O rendimento e a produtividade não estão como era esperado? Como saber o que está errado na sua empresa: os processos ou as pessoas? Às vezes a forma como estão sendo realizados os processos não está adequada ou então as pessoas não tem perfil para desenvolvê-los. Portanto, o ideal é que os gestores contratem as pessoas certas para realizar os trabalhos certos. Para obter o sucesso na empresa, a contratação deve condizer com as funções a serem desempenhadas.
Para escolher a pessoa mais indicada para determinado cargo, é preciso saber identificar a personalidade e a essência do caráter. Analisando as motivações, desejos e preferências é possível ter uma noção das tendências comportamentais. Para saber isso, o gestor não deve exitar em fazer perguntas para o candidato no processo de seleção. Nesse momento, oito perguntas básicas podem ajudar: Resuma sua vida até os 18 anos de idade; Resuma sua vida dos 18 anos até hoje; Descreva seu histórico escolar; Quantos empregos teve? Por que saiu de cada um deles?; Você já foi promovido? Explique os porquês; Que trabalhos voluntários fez? Descreva-os; Descreva seus pontos fortes; Descreva seus pontos fracos. A partir das respostas para essas perguntas, o selecionador tem uma base de como é a personalidade da pessoa e o que ela já fez na vida. Dessa forma, pode escolher o funcionário certo para desempenhar determinada função e, consequentemente, terá menos problemas com o desenvolvimento dos processos na empresa.
O que você acha desse tema? Dê a sua opinião!
Notícias Relacionadas:
- 5 passos para melhorar a gestão de pessoas e processos
- Alinhando e Integrando Princípios-Pessoas-Processos para a construção de Resultados competitivos e sustentados
0 comentários:
Postar um comentário