IMAGEM: © Felix Wirth/Corbis |
O hábito de comer “este” ou “aquele” alimento é aprendido por
cada um de nós quando ainda somos muito pequenos, geralmente sob influência de
nossa cultura familiar, social e regional.
Porém, isso pode estar mudando. Nos últimos sete anos, conforme
indica estudo do Euromonitor divulgado recentemente, a mesa dos brasileiros
está passando por mudanças significativas. Um dado interessante apontado pela
pesquisa demonstra que o consumo de alimentos saudáveis e “de marca” no Brasil
quase dobrou entre 2004 e 2009, passando de R$ 15,9 bilhões para R$ 28,9
bilhões: um crescimento de 82%. A projeção é que até 2014 o consumo desses
alimentos cresça outros 39% e chegue aos R$ 39,2 bilhões.
Esse aumento do consumo reflete a mudança de comportamento do
brasileiro, que sob influência da mídia, dos novos padrões econômicos (em
especial de renda) tem buscado alimentos e bebidas mais saudáveis, além de
marcas que lhe proporcionam status e bem-estar na hora das compras. Como já diriam nossas avós, estamos adotando
um novo hábito de consumo onde, muitas vezes, nossos olhos estão sendo bem maiores
do que a nossa barriga!
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