27 de março de 2013

Expansão do negócio com sustentação

A expansão de uma empresa precisa ser um processo sustentado, em todas as áreas. O primeiro passo é avaliar com seriedade a visão de futuro. Empresas reativas, que seguem outras por cópia de modelos, costumam enfrentar grandes dificuldades. A falta de visão leva gestores a entrarem em mercados para os quais não tem talento, nem vocação, criando enormes dificuldades administrativas, acirrando controvérsias e provocando crises que poderiam ser evitadas. O desenvolvimento dessa visão, entretanto, pode ser feito com adição de competência: contratando-se especialistas que auxiliarão no processo e conduzirão a gestão da empresa com segurança. Expansão precisa de foco e este deve levar em conta segmentos de mercado, consumidores,...

26 de março de 2013

Eike deve reduzir participação em empresas da EBX, avalia BTG

A participação do empresário Eike Batista nas empresas do grupo EBX deve ser reduzida dos atuais 60-70 por cento para 20-30 por cento, disse o presidente e controlador do BTG Pactual, André Esteves, que recentemente fechou parceria de cooperação estratégica com o empresário. "No mundo, em projetos como esses, não é natural ter concentrações de capital tão altas, dado o risco, o tamanho do capital envolvido e a complexidade. Existem diversos tipos de parceiros: financeiros, estratégicos, bancos de desenvolvimento, o empreendedor e o mercado de capitais. Vejo como anomalia o excesso de participação do grupo nos projetos", disse Esteves em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, publicada neste domingo. "O incomum é manter participações...

25 de março de 2013

6 atitudes que matam a criatividade

Em um mercado em que a competitividade é palavra de ordem, a criatividade desponta como diferencial de peso para quem quer subir alguns degraus na carreira. E, se muitos mitos ainda rondam o tema é certo também que há atitudes que neutralizam ou até mesmo aniquilam qualquer capacidade criativa no ambiente de trabalho. Veja quais são elas, na opinião de dois especialistas consultados: 1- Ficar preso à rotina “É muito difícil ter uma vida totalmente igual e gerar ideias ao mesmo tempo”, diz Conrado Schlochauer, sócio-diretor do LAB SSJ, consultoria de educação corporativa. Buscar novas referências, conhecer pessoas novas, visitar lugares diferentes estimulam a criatividade, daí o problema de ficar preso ao hábito. “A rotina é importante...

18 de março de 2013

Governo federal lança projeto para capacitar empreendedores

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) anunciou hoje a criação de um projeto para capacitar empreendedores, sobretudo os que estão à frente de startups inovadoras. A plataforma online InovAtiva terá como objetivos aumentar o fluxo de empresas preparadas para receber investimento de capital de risco, facilitar o acesso às ferramentas necessárias para a inovação e fornecer mentoring e coaching com empreendedores de sucesso. O programa é uma iniciativa do MDIC, com a realização da Endeavor e o apoio da McKinsey&Company. O público-alvo serão empresas com até R$ 3,6 milhões de faturamento anual.  O anúncio foi feito por Nelson Akio Fujimoto, secretário de Inovação do MDIC, durante o primeiro...

13 de março de 2013

Alcancei minhas metas. E agora?

Quando definimos uma meta, ela se torna um norte, um caminho a ser seguido, seja ele voltado para a vida pessoal ou para a carreira. Mas e quando aquele desejo de ter um filho, de abrir um negócio próprio ou ser promovido no emprego, por exemplo, são realizados?Neste momento, muitos acabam ficando sem rumo. A ausência de um objetivo deixa alguns desnorteados. Então, é crucial que voltemos ao momento de registro das metas anteriores, validemos o que aconteceu e se o propósito foi realmente consolidado como havíamos estipulado.Durante este mapeamento, é importante perceber quais foram as estratégias que funcionaram e as que não tiveram serventia. Logo em seguida, deve-se estabelecer novas metas, de curto, médio e longo prazos.Para fazer essa...

