© Gregor Schuster/Corbis |
A maioria das
empresas quer e precisa fazer investimentos em comunicação e marketing. Porém,
é comum que os gestores solicitem uma medição do retorno financeiro gerado por
essas ações antes de investir em outras. Essa é a função do ROI, sigla que
signfica Return of Investiment ou Retorno do Investimento.
O ROI é fácil de
ser calculado e pode ser aplicado em várias situações, sendo o resultado
apresentado sempre em percentagem. Esse resultado deverá ser positivo, para ser
justificado o investimento. Para o calcular, terá de ser considerado o ganho
obtido ou previsível com o investimento realizado, sendo depois deduzidos os
custos em que a empresa incorreu com essa mesma aplicação.
É uma estratégia
utilizada, entre outras coisas, para mensurar a importância do marketing e da
comunicação para o posicionamento da empresa, o fortalecimento da marca e o
aumento das vendas. Uma forma de comprovar e consolidar a importância da
comunicação e do marketing para os gestores de empresas.
O que você acha
desse tema? Dê a sua opinião!
Notícias
Relacionadas:
- Como e onde investir em marketing? Como mensurar o ROI?
- Desinformação é principal causa para medo de ROI
0 comentários:
Postar um comentário