30 de dezembro de 2013

Fusões e aquisições: como lidar com esses momentos nas empresas?

Fusões e aquisições costumam ser ótimas para as empresas. Informações diferentes, novas ideias e pessoas modificam e revigoram o clima organizacional. Porém, é preciso deixar tudo bem claro para os parceiros e profissionais envolvidos, pois as mudanças geram desconfiança e até mesmo um medo do futuro. Os gestores normalmente são definidos no primeiro momento da fusão e os outros cargos são ocupados de acordo com as capacidades e o destaque dos colaboradores em uma ou na outra empresa. É importante que todos os profissionais estejam preparados, pois a nova companhia irá surgir duas ou três vezes maior que a estrutura anterior e cheia de desafios. Quem não puder contribuir significativamente ou ajudar nas inovações e cortes de custos, será...

18 de dezembro de 2013

Lego: a brincadeira que virou um grande negócio

Tudo começou quando um carpinteiro começou a fazer brinquedos de madeira na Dinamarca. Hoje são mais de 10 mil funcionários, presença em 140 países e 400 milhões de crianças alcançadas. Os números da Lego realmente impressionam e exemplificam a solidez de uma marca que ultrapassou 80 anos de história. Para nos contar um pouco dos segredos que fazem da Lego uma das líderes mundiais na categoria de brinquedos, conversamos com Robério Esteves, diretor de operações e principal wexecutivo da marca no Brasil. Ele falou sobre as estratégias adotadas no marketing, na inovação e na comunicação com os consumidores. Além disso, destacou que muitos pontos do sucesso da marca estão “ligados diretamente à Administração do negócio”. A primeira...

13 de dezembro de 2013

Onde estão os problemas da sua empresa?

Empresários em busca de medir a eficiência de seu empreendimento e descobrir pontos passíveis de melhoria podem utilizar uma ferramenta que permite avaliar seu negócio sob a ótica de um consumidor. O cliente oculto simula um freguês real, porém preparado para testar a qualidade dos produtos e serviços e fornecer informações detalhadas sobre diversos aspectos de uma empresa. Sem que os funcionários saibam, o cliente oculto visita o estabelecimento e presta atenção a todos os detalhes, como tempo de atendimento, simpatia dos colaboradores, conhecimento da equipe sobre o produto ou serviço oferecido, decoração e até o sabor dos alimentos. Ao final da avaliação, ele sai da loja sem se identificar. Após alguns dias, o empresário recebe um...

9 de dezembro de 2013

Promoção no trabalho: como lidar com esse momento da carreira

Todos que iniciam sua carreira profissional buscam realização, independência financeira e sucesso na área escolhida. Esses são objetivos comuns e que precisam estar claros durante a trajetória de trabalho.A promoção de cargo na empresa também está entre as metas de todos que desejam destaque na profissão. Um cargo superior proporciona salário melhor, mais prestígio no departamento e maior reconhecimento do chefe. Características almejadas por qualquer profissional que deseja trilhar uma carreira de sucesso.Porém o funcionário numa posição elevada enfrentará situações ainda mais desafiadoras, que exigirão mais empenho e capacidade de tomar decisões, por isso é preciso preparo e aperfeiçoamento constante. Veja outros fatores importantes para...

2 de dezembro de 2013

Quanto tempo você passa no trabalho?

Quantas horas você trabalha por semana? O seu final de semana é livre para atividades pessoais? Você consegue ter um hobbie, passar tempo de qualidade com sua família? Um estudo da Right Management revela que 67% das pessoas gastam mais tempo no trabalho, em comparação a 2008, quando iniciou a crise econômica global.  A pesquisa foi feita com 325 empregadores dos EUA, que responderam à seguinte pergunta: "Os funcionários de sua organização trabalham mais horas hoje do que há 5 anos?". Os resultados: 67% - Afirmaram que os empregados estão passando períodos consideravelmente mais prolongados em seus escritórios 23% - Responderam que não ocupam mais horas do dia hoje do que cinco anos atrás. 10% - Disseram que estão trabalhando...

20 de novembro de 2013

Como melhorar a produtividade no trabalho

Fazer mais tarefas em menos tempo e acabar de uma vez por todas com o hábito de estender o expediente até altas horas. A produtividade aumenta quando o profissional consegue administrar melhor o seu tempo e, muitas vezes, ele nem tem noção do que o atrapalha. O autoconhecimento é essencial para reverter o quadro de baixa produtividade. Confira 5 dicas essenciais para ser mais produtivo no trabalho: 1 - Tenha objetivos claros de carreira Sim, a falta de metas de carreira pode estar contribuindo para a sua baixa produtividade. O ideal é ter metas definidas no curto, médio e longo prazo, ou seja, para 3, 5 e 10 anos. Depois disso, verifique as suas metas de trabalho, aquelas mais ligadas à rotina no escritório. Com objetivos definidos, você...

13 de novembro de 2013

Educação financeira desde a infância

A educação dos filhos não é uma missão fácil. Envolve atitudes como orientar sobre o que é certo e errado, estabelecer regras de comportamento e convivência e instruir sobre boas maneiras. Entre os ensinamentos, também está a tarefa de explicar à criança o significado e real valor do dinheiro, mostrando a ela como é importante saber administrá-lo corretamente. Bons exemplos As crianças ainda não possuem discernimento suficiente para distinguir o que é muito ou pouco dinheiro. Por isso, é necessário explicar o valor de cada objeto de maneira simples para que elas possam compreender a importância de não gastar com coisas supérfluas. Uma das formas de iniciar essa explicação é sentar-se com a criança e mostrar as diferenças entre cheque,...

5 de novembro de 2013

Ansiedade: benéfica para a carreira?

Em um local de trabalho, indivíduos das mais variadas personalidades e carreiras profissionais devem conviver diariamente. Sejam calmos, agitados, distraídos ou atenciosos, todos precisam manter uma relação interpessoal agradável com os colegas, de forma a garantir um ambiente harmonioso e propenso ao cumprimento das metas traçadas. Independentemente da forma de agir e pensar, é fundamental saber que o sucesso só é alcançado quando todo o grupo está focado e empenhado na busca de um objetivo em comum. Exigência por produtividade, cumprimento de prazos e um número exorbitante de obrigações são exemplos de fatores que contribuem e modificam diretamente a maneira de agir dos trabalhadores, mexendo com o psicológico e gerando uma sensação...

25 de outubro de 2013

As principais causas de faltas no trabalho

Dores nas costas e articulações, cefaleia, virose, gripe e infecções no trato intestinal. Estas doenças acometem um grande número de pessoas, e, inevitavelmente, geram faltas no trabalho. As ausências, ainda que pontuais, prejudicam o desempenho das empresas e reduzem sua competitividade. Entretanto, há uma série de medidas que podem ser adotadas tanto pela companhia quanto pelo empregado para manter a saúde em dia. Ai, minha coluna! Campeão de declarações de licenças médicas, o desconforto nas costas é um mal que atinge praticamente todos os homens e mulheres em algum momento da vida. O problema é motivado, principalmente, pela má postura, estresse e sedentarismo. Joelho “podre” A repetição de tarefas corriqueiras de maneira inadequada...

21 de outubro de 2013

Aplicativos que fazem a diferença nos negócios

Aplicativos para Android, iPhone e iPad que podem ajudar empreendedores e executivos a ser bem sucedidos nos negócios. Muitos são aplicativos de produtividade, mas há também alguns voltados para comunicação, organização e até uso profissional de redes sociais. Confira alguns:- ElevatrGrátis, em inglês, para iPhoneQuer montar sua própria empresa e ficar bilionário? O Elevatr pode ser um começo. Esse app de anotações tem foco na elaboração de planos de negócios. Nele, o empreendedor registra ideias, projetos e dados do mercado. As informações sobre cada plano são organizadas em seções, que se dividem em diversos subtópicos. Assim, fica fácil lembrar dos muitos detalhes a serem considerados no projeto.- FranquiasGrátis, em português, para Android e iPhone/iPadComo o nome sugere, o Franquias é...

14 de outubro de 2013

Hábitos prejudiciais a sua carreira

Meo com uma rotina acelerada , é importante priorizar a qualidade de vida e adotar algumas medidas dentro do ambiente de trabalho, evitando que hábitos não saudáveis prejudiquem as carreiras profissionais. Para isso, é interessante observar alguns erros comuns de quem passa a maior parte do tempo no escritório. Pequenas mudanças no dia a dia podem transformar o comportamento humano dentro e fora do ambiente corporativo.Caso ainda tem dúvidas se adquiriu maus hábitos que podem prejudicar a carreira profissional, preste atenção às dicas a seguir:Tenha bastante cuidado se você costuma sentar muito próximo ao computador e digitar durante horas em um ambiente com pouca iluminação. Esse hábito traz consequências e o seu corpo pode responder com...

