomar café ou conversar por Skype com pessoas que estejam em um momento similar ao nosso é enriquecedor. As dúvidas são parecidas. Um pode oferecer suporte ao outro, além de comemorar as vitórias. 3- Um colega de difícil convivência: Lidar com investidores, membros da...

12 de dezembro de 2012

Pequenos negócios adotam desenvolvimento sustentável

O ano de 2012 foi marcado pela inserção efetiva dos pequenos negócios na agenda da sustentabilidade. É o que mostra o balanço anual do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS).A sustentabilidade deixou de ser algo restrito ao movimento ambientalista para se inserir como estratégia de negócio das empresas, independente do seu porte. Para os pequenos negócios, além de um diferencial competitivo, produtos e serviços sustentáveis agregam valor à marca e à reputação das empresas.A gestão de conhecimento foi uma das prioridades do CSS e gerou várias publicações, como uma série sobre sustentabilidade nos pequenos negócios, disponível no site www.sustentabilidade.sebrae.com.br. Somam-se oito cartilhas com dicas empresariais distribuídas aos seis mil...

11 de dezembro de 2012

Tecnologias presentes no seu escritório no futuro

O novo espaço de trabalho é composto de uma série de novos componentes de tecnologia que possibilitam acesso remoto às ferramentas necessárias no seu ambiente corporativo. Veja algumas tecnologias que estarão presentes em um futuro não tão distante. Se daqui há alguns anos sua sala for exatamente assim, esteja certo de que não será mera coincidência.1. A rede - 2,3 bilhões de usuários no mundo Internet (UIT)Um sistema de redes onipresente é um componente vital para a nova área de trabalho, uma rede onde os serviços são totalmente gerenciados de ponta a ponta.2. Os dispositivos inteligentes - 1,84 bilhões de dispositivos conectados utilizados globalmente em 2016 (IDC)Os dispositivos inteligentes conectados - PCs, tablets e smartphones - disponíveis...

10 de dezembro de 2012

Os pecados capitais no trabalho

Preguiça, ganância, vaidade, inveja são alguns dos pecados capitais que devem ser evitadas a todo custo no ambiente de trabalho – mesmo que você não siga nenhuma religião. A carreira de um profissional pode ser prejudicada quando este não se dá conta do excesso desses deslizes e se isenta da culpa de não conseguir uma promoção ou o reconhecimento do chefe ou colegas de trabalho. Confira abaixo a lista com alguns pecados que devem ser evitados: Arrogância Agir como se fosse o melhor profissional da empresa não significa que você realmente seja. Julgar-se melhor que o outro não traz vantagem profissional. Quando um trabalho é bem feito, os méritos e elogios chegarão sem precisar que você os chame. Cinismo Criticar ou elogiar falsamente seus...

7 de dezembro de 2012

Presença executiva. Você tem?

Quer ser promovido a chefe? Trate de começar a analisar como anda sua “presença executiva”. Se as pessoas param para ouvir o que você fala, e se você consegue prender a atenção de seus colegas de trabalho já é um bom sinal. A expressão pode ser associada à presença de palco, indiscutivelmente importante para quem busca sucesso nas artes cênicas. A capacidade de comunicação, de tomar decisões sob pressão, de inspirar confiança e de fazer leituras rápidas no ambiente são algumas das habilidades do grupo de executivos que tem esta marca. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Center for Talent Innovation, em Nova York, a tal “presença executiva” é responsável por 26% do pacote de habilidades e competências necessárias para ser promovido a chefe, na opinião de 268 executivos entrevistados. Os...

6 de dezembro de 2012

Oscar Niemeyer: um gênio que fez história

O arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, que faleceu nesta quarta-feira (5) aos 104 anos, foi um dos profissionais mais premiados e influentes do mundo. Ao longo de sua vida, assinou cerca de 500 obras nas principais cidades brasileiras e em países como Líbano, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Israel e Itália. Recebeu diversos prêmios, entre eles o Prêmio Pritzker de Arquitetura, Prêmio Unesco, na categoria Cultura, Royal Gold Medal do Royal Institute of British Architects, Prêmio Leão de Ouro da Bienal de Veneza e Medalha de Ouro da Academia de Arquitetura de Paris. História e projetos Entre as principais obras do arquiteto no Brasil estão o plano piloto de Brasília, o conjunto arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, o edifício...

5 de dezembro de 2012

Cliente, de você também depende o trabalho do consultor de negócios!

Fala-se e cobra-se muito da competência do consultor. A ideia aqui é analisar no que o cliente pode ajudar o consultor a ser competente, estamos tratando, portanto, Mas e a "competência" do cliente? Sim, ele pode ajudar o consultor a fazer o melhor trabalho possível. Na maioria das vezes, os trabalhos possuem três etapas: planejamento, execução, avaliação. Especialmente quando se trata de treinamento, alguns clientes solicitam propostas apenas para a execução (o seminário, a palestra etc). A ideia é que haja disposição de se reservar, também, uma pequena parcela para o planejamento (customização, metas, indicadores etc) e para a avaliação (revisão de resultados). A contratação de apenas o "durante" pode dar maior visibilidade à contratante,...

4 de dezembro de 2012

O que é gestão de estoque?

Gestão de estoques, no contexto de uma indústria, normalmente se refere à gestão dos recursos materiais que podem ajudar a organização a gerar receita no futuro. O responsável por esta parte da gestão é o Gerente de operações. Por exemplo, uma loja de varejo que vende vários itens, como um supermercado ou loja de departamentos (com por exemplo alimentos embalados, mantimentos, roupas, bens eletrônicos, etc) não costuma armazenar todos os produtos na loja. Parte do estoque de produtos é mantido em um armazém ou depósito. Chamamos de inventário a soma dos produtos na loja e no armazém. Empresas que atuam como fabricantes ou montadoras, voltadas para a produção de bens, dependem fortemente de um estoque bem gerenciado por uma série de razões. No final das contas, uma empresa que dependa...

3 de dezembro de 2012

Sustentabilidade: prática ou discurso?

Muitas corporações divulgam aos quatro cantos que atuam de maneira sustentável, embora, na prática, não tenham uma postura ética e coerente no que diz respeito à responsabilidade socioambiental e econômica. Exemplo disso é o chamado greenwashing, em que as empresas gastam tempo e dinheiro divulgando ações “verdes” sem, de fato, implementar práticas que minimizem os impactos ambientais gerados por suas atividades. Com os stakeholders e a sociedade cada vez mais atentos à atuação corporativa, usar a sustentabilidade apenas como ferramenta de marketing pode causar sérios danos à imagem das organizações. Recentemente, ativistas questionaram o fato de a Olimpíada de Londres ter sendo "vendida" como a mais verde da história, sendo que, do ponto...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons