© Bernd Vogel/Corbis |
A Tecnologia da Informação (TI)
pode ser definida como o conjunto de todas as atividades e soluções providas
por recursos de computação que visam permitir o armazenamento, o acesso e o uso
das informações. Atualmente, a TI é essencial para facilitar o trabalho nas
empresas. Mas, para que não saia nada errado nos processos tecnológicos, é
preciso adequar as estratégias de TI às estratégias do negócio. Para orientar
as empresas nesse quesito, a Revista HSM listou os 10 mandamentos da TI
estratégica:
1. Compreenda o peso e o papel da
TI no seu ecossistema: compreenda como a TI é utilizada na empresa e quais são
as reais necessidades;
2. Posicione-se corretamente na
arquitetura corporativa. Estratégica, Tática, Operacional: identifique as
expectativas dos clientes e fornecedores e compreenda o impacto que a TI tem em
todas as áreas da empresa;
3. Governe (-se): a TI deve
suportar, viabilizar, diferenciar e potencializar as áreas de negócio e as
áreas de suporte, deve-se adotar os padrões de melhores práticas para garantir
eficiência da TI em todas as áreas;
4. Garanta transparência
rotineira acima de tudo: disponibilize dados e informações técnicas de forma
clara para todos os níveis da empresa;
5. Gerencie e planeje sua
capacidade produtiva com efetividade: planeje as necessidades de recursos,
estruture uma rede de parceiros e fornecedores, antecipe gargalos produtivos e
preveja soluções;
6. Mantenha o equilíbrio
entre o Delivery e a Pesquisa & Desenvolvimento (Inovações): mantenha o
foco no atendimento à clientes e fornecedores e fortaleça parcerias com Institutos
de Pesquisas, Universidades, Empresas de Tecnologias e outros pólos de inovação
potencial;
7. Sempre que possível, antecipe:
antecipe os problemas através alinhando a gestão de capacidade a gestão de risco
à gestão de TI;
8. Esteja sempre próximo às suas
áreas-cliente: desburocratize o acesso e o relacionamento das áreas clientes
com a TI;
9. Marketing e comunicação também
se aplicam à TI. Mostre seu valor: identifique as inovações e resultados da
área de TI e divulgue-os;
10. Eficiência e eficácia devem
andar juntas: eficiência ligada aos processos de TI e eficácia ligada aos
resultados.
Notícias Relacionadas:
0 comentários:
Postar um comentário