11 de outubro de 2013

Vaga de emprego: saiba como escolher um talento

Identificar e contratar talentos que tenham o perfil desejado para determinada vaga não é uma tarefa fácil. A seleção de um bom profissional exige planejamento, habilidade e responsabilidade, pois a escolha correta é determinante para os objetivos traçados e o sucesso de cada negócio. Saber como agir em uma entrevista de emprego também é fundamental. A pessoa responsável por selecionar novos funcionários deve possuir critérios para organizar esse processo, levando em consideração fatores como comunicação, relacionamento interpessoal, visão sistêmica e empreendedora. Cada vez mais as empresas estão de olho em colaboradores que vão além das habilidades técnicas, buscando competências comportamentais e demonstrando bom senso. Recrutando A...

9 de outubro de 2013

Mais do que clientes, fãs

Você sabe o que uma religião, um time de futebol, um filme e uma marca bem-sucedida têm em comum? Todos sabem contar boas histórias. A religião, por exemplo, independente de qual ela seja, possui seus livros sagrados e os seus rituais. Os times de futebol não são diferentes. Histórias são contadas e recontadas de geração para geração com seus craques, títulos e conquistas.Converse com um fã de Star Wars ou com um apaixonado pela Apple por 15 minutos sobre esses temas e você vai escutar boas peripécias de como Skywalker ou a maçã mordida conseguiram auxiliar os seus mundos. Reparou em uma coisa? Todos esses elementos nos dão a sensação de pertencermos a um grupo e nos engajam a segui-los mais. O compartilhamento de histórias, sentimentos e...

7 de outubro de 2013

O que o mercado busca?

O mercado está cada vez mais competitivo e para alcançar uma boa colocação profissional é preciso oferecer à empresa um diferencial que assegure algum tipo de vantagem competitiva à organização. Ser proativo, ter conhecimento geral sobre o mundo, conhecer novas tecnologias, saber trabalhar em equipe e propor melhorias para a evolução do empreendimento são características essenciais hoje em dia. A criatividade também faz parte de um checklist que pode definir uma vaga de trabalho. Em algumas profissões, como as ligadas à internet, a criatividade é um diferencial. Exemplo disso são as pessoas que trabalham com marketing digital, como os analistas de redes sociais. Ser criativo numa página do Facebook pode significar destaque na rede e...

4 de outubro de 2013

Quer um aumento?

É imprescindível saber como se deve agir na hora de pedir o aumento salarial, para que não gere tensão ou desgaste na relação entre colaboradores e líderes. Essa é uma ocasião importante, confira algumas dicas de que cuidados tomar e como se portar:  1. Saiba se a empresa possui plano de carreira e avaliação de desempenho. Se ela tiver uma política de aumentos preestabelecida, é preciso entender como isso funciona para não pedir ajuste antes da hora. 2. Não dê indiretas ou envie mensagens subliminares para conseguir conversar sobre o assunto. Marque uma reunião formal com seu superior para falar cobre sua condição salarial.  3. Na hora de solicitar o reajuste, nunca diga que recebeu uma proposta interessante. Nenhuma chefia experiente cai em blefes e você ainda corre o risco...

1 de outubro de 2013

Apple passa Coca-Cola como a marca mais valiosa do mundo

De acordo com o relatório anual divulgado nessa segunda-feira (30) pela Interbrand, a Apple ultrapassou a Coca-Cola como a marca mais valiosa do mundo. Em 2013, a marca de refrigerantes caiu para terceiro lugar.Pela primeira vez desde o início da divulgação do relatório, em 2000, a Coca-Cola não é o primeiro lugar entre as 100 marcas mais valiosas, baseado em critérios que incluem a performance financeira. Em 2011 a empresa de eletrônicos ficou em 8º lugar, e no ano passado já era a vice-líder.O relatório estima que o valor da marca Apple está em $98.3 bilhões, subindo 28% desde o ano passado, e que a Coca-Cola subiu 2% - chegando ao valor de $79.2 bilhões.Quando a Coca-Cola conseguiu liderar a lista pelo 13º ano consecutivo, em 2012,...

25 de setembro de 2013

CEO da Amazon promove clube de leitura para inspirar líderes

Uma das estratégias de Jeff Bezos, fundador e presidente da Amazon, para inspirar o seu time de executivos é organizar um clube de leitura. Ele revelou a atividade durante uma entrevista à CNBC, nesta quarta-feira, para falar da nova linha de Kindles lançada pela compahia. "Uma das coisas que nós fizemos foi ler esses livros de negócios juntos e falar sobre estrátegia, visão e o contexto. Esses livros realmente viraram ferramentas de trabalho que nós usamos para falar de negócios. Foram ótimas conversas deram a todos nós a chance de conhecer uns aos outros melhor", avaliou. Durante a entrevista, o presidente da Amazon não disse quais foram os três livros lidos pelo time de executivos, mas Jon Fort divulgou os títulos em uma postagem em...