12 de março de 2013

Opinião: essencial no e-commerce

A opinião de produtos sobre os clientes é uma tendência cada vez maior no e-commerce, pesquisas cada vez mais apontam que os clientes esperam essas avaliações como uma característica normal – nos EUA – quando fazem uma compra online, e mais importante são mais propensos a comprar depois de lê-los. Podem esperar que muito em breve isso também será muito mais utilizado pelos consumidores brasileiros também. Adicionando comentários de produtos para sua loja online, você está dando aos clientes a oportunidade de avaliar e comentar sobre produtos que acabou de comprar. Isto beneficia sua loja virtual de duas maneiras. Primeiro, ele pode aumentar as vendas diminuindo o receio que o visitante possa ter em comprar o produto que esta vendo. Os...

7 de março de 2013

A constante insatisfação profissional

A trajetória rumo à satisfação profissional muitas vezes encontra obstáculos. Toda carreira tem seus altos e baixos e mesmo o mais bem sucedido profissional já encontrou algumas pedras no caminho. Não é difícil perceber quando o nível de motivação atinge patamares negativos. Com o ânimo em frangalhos para encarar o expediente no escritório, o profissional tende a mudar de emprego na primeira oportunidade. Esta realidade talvez explique a crescente rotatividade de profissionais nas empresas, o que no jargão corporativo é chamado de turnover. Apesar de se falar em apagão de talentos, o turnover tem aumentado. De modo, geral as pessoas não estão satisfeitas nos seus trabalhos. Mas, afinal, o que está impedindo a felicidade dos profissionais?...

6 de março de 2013

Inspiração internacional

Sites de compras coletivas, lojas online de produtos para bebês, aplicativos móveis para pedir táxi, comparadores de preços de seguros. Estes são alguns exemplos de serviços que fizeram sucesso no exterior e foram trazidos para o Brasil por empreendedores interessados em replicar o modelo em uma economia menos impactada pela crise mundial, com um mercado consumidor crescente e, o melhor de tudo, com muito menos concorrentes – pelo menos até outros empreendedores terem a mesma ideia.  Esse tipo de prática é conhecida no universo das startups como “copycat”. O termo é usado para definir startups inspiradas em modelos de negócios estrangeiros (geralmente americanos ou europeus). Ou seja, o empreendedor não cria nem inova. Ele adapta...

5 de março de 2013

Dicas para reforçar a sua marca

Para criar uma identidade com o público, não basta só ter um bom nome, um slogan forte ou um logotipo bacana. A marca é tudo aquilo que engloba sua empresa – desde o espaço físico, passando pela cultura organizacional e pela a identidade visual, até o posicionamento de mercado e a maneira de se comunicar com o público.Criar uma marca forte requer tempo e dedicação, mas se isso for bem-feito, trará resultados gratificantes. Confira essas dicas para criar o branding da sua empresa: 1. Comece pelo ambiente interno Antes de se posicionar para o mercado, você precisa ter um posicionamento claro dentro da empresa. Se sua empresa é jovem, dinâmica e criativa, isso se traduzirá na marca. Então, tenha uma cultura organizacional compatível com o que...

4 de março de 2013

O que um chefe ruim pode ensinar

É difícil que algum profissional nunca tenha se deparado com um chefe que considerasse péssimo ao longo da carreira. Intimidador, despreparado, centralizador ao extremo, indiferente. Qualquer destes perfis pode ser uma incômoda pedra no sapato na relação de trabalho e é capaz de tirar do sério até o mais paciente dos profissionais.Mas, de acordo com especialistas consultados pela Revista Exame, é, sim, possível tirar lições positivas e que podem ser levadas consigo ao longo da trajetória profissional quando se tem um gestor com qualidades negativas. Confira algumas lições:1- Fortalecimento da autoconfiança e resiliênciaUm chefe intimidador, por exemplo, revela uma personalidade insegura na capacidade de atingir resultado. “Sobreviver” a um chefe carrasco pode fortalecer a sua autoconfiança...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons