30 de dezembro de 2011

A ESCASSEZ DE TALENTOS PROFISSIONAIS NO BRASIL

O mercado de trabalho está em constante evolução e necessita que os profissionais estejam sempre atualizados. Porém, um dos grandes problemas desse cenário no Brasil é a escassez de talentos. Não existem profissionais capacitados para realizar determinados trabalhos. Apesar de ser cada vez maior o número de pessoas que têm graduação, elas nem sempre estão preparadas para a prática do trabalho.  Para solucionar esse problema, muitas organizações têm investido na realização de cursos e treinamentos específicos na sua área de atuação. Dessa forma, capacitam profissionais para trabalhar exatamente como é necessário. Um levantamento realizado pelo ManpowerGroup aponta que 10% das empresas têm apostado em profissionais que não têm as habilidades necessárias para o trabalho, mas têm potencial...

29 de dezembro de 2011

Ter um bom emprego ou abrir um negócio?

O que vale mais a pena: ter um bom emprego ou o abrir próprio negócio? Ter um negócio é vantajoso por garantir independência e horários flexíveis. Porém, lembre-se: o negócio vai depender exclusivamente de você. Não importa se você contrata profissionais para realizar o trabalho, tem que saber tudo o que está acontecendo e deve sempre buscar formas de melhorar os processos para que o trabalho seja mais ágil e vantajoso. No caso de ter um bom emprego, você deve obedecer a um chefe, mas terá a garantia do seu salário no fim do mês e, em muitas empresas, terá a chance de crescer profissionalmente. Para decidir o que é melhor para a sua carreira, é preciso analisar as possibilidades. Você tem condições financeiras para abrir um negócio? Sabe administrar? Tem disposição para enfrentar os desafios...

28 de dezembro de 2011

Filmes para mudar a sua carreira

© Corbis Filmes podem ensinar algo produtivo para a sua carreira? Especialistas acreditam que sim. Por isso, indicam 11 longas metragens para serem vistos em 2012 com uma atenção especial: 1 - O Palhaço: Demonstra a importância de encontrar a carreira certa, através do trabalho que você desempenha melhor. 2 - Cisne Negro: Como lidar com cobrança, pressão e competição. 3 - Margin Call - O dia antes do fim: Jogo político; como a hierarquia funciona. 4 - Meia Noite em Paris: Ter coragem para seguir a carreira que deseja. 5 - Invictus: História de Nelson Mandela, que traz lições de liderança, humildade e resiliência. 6 - Lixo Extraordinário: Formas de dar significado ao trabalho. 7 - Coração Valente: Ideais de um líder. 8 - Forrest...

27 de dezembro de 2011

Para 79% dos colaboradores, bônus de fim de ano significa reconhecimento

© Walt Meer/Westend61/Corbis Fim de ano é época de festas e comemorações. No ambiente empresarial o clima não é diferente. As empresas costumam realizar confraternizações e algumas até bonificam os colaboradores de acordo com as conquistas profissionais. Essa é uma forma de fazer com que os funcionários trabalhem mais e felizes. É o que aponta o estudo realizado por uma empresa especializada em incentivos corporativos e ao consumidor. De acordo com o levantamento, 79% dos profissionais acreditam que uma recompensa de fim de ano significaria reconhecimento do empregador. Não importa como será feita essa recompensa. Um presente, um bônus em dinheiro ou qualquer mercadoria útil já fazem com que os colaboradores se sintam reconhecidos...

26 de dezembro de 2011

GERIR UM NEGÓCIO SIGNIFICA GERIR PESSOAS

© moodboard/Corbis Gerir um negócio nunca foi uma tarefa fácil. Por menos dificuldades que surjam durante o percurso, sempre há algo que pode prejudicar o andamento da empresa. Nesses momentos é que a figura do líder se mostra tão importante. Ele é o gerenciador, que vai orientar as principais atividades a serem realizadas pelos colaboradores e vai buscar as melhores práticas para desenvolver produtos e/ou disponibilizar serviços. Atualmente, para exercer o papel de líder é preciso saber identificar as especificidades do trabalho dos profissionais que compõem a equipe. A partir disso, delegar as tarefas de acordo com o perfil de cada um e motivá-los sempre a fazer o melhor trabalho. Um gestor agressivo e grosseiro conquista apenas a...

23 de dezembro de 2011

Entrevistas que você não pode perder!

O Portal Administradores selecionou 10 entrevistas realizadas em 2011 que merecem destaque. As informações contidas nas mesmas podem auxiliar profissionais das mais diversas áreas de atuação. Os conselhos e experiências de quem já está inserido no mercado de trabalho podem fazer a diferença. Confira: Henry Mintzberg: "Eu tenho certeza de que existem exceções, mas a estratégia, para mim, é aprendizagem, e não planejamento. É um processo pelo qual muitas pessoas na organização – e não apenas a cúpula – aprendem o caminho para novas direções". Veja entrevista  Maestro João Carlos Martins: "Uma empresa tem que ser dirigida não só com a razão, mas também com o coração. Tudo funciona se ambos estiverem juntos na hora de traçar objetivos." Veja a entrevista Mark...

22 de dezembro de 2011

Para fazer negócios com um estadunidense, saiba falar inglês fluentemente

© Tammy Hanratty/Corbis Para fazer negócios, é comum que os empresários se comuniquem em inglês. Logo nos Estados Unidos não seria diferente, não é mesmo?! Portanto, se você quer negociar com um estadunidense, no mínimo, saiba falar inglês fluentemente. Até porque eles falam muito rápido e às vezes muito alto, achando que isso ajudará você a compreendê-lo melhor.  Geralmente, os norte-americanos gostam de rir e por isso piadas são sempre bem vindas, mas é sempre importante tomar cuidado com questões étnicas e religiosas. Além de evitar conversar sobre política, religião ou qualquer outro assunto controverso.    Se for falar sobre esportes, aposte no baseball, golf e basquete. Os jogos de golf, especificamente,...

21 de dezembro de 2011

As diferenças entre perdedores e vencedores. Qual deles você é?

A diferença entre um perdedor e um vencedor não é a força e nem mesmo a vontade, mas sim a postura diante das situações. Diante de uma dificuldade, um vencedor persiste e acredita, já o perdedor desiste. Em momentos decisivos, essa atitude faz toda a diferença.  No ambiente dos negócios, como em qualquer outro, é natural ter altos e baixos. É preciso que o profissional tenha uma postura pró-ativa para não prejudicar a empresa e nem a si mesmo. Rosabeth Moss Kanter, professora de Gestão em Harvard , destaca cinco características que diferenciam a atitude dos vencedores em relação aos perdedores. 1 - Vencer é muito melhor do que perder: Quando o profissional tem isso em mente, vai fazer de tudo para não ser prejudicado e vencer, até mesmo em pequenas ações no cotidiano. 2- Vencer...

20 de dezembro de 2011

Steve Jobs: liderança, carisma e inovação

© Bernard Bisson/Sygma/Corbis O perfil de liderança de Steve Jobs é mais conhecido e comentado nos últimos tempos. O co-fundador da Apple e dos estúdios de animação Pixar faleceu em 05 de outubro de 2011 e deixou ao mundo um novo conceito de como a tecnologia deve se adaptar ao usuário e às suas necessidades. Jobs tinha como características principais ser visionário, inovador, criativo e determinado. Tudo aquilo que se espera de um líder. Durante a sua carreira, soube motivar a todas pelos exemplos de vida e através do convencimento, já que era carismático e sempre mostrava o caminho de como fazer.  Portanto, Jobs conseguiu reunir em uma só pessoa três personagens conflitantes: o empreendedor, que tem por natureza viver...

19 de dezembro de 2011

Qual é a solução para o apagão de mão de obra?

Atualmente, há carência de engenheiros, técnicos de produção, operações e manutenção, finanças e TI, operários e contadores, dentre outros profissionais. É o fenômeno que o mercado batizou de “apagão de mão de obra”. Anteriormente, o problema era mais frequente nos cargos de gestão e liderança, mas hoje em dia faltam profissionais também nos níveis técnicos e até mesmo com formação básica no Ensino Fundamental.  O Grupo Vistage Brasil, organização internacional de líderes empresariais, constatou que o apagão de mão de obra preocupa 86% dos executivos brasileiros. A pesquisa confirma a dificuldade em encontrar profissionais qualificados para ocupar as vagas oferecidas nas empresas.  Diante dessa situação, os profissionais devem buscar qualificação de forma a garantir...

16 de dezembro de 2011

Reino Unido: o melhor país para fazer investimentos na Europa

Inovação, ambiente político e legislatório estável, rede de comunicação avançada e excelente rede de transporte e infra-estrutura. Por esse e outros motivos, o Reino Unido é tido como o melhor lugar para empresas realizarem investimentos. Sendo um dos mercados de trabalho mais flexíveis da Europa, com o menor número de barreiras aos empreendedores, no país é fácil contratar pessoal qualificado, já que lá se localizam as seis melhores universidades da Europa e duas das três melhores do mundo.  De acordo com o Banco Mundial, no Reino Unido leva-se 13 dias para constituir uma empresa, a média do restante da Europa é de 32 dias. Além disso, a alíquota máxima para pessoa jurídica é de 28%, sendo a mais baixa entre os países do G7 e abaixo da maioria dos principais concorrentes. Portanto,...

15 de dezembro de 2011

As 10 maiores empresas familiares dos Estados Unidos

1 – Walmart: Maior empresa familiar americana. Fundada em 1962, a varejista fatura anualmente 421,85 bilhões de dólares. Rob Walton, filho do fundador, Sam Waltom, representa a família nos negócios atualmente.  2 - Ford: Fundada em 1903 por Henry Ford, a montadora americana atualmente tem como presidente do conselho de administração William Ford Junior, bisneto do fundador da companhia. Em 2010, a companhia somou faturamento de quase 129 bilhões de dólares.  3 – Cargill: Com receita anual de 107,8 bilhões de dólares, a companhia nasceu de uma instalação de armazenamento de grãos em 1865. Seu atual CEO, Gregory Page, é o primeiro da história da companhia a não ser membro da família Cargill.  4 – Koch: Atuando no setor petrolífero, a companhia emprega 50.000 pessoas...

14 de dezembro de 2011

Descontos movimentam R$ 100 mi em 24h no e-commerce

© Sergio Pitamitz/CORBIS Black Friday. Você já ouviu falar? Tradicionalmente realizada nos Estados Unidos, a “sexta-feira negra” é marcada pela venda de eletrônicos e eletrodomésticos com descontos de até 80%. Percebendo o sucesso da data no exterior, o empresário do site “Busca Descontos”, Pedro Eugênio, resolveu incluir o dia também no calendário dos brasileiros. No ano passado, a “Black Friday” brasileira movimentou três milhões de reais em um único dia. Esse ano, a data escolhida foi 25 de novembro, quando foi registrado o maior volume de vendas em e-commerce, chegando a R$ 100 milhões. Foram 237 mil pedidos realizados em todo o país para cerca de 50 lojas virtuais. Segundo a e-bit, o crescimento nas vendas foi de 88%...

13 de dezembro de 2011

Apple oficializa lançamento da iTunes Store no Brasil e na América Latina

A Apple emitiu hoje um comunicado para a imprensa oficializando a sua chegada e já atualizou a página inicial do seu site brasileiro com a grande novidade do ano. Conforme indicavam rumores, a loja da Apple está chegando não só ao Brasil, mas também a outros 15 países da América Latina: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru e Venezuela. O acervo da iTunes Store chega ao Brasil com 20 milhões de músicas já no lançamento, incluindo artistas locais como Ivete Sangalo e Marisa Monte, além da estreia digital do catálogo de Roberto Carlos (e uma enorme variedade de artistas internacionais, incluindo The Beatles, Rihanna,...

Como lidar com diferentes gerações no mercado de trabalho

© Bob Sciarrino/Star Ledger/Corbis Com a entrada cada vez maior de jovens no mercado de trabalho e a permanência de profissionais mais experientes, muitas empresas têm se deparado com o desafio de gerenciar equipes com pessoas de diferentes gerações. Com isso, as formas de agir, pensar, os perfis, as habilidades e as competências também se diferenciam Algumas estratégias podem ser utilizadas para lidar com esse tipo de situação e motivar todos os profissionais da mesma forma. Trate todas as gerações com o mesmo respeito, ofereça treinamento e feedback frequentemente, comunique-se sempre de maneira clara e equilibre a delegação com a liberdade de ação. A idade e experiência não estão diretamente ligadas ao conhecimento. Por isso,...

12 de dezembro de 2011

Não há previsão para produção de iPads no Brasil

© Francis Dean/Corbis Anunciada para dezembro, a produção dos primeiros iPads no Brasil não se concretizou e não tem previsão para acontecer. Quem deu essa notícia foi o ministro de Ciência e Tecnologia, Aloisio Mercadante. Sendo assim, os produtos da Apple continuarão com imposto de cerca de 36% em cima do valor.  A empresa responsável pela produção no Brasil é a taiuanesa Foxconn, que também produz marcas como HP, Sony e Dell. De acordo com o Sindicato de Metalúrgicos de Jundiaí, interior de São Paulo, a produção do Ipad no Brasil ainda carece de um número considerável de funcionários, por isso atrasou. Apesar disso, os iPods devem começar a ser desenvolvidos no país no dia 16 de dezembro deste ano.  Notícias Relacionadas:  Atrasa...

9 de dezembro de 2011

Plano de negócios diferencia empreendimentos

Vai abrir um negócio? O plano de negócios é essencial. O planejamento facilita na estruturação e posteriormente na aplicação das ideias no empreendimento. Além disso, com o plano é possível prever futuros problemas e a solução para os mesmos.  O plano de negócios deve responder a cinco perguntas básicas: Qual é o diferencial do meu negócio? Qual é a demanda para o meu produto ou serviço? Qual é o preço ideal para o meu produto ou serviço? Quais são os profissionais necessários para que o negócio dê certo? O que pode dar errado?  Com isso, o empreendedor tem mais segurança para desenvolver as estratégias e ter sucesso. Ainda assim, deve-se tomar cuidado na fase de implementação do plano. Um dos erros mais comuns é acreditar que basta a execução do projeto. É fundamental que...

8 de dezembro de 2011

Faça uma autoanálise do seu trabalho

© Josef Lindau/Corbis Você tem certeza de que está se saindo bem no trabalho? Está conseguindo resultados? Alcançando ou superando metas? É importante que os profissionais tenham respostas claras para essas perguntas, mas isso nem sempre acontece. Muitas vezes as pessoas não buscam uma autoavaliação, apenas esperam o feedback dos gestores.  Ouvir o que o chefe tem a dizer é essencial para o desenvolvimento de qualquer trabalho. Porém, existem algumas questões que podem ser adequadas com uma autoanálise profissional. Pare para refletir sobre as ações que têm realizado, identifique os seus pontos fortes e fracos, as limitações e facilidades, analise se você realmente está se dedicando ao trabalho tanto quanto deveria e se cumpre...

7 de dezembro de 2011

Pesquisa: como orientar o processo de Change Management nas empresas

O objetivo do processo de gestão da mudança é promover a criação de um ambiente propício para que as transformações da organização se consolidem. Para desvendar algumas dúvidas relativas a esse assunto, foi realizada uma pesquisa por meio da rede de relacionamentos profissionais LinkedIN. As contribuições buscaram demonstrar como é possível orientar o processo de Change Management nas empresas sem causar danos ou confusões entre os colaboradores.  A opinião unânime entre os participantes é relativa a importância da informação e transparência para criar um ambiente propício no processo de gestão da mudança. O Gerente de Manufatura na Metagal Indústria e Comércio Ltda., Welington Araujo Pereira, ressalta que é necessário responder primeiramente a duas perguntas “O que é necessário mudar?...

Empresas familiares de sucesso

Mais do que desafios gerenciais, as empresas familiares possuem desafios afetivos. Interesses, brigas, conselhos e adversidades que são comuns em grande parte das famílias, também acontecem nas empresas. Estatísticas apontam que são poucas as empresas familiares que passam da 3ª geração. Isso reforça a importância de haver um planejamento bem estruturado para orientar os gestores de empresas familiares a conseguir retorno financeiro e longevidade. C&A, Motorola, Fiat, Parmalat, Sadia e TAM são exemplos de empresas familiares que alcançaram o sucesso e estão cada vez mais consolidadas. O êxito é possível quando a empresa se adequa de acordo com cada geração e age de forma objetiva na antecipação de necessidades futuras tanto da família quanto da empresa. Notícias Relacionadas: Como...

6 de dezembro de 2011

Venezuela: o pior país para fazer negócio

Em um levantamento realizado pela rede CNBC, a Venezuela é apontada como o pior país para realização de negócios. Apesar disso, a Venezuela é um país que tem crescido muito nos últimos anos. Dados apontam taxas de crescimento de cerca de 10% nos últimos cinco anos.  Na Venezuela, a base da economia está com o governo, por conta do petróleo, e o setor privado tem um espaço limitado. Ainda assim, existem clientes em potencial no país. Qualquer lugar precisa de produtos e serviços que nem sempre são disponibilizados com qualidade.  Obs.: Na pesquisa da rede CNBC, o Brasil aparece em 8° lugar. A elevada carga tributária é apontada como um dos principais motivos.  Notícia Relacionada: Ranking mostra os dez piores países para se fazer negócios O que você acha desse tema?...

5 de dezembro de 2011

Quais são os países em que as empresas são mais corruptas?

© Roy McMahon/Corbis A corrupção existe nas mais diversas áreas e nos mais diferentes níveis hierárquicos. Seja em um governo, empresa, restaurante ou até dentro da sua própria casa. A corrupção está mais presente no cotidiano do que se possa imaginar. No caso das empresas, existe uma pesquisa realizada pela ONG Transparência Internacional (IT) que relaciona os países com as organizações mais propícias à corrupção.  Para a pesquisa, foram aplicados questionários a 3.000 executivos de empresas de todo o mundo. De forma a analisar a inclinação dos mesmos a oferecer suborno quando negociam fora de seu país de origem. O Brasil ficou no 14° lugar, com nota 7,7.  Confira o ranking dos 10 países com as empresas mais...

2 de dezembro de 2011

Arquétipo Cultural: as empresas possuem um?

A cultura organizacional reúne valores e crenças compartilhados por todos os membros da empresa. Ela influencia direta e indiretamente no comportamento, na motivação, na produtividade do trabalho e na satisfação das pessoas envolvidas.  Percebendo a importância da cultura organizacional e de como ela reflete nos colaboradores e gestores das empresas, a consultora inglesa, Carolyn Taylor, estudou essas formas de comportamento. Ela defende no seu livro “Walking the talk” o conceito de que as empresas possuem seis arquétipos ou comportamentos que são encontrados em diferentes tipos de cultura:  1 - Achievement: Busca incessante por resultados.  2 - Customer Centric: A empresa que entrega excelência, alcança satisfação e consegue reter seus clientes.  3...

1 de dezembro de 2011

Brasil gasta 10% do PIB com logística

R$ 391 bilhões. Esse foi o valor gasto com logística pelo Brasil em 2010, o que representa 10,6% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. O percentual é maior do que o dos Estados Unidos que, em 2010, gastaram R$ 2,08 trilhões com logística, o equivalente a 7,7% do PIB. Os dados são de uma pesquisa realizada pelo Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos).  Nas empresas, cerca de 8% da receita líquida é destinada à logística. Esse gasto retrata um gasto superior para as organizações que precisam investir mais no transporte dos produtos/suprimentos. A precária infraestrutura do transporte no Brasil só vai ser modificada quando o governo investir mais em alternativas, já que é preciso reduzir a dependência do transporte rodoviário, o qual possui custo mais elevado e na grande...

30 de novembro de 2011

Inclua a sua empresa no mundo virtual!

© Oliver Eltinger/Corbis A internet facilita o relacionamento entre as empresas e os clientes. Encontramos informações sobre as mais diversas empresas no mundo virtual. O empresário que reconhece a necessidade de inserir a sua empresa nos negócios através da tecnologia, sai na frente. Os gestores podem fazer uma análise para conhecer o perfil dos clientes, saber se eles têm acesso fácil e rápido a sua empresa através de site ou linhas telefônicas de atendimento. Lembre-se: hoje em dia é essencial que a empresa tenha um SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). Além disso, é importante que o site esteja incluso nos mapas do Google. Um profissional especializado em SEO pode resolver isso para você. Mais do que isso, verifique se...

29 de novembro de 2011

Como balancear pessoas, processos e custos?

Uma empresa envolve basicamente processos, custos e pessoas. Há uma necessidade de que tudo esteja interligado e em andamento contínuo. Os custos devem estar adequados ao que a empresa pode gastar, assim como os processos e as pessoas. Porém, não são todas as empresas que estão com esses fatores alinhados. A partir disso é que surgem os problemas como falência, colaboradores desmotivados, falta de qualidade nos produtos e/ou serviços, entre outros. É importante que os gestores pensem em todas as ações e façam o planejamento da organização sempre com vistas a esses três elementos. Analisando cada um separadamente e depois como “trabalham” em conjunto. Notícias Relacionadas: Gestão estratégica de pessoas nas organizações de conhecimento Como reduzir os custos das empresas e melhorar...

28 de novembro de 2011

Nova Zelândia: estabilidade econômica e facilidade para fazer negócios

© Tom Grill/Corbis A estabilidade econômica, o sistema político, a reputação na área da inovação e a facilidade da realização de negócios fazem da Nova Zelândia um país muito atraente para os investidores. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Banco Mundial, a Nova Zelândia é o país onde é mais fácil de fazer negócio. Dentre os motivos para essa constatação está o baixo índice de corrupção no país.  O governo da Nova Zelândia estimula abertamente o investimento estrangeiro. Exemplo disso são as novas políticas que entram em vigor em 2011. Estas ampliam o leque de oportunidades de investimento e criam duas categorias: Investidor Plus (investimento mínimo de US$ 10 milhões por pelo menos três anos) e investidor (investimento mínimo...