23 de setembro de 2013

Conheça o novo presidente da Shell

Descrito como homem quieto e determinado, Ben van Beurden, escolhido novo presidente executivo mundial da Royal Dutch Shell construiu sua carreira na companhia. Durante sua trajetória na Shell, van Beurden atuou por 10 anos na indústria de gás natural liquefeito. Em 2005, tornou-se vice-presidente da área de excelência fabril em Houston, nos Estados Unidos, responsável pelos padrões de excelência operacional e iniciativas de alto desempenho em refino e fabricação de produtos químicos. Já em 2006, conquistou a posição de vice-presidente executivo na área química da Shell, em Londres, Reino Unido, conforme destaca o perfil dele no site da Shell. Com 55 anos, o executivo assume o mais alto posto na Shell em janeiro do ano que vem,...

20 de setembro de 2013

Administrando a diversidade

No ambiente atual das empresas, a diversidade não é apenas uma realidade diária, é uma necessidade fundamental do negócio. Para competir em um mercado global altamente dinâmico, as empresas precisam atrair e reter talentos de um espectro bem amplo de países, grupos de idade e culturas. Dessa forma, o gerenciamento de diversidades tornou-se estratégico, cujo impacto vai muito além das políticas de recrutamento e contratação. Mesmo assim, para muitas empresas, o gerenciamento de diversidades é encarado apenas como o preenchimento de certas quotas para a incorporação de minorias e mulheres. No entanto, esta abordagem carrega um problema sério: o simples alcance da diversidade atual. O alcance dos critérios de diversidade usados hoje...

17 de setembro de 2013

Demissão: um dia você vai passar por isso

Seja do lado de quem está sendo demitido ou está demitindo, um dia a demissão vai passar pela sua carreira. O desligamento pode ser uma experiência traumática e, em alguns casos, devastadora tanto para quem está sendo desligado quanto para quem permanece na empresa. Para o desligado, a maneira como é preparada e realizada a comunicação considerando o antes, durante e o depois, poderá determinar a forma como este indivíduo retornará ao mercado. Em alguns casos, a notícia em si e a maneira como ela é transmitida é tão impactante que deixa o indivíduo com o senso de inutilidade, atingindo diretamente a sua autoestima. Uma conversa franca e com motivos claros, não impede o choque e a tristeza, mas preserva a integridade do indivíduo. A equipe...

13 de setembro de 2013

[Visão de Mercado] A tendência dos home offices

As recentes medidas tomadas pelo Yahoo!, que cortou o benefício do home office para muitos colaboradores, gerou uma polêmica sobre a função ou efetividade do trabalho remoto. Não deixa de ser fundamental que as empresas invistam na capacitação dos seus empregados e que adotem medidas para aproveitar os benefícios do trabalho à distância, já que existem muitas vantagens em ter funcionários trabalhando em casa, tanto para os empregados como para as empresas. Mas será que esse cenário está mudando? Será que ir ao local de trabalho é uma tendência positiva para as empresas? Saiba mais sobre o assunto e comente, também quero saber a sua opinião!...

10 de setembro de 2013

Apple divulga novidades: iPhone 5S e 5C

A Apple anunciou nesta terça-feira (10) seus novos modelos de iPhone: o 5S, mais luxuoso, que segue a linha evolutiva dos modelos anteriores; e uma versão de plástico, colorida e mais barata, para atender a um público que não tinha condição de comprar um smartphone da marca. No entanto, nada de surpresas. . Preços e datas, para os brasileiros, ainda não estão definidos. Ele chega ao Brasil só em dezembro, mas deve estar nos mercado internacional já neste mês, no dia 20. O preço, a Apple divulgou apenas com planos de operadora nos Estados Unidos. A única surpresa do dia foi sobre o iPhone 5, que deve parar de circular - e ser substituído pelas novas versões. Se você não quiser um dos novos, a única alternativa passará a ser o 4S. iPhones...

5 de setembro de 2013

Procrastinar, deixar pra depois, enrolar... Onde isso vai te levar?

Faço daqui a pouco. Mais tarde eu termino. Amanhã eu faço, dá tempo. Sabe como isso se chama? Procrastinação. Procrastinação é o diferimento ou adiamento de uma ação.Nós procrastinamos ao acordar, quando apertamos o modo soneca do despertador, quando ficamos com preguiça de lavar a louça do jantar ou quando deixamos de responder àqueles e-mails chatos. Somos propensos a deixar quase tudo para depois. Os brasileiros levam a fama de deixar sempre para a última hora tarefas importantes. Mas você não quer ser como a maioria, não é mesmo? Deixar para depois é algo comum, mas quando se torna cotidiano isso pode se tornar um problema, principalmente para a vida profissional. Alguns estudos indicam que procrastinadores...

30 de agosto de 2013

Meu ego como CEO da empresa

Muitos CEOs gerem negócios a partir do próprio ego. Com isso, o profissional decide o rumo da empresa baseado apenas na sua opinião, sem negociação ou planejamento. Confira o vídeo abaixo que eu trato mais sobre esse assunto...

28 de agosto de 2013

Entrevista de emprego: aposte na boa comunicação

A maneira como alguém se comunica revela muitas de suas características pessoais, ainda mais quando se trata de uma conversa com um profissional preparado para avaliar esses aspectos. Por isso mesmo, numa entrevista de emprego, comunicar-se bem é tão importante quanto estar preparado, saber informações sobre a empresa, seu ramo de atuação e posicionamento no mercado. O aprendizado da boa gramática exige dedicação de uma vida inteira, mas no momento da entrevista fique atento às concordâncias, à conjugação dos verbos, à construção das frases. Observe se não está truncando pensamentos, dificultando o entendimento da sua mensagem ou produzindo distorções no que tentou transmitir. Veja algumas dicas que podem ser muito úteis para profissionais...

26 de agosto de 2013

Dicas de sucesso de Donald Trump

Donald John Trump é um magnata dos negócios americanos, personalidade de TV e autor. Trump é o fundador da Trump Entertainment Resorts, que opera vários cassinos e hoteis pelo mundo. Seu modo extravagante de vida e maneira de agir, sem rodeios, fizeram dele uma celebridade. O status foi aumentado também graças ao seu reality show exibido na NBC, The Apprentice. Quer saber as dicas de Trump para alcançar o sucesso? A Revista Administradores publicou as pérolas do empreendedor em uma conferência em Toronto, Canadá. Confira: 1) Ame o que você está fazendo. Se não, você nunca será bem sucedido. ‘Se você ama seu trabalho,’ diz Trump, ‘você trabalha com mais afinco, trabalhando mais duramente, será melhor nele.’ É mais fácil ser bom em algo...

23 de agosto de 2013

Marcas valiosas: Itaú

Mais de 4.000 agências espalhadas pelo Brasil. Aproximadamente 29 mil caixas eletrônicos. Quase 40 milhões de clientes. O banco on-line mais conhecido do país, e também o mais moderno. Serviços exclusivos e personalizados. O ITAÚ, não somente é um dos maiores bancos brasileiros, mas também o mais moderno, feito sob medida para você. História Com a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, o governo brasileiro baixou medidas de represálias econômicas contra alemães e italianos. Uma dessas medidas determinou a liquidação de filiais de bancos cujas matrizes estivessem nos países inimigos, o que provocou o encerramento das atividades de diversos bancos tradicionais em São Paulo. Foi neste contexto que surgiu o Banco ITAÚ. A história...

19 de agosto de 2013

Profissional: como se vestir?

Escolher o que vestir para ir ao trabalho pode parecer uma tarefa simples, mas sem sempre é. As empresas que utilizam uniformes facilitam a vida do funcionário, que não precisa se preocupar em estar de acordo. Se este não é o seu caso, fique atento: a forma como você se veste durante o horário de trabalho pode dizer muito sobre você.Entre os erros mais comuns dos profissionais estão os “cofrinhos à mostra”, roupas em desalinho, sujas, amassadas e descosturadas, decotes e saias curtas. Uma pesquisa realizada pela empresa de recrutamento Robert Half em 19 países, com 1.175 diretores, sendo 100 deles do Brasil, mostrou que a maioria dos brasileiros se veste de forma inadequada para trabalhar. Quando perguntados se os funcionários de sua...

15 de agosto de 2013

Como lidar com a sinceridade no ambiente de trabalho?

Na nossa vida pessoal, a sinceridade é requisito principal para ter um bom relacionamento, seja ele qual for. Mas e profissionalmente, a sinceridade tem o mesmo peso? Infelizmente, para alguns, ser sincero é sinônimo de dizer coisas desagradáveis para os demais. Uma estranha forma de usar a sinceridade. Algumas até consideram já ter evoluído e não acreditam que devam segurar suas opiniões e sentimentos, afinal, já “engoliram” demais. Existem também as que não conseguem se manter por muito tempo em um emprego, e suas carreiras não parecem avançar muito. Cometem, com regularidade, o chamado “sincericídio”. Será o mundo, especialmente na esfera empresarial, contrário à sinceridade? Devemos fingir nossas emoções e sentimentos? Não...

 
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