30 de julho de 2013

LinkedIN: ferramenta de recrutamento profissional

O LinkedIN é conhecido como uma ferramenta online de contatos profissionais. No perfil do LinkedIN é possível indicar as experiências profissionais e a formação acadêmica. Com isso, a rede social oferece grandes possibilidades para posicionar-se para um emprego ou para as empresas encontrarem os candidatos ideais para preencher vaga. Atualmente, a rede conta com 200 milhões de usuários.  A versão gratuita do LinkedIn não permite facilmente encontrar trabalhadores qualificados. No entanto, na versão Premium encontramos uma ferramenta mágica que facilita o trabalho de recrutamento: o Talent Finder. Outra opção é o recurso de empregos patrocinados. Como isso funciona? Seu anúncio vai parar no topo da página inicial da rede social...

26 de julho de 2013

Sensibilidade: essencial para ser um líder

É preciso profissionalismo, vocação e sensibilidade para ser um líder. Mas espera aí, sensibilidade? Ter vocação para gerir uma equipe, ou seja, saber como lidar em situações adversas e saber como orientar outros profissionais, já não é o suficiente? Não.  A explicação para isso está na sensibilidade em enxergar o outro. Como líderes, os profissionais devem mostrar caminhos, mas também perceber quando o profissional ou a equipe estão com dificuldades para encontrar soluções. Todo relacionamento seja pessoal ou empresarial tem como fundamento a emoção. Isso já deveria estar claro para quem ocupa a posição de gestor, mas é sempre bom lembrar: Um líder jamais humilha os seus colaboradores, jamais os expõe diante de situações ridículas,...

24 de julho de 2013

Saiba porque valorizar o estágio

O estágio é uma experiência essencial para o desenvolvimento da carreira de todo profissional. Ele traz para os estudantes conhecimento, competências e experiências práticas daquilo que estudam na faculdade. Além disso, o estágio possibilita que o aluno aprenda de maneira mais objetiva alguns fatores de sua profissão que muitas vezes são ignorados pelas instituições de ensino ou que só podem ser mais bem compreendidos quando se está inserido no ambiente de trabalho. Além da possibilidade de confirmar sua escolha de formação profissional, o estágio também pode servir para que você mude de profissão ou entenda melhor todas as áreas em que poderá atuar na carreira. O estágio também pode ser a porta de entrada para seu primeiro emprego efetivado....

22 de julho de 2013

Estudar, estudar e estudar mais um pouco

A falta de interesse pelos estudos é um dos problemas mais graves que acomete a qualidade da educação. Na maioria das escolas, o que se vê são estudantes desmotivados, sem interesse em estudar. Entre 30 e 40 alunos de uma sala, apenas quatro ou cinco demonstram alguma vontade em aprender. Dentro desse quadro, são poucos os professores que sabem como agir para motivar os alunos. A situação descrita é uma das razões mais claras para a falta de mão de obra qualificada encontrada hoje no mercado de trabalho. Empresas oferecem vagas com bons salários, mas não conseguem preenchê-las a contento, por falta de colaboradores com formação adequada. Um levantamento feito pelo Cadastro Central de Empresas (Cempre) mostra que 82,9% dos assalariados...

17 de julho de 2013

“Aprenda a negociar, porque tudo o que você precisa depende disso” - Donald Trump

Com seu jeito extremamente ríspido, Donald Trump dizia com boca cheia o jargão “you’re fired!”. Todos os que ouviam essa frase, iam embora, de maneira triste e conformada, enquanto os que ficavam olhavam com seriedade o “coach(treinador)”, aguardando a oportunidade de melhorar e se capacitar ainda mais para ganhar a tão sonhada vaga nas empresas Trump. Esse era o seu modo de apresentar o programa de televisão no estilo reality-show "O Aprendiz" (americano), em 2004. Quem é Donald Trump? Um dotado auto-publicista, Donald Trump é um milionário que atingiu a fama pelo seu extravagante estilo na década de 1980.  Apesar de ter sido declarado na falência em 1990, Trump reconstruiu a sua fortuna que se estima atualmente em cerca de $1,6...

16 de julho de 2013

O tempo de casa até o trabalho pode ser útil?

A tecnologia transforma-se em grande aliada quando o assunto é aproveitar melhor o tempo de trajeto casa-trabalho-casa. Usar este período diário de maneira dupla, ou seja, escolhendo alguma outra atividade que seja possível fazer enquanto você se desloca, pode mudar sua percepção do tempo de trajeto. Quando você mora em uma cidade grande, é comum ouvir pessoas falando que "perdem" tempo no caminho até o trabalho. Mas que tal pensar por outro lado? Esse tempo pode ser para investir em você, veja o que pode ser útil. Confira algumas sugestões: 1 - Grave suas ideias Boas ideias podem surgir a qualquer momento. Seja dirigindo, andando de táxi, de ônibus, de metrô ou a pé, é fato que o ideal é guardá-las no instante em que surgem. Como...

12 de julho de 2013

A importância da comunicação em um mercado competitivo

Muitas competências comportamentais são valorizadas no ambiente empresarial. Habilidades de liderança; automotivação, para o trabalho em equipe, criatividade destacam-se entre os diferenciais que as empresas buscam encontrar em seus colaboradores, entretanto, a excelência na comunicação interpessoal é item fundamental para o sucesso de líderes, colaboradores e equipes. Com o mercado mais competitivo, cada vez mais os profissionais são exigidos e as organizações têm buscado colaboradores que dispõem de habilidades que superem o escopo de atuação de sua profissão, isso inclui ter uma visão sistêmica da empresa, estar disposto e pronto a colaborar. A efetiva comunicação interpessoal nas empresas é um dos itens fundamentais para o sucesso...

11 de julho de 2013

Como se comportar em um almoço de negócios?

Almoços de negócios são grandes oportunidades para firmar parcerias e se aproximar do cliente. No entanto, apesar de ser uma ocasião menos formal que um encontro no escritório, as regras de etiqueta empresarial continuam sendo fundamentais. Veja algumas dicas de como se comportar em um encontro como esse: 1. Local: normalmente, quem indica o restaurante é o empreendedor. Se não houver indicação, escolha ambientes acolhedores e mais silenciosos, pois o barulho tende a atrapalhar a conversa. Atenção, também, aos gostos do cliente. Perguntar quais as preferências gastronômicas é uma ótima forma de evitar constrangimentos e deixá-lo mais à vontade.  2. Vestuário: fuja do exibicionismo. As mulheres podem combinar as cores da moda,...

10 de julho de 2013

O que David Neeleman indica para alcançar o sucesso

Se fosse fácil ser um homem de negócios bem-sucedido, milhares de empresas não fechariam as portas todos os anos. David Neeleman, fundador da JetBlue e da Azul Linhas Aéreas, faz a receita para o sucesso parecer simples. Segundo ele, são três os principais pilares para se construir uma empresa que saiba conquistar bolsos e corações.  O primeiro deles é investir em capital humano. Para Neeleman, empregados felizes são os melhores empregados. Todos os seus funcionários precisam pensar que sua empresa é o melhor lugar em que eles já trabalharam na vida e quando o empresário diz todos, ele realmente quer dizer todos.  O segundo ponto crucial é ser impecável no atendimento ao consumidor. Tal preocupação faz com que Neeleman...

9 de julho de 2013

Jovens querem mais autonomia na carreira

Desafios constantes, poder de decisão, autonomia e empresas que invistam no seu crescimento profissional. Esses são os principais fatores que motivam a famosa geração Y. Se esses jovens estiverem satisfeitos, serão fieis à empresa. Entretanto, para retê-los é preciso desafiá-los sempre e investir no desenvolvimento de suas carreiras, mesmo que eles demorem um pouco mais do que os profissionais das gerações anteriores para atingirem a maturidade. Por serem arrojados e mostrarem segurança no ambiente de trabalho, esses profissionais costumam se manter atualizados, além de buscarem os conhecimentos necessários para alcançar os objetivos estabelecidos. Se a empresa aproveitar tais atitudes, ela pode colher melhores resultados num curto intervalo...

8 de julho de 2013

Quais são as suas competências?

Observa-se no mundo corporativo que a grande preocupação das empresas é de possuir um capital humano rico em competências pois desta forma obtém-se bons resultados das ações estratégicas, trazendo satisfação aos clientes, aos funcionários, e a empresa. Todas as empresas querem preservar seus talentos, e ser um talento é ter competências. Estas competências se definem em possuir conhecimentos específicos em determinada área; saber fazer as tarefas através de habilidades com desempenho elevado e querer fazer por meio de atitudes que determinam o sucesso de sua realização. O mercado de trabalho está preocupado em descobrir e valorizar os profissionais competentes, uma vez que garantem a eficácia na realização de seu trabalho. Nesse contexo,...

2 de julho de 2013

Como se livrar de maus hábitos de carreira

Os hábitos, sejam eles maus ou bons, são comuns em nossa vida. Algumas pessoas têm o hábito de não desgrudar do celular, outras estão acostumadas a não jantar. Os hábitos estão presentes nas mais diferentes situações, tanto na pessoal quanto na profissional.  Quando esses hábitos são ruins, é importante que a pessoa esteja consciente disso. A motivação para mudar surge em seguida, mas a ação – isto é, o rompimento da inércia da rotina – só é possível quando a pessoa enxerga outro hábito com uma recompensa mais vantajosa e decide substituir. Veja alguns hábitos que podem estar prejudicando a sua carreira: 1. Reclamar que a empresa não oferece recursos Queixas sobre tempo curto para realizar as tarefas ou sobre a falta de ferramentas...

 
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