25 de novembro de 2011

Profissão de coaching está no auge no Brasil

Para quem procura por melhores resultados profissionais, o processo de coaching é uma boa opção. O coach ajuda o indivíduo a aprender e amplia as suas perspectivas ao invés de simplesmente ensinar, é um auxilio para que as metas dos profissionais sejam transformadas em ações e, por consequência, gerem resultados. De acordo com o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), a carreira está no auge no Brasil e tem chances de crescer ainda mais. Existem dois tipos de coaching: o Executive Coaching e o Life Coaching. O primeiro está focado no desenvolvimento de líderes empresariais e o segundo alude a um processo prático e objetivo de reorganização e reestruturação de vida, através de uma reavaliação profunda de valores, crenças, comportamento e objetivos. Profissionais de sucesso como Abílio...

24 de novembro de 2011

Até que ponto a tecnologia é benéfica para as empresas?

A tecnologia é uma das formas de melhorar ou de piorar completamente a agilidade dos processos nas empresas. A exigência por rapidez e inovação para se manterem competitivas no mercado faz com que as empresas invistam em tecnologia sem ao menos saber onde aplicá-la.  É importante que o gestor saiba que, como em qualquer setor corporativo, deve haver um planejamento antes da inserção de tecnologias na empresa, seja na linha de produção, na comunicação ou em qualquer outra área. É preciso saber onde, quando e quanto investir, para não desperdiçar tempo e dinheiro.  Dentre as tecnologias que as empresas mais procuram está a Tecnologia de Informação (TI). Esta visa disponibilizar as informações adequadas, no momento certo, para as pessoas que precisam delas. No comércio, por...

23 de novembro de 2011

Empresas buscam estratégias através do Supply Chain

Facilitar e proporcionar agilidade aos processos nas empresas. Esse é o principal objetivo dos empresários para se destacar, inovar e manter a organização competitiva no mercado. Devido a isso, a área de Supply Chain é uma das mais problemáticas, motivo pelo qual as empresas mais procuram consultoria.  A intenção das organizações é ter uma cadeia de suprimento integrada, que garanta maior rentabilidade e nível de serviço diferenciado. Para isso, é essencial que a cadeia permita aos executivos avaliar os pontos fortes e fracos, auxiliando na tomada de decisões que podem resultar na redução de custos, aumento da qualidade e, com isso, podem agregar valor ao serviço/produto.  As recompensas para as empresas com cadeias de suprimento integradas e bem estruturadas são o crescimento,...

22 de novembro de 2011

Investimento em Cultura: objetivos e benefícios

Diante da convergência digital e das constantes crises econômicas, a indústria busca maneiras de se reinventar e traçar novos modelos de negócio. Dentre eles, com o investimento privado em cultura. Os objetivos das marcas com o patrocínio cultural são reconhecer, valorizar e promover a diversidade cultural; respeitar os direitos culturais dos cidadãos, não apenas o acesso ao conhecimento, mas também a liberdade de expressão; fortalecer a cultura local, sem impor o global; promover o diálogo, a partir de redes e telas convergentes; e garantir o protagonismo e a participação dos agentes envolvidos. Esse contato direto com o público se torna mais fácil com o patrocínio cultural. Além de agregar valores de compromisso social, comunicação de rede e experiência a marca, o investimento em cultura...

21 de novembro de 2011

Embalagem: desde a logística até a conquista do consumidor

© Construction Photography/Corbis A função básica da embalagem é a armazenagem do produto. Porém, ela é desenvolvida também com outros objetivos. As propagandas e campanhas de marketing utilizam a embalagem como uma forma de atrair o consumidor. Uma embalagem bem pensada, com cores e imagens escolhidas de acordo com o produto e com o gosto do cliente, chama a atenção e pode se destacar no ponto de venda. Mas antes de chegar nesse ponto, a embalagem passa por diversas etapas do processo logístico. O produto é armazenado e movimentado, devido a isso precisa de embalagens resistentes e fáceis de manusear. A logística de transporte deve ser pensada de acordo com o tipo de produto, se é volumoso, úmido, seco, cortante, leve ou pesado. O...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons