IMAGEM: © Owaki - Kulla/CORBIS |
Ao patrocinar eventos culturais, as empresas garantem divulgação da imagem institucional. Esse é o chamado marketing cultural, que objetiva promover a diferenciação das marcas, diversificação da comunicação para atingir o público e posicionamento da empresa como socialmente responsável.
Para incentivar a produção cultural no Brasil e estimular o patrocínio de empresas, há 20 anos foi assinada a Lei Federal n° 8.313, mais conhecida como Lei Roaunet. A lei institui políticas públicas para a cultura nacional, dentre elas, a política de incentivo fiscal, que possibilita às empresas e cidadãos deduzirem em uma porcentagem do imposto de renda o investimento em ações culturais. O percentual é de 6% do IRPF para pessoas físicas e 4% de IRPJ para pessoas juridicas. Essa é uma oportunidade para que os empresários invistam na cultura e solidifiquem a imagem institucional da empresa perante o público.
Com esta lei éramos para estar mais adiantados com relação ao investimento privado para promover a cultura em nosso país. No entanto, acredito que o governo deve divulgar melhor os benefícios desta lei, assim como orientar o empresário de como conseguir estes benefícios, pois o que tenho presenciado é um discurso das empresas reclamando da burocracia que é conseguir aprovação de projetos além da dificuldade de entender claramente o que diz a lei.
Com esta lei éramos para estar mais adiantados com relação ao investimento privado para promover a cultura em nosso país. No entanto, acredito que o governo deve divulgar melhor os benefícios desta lei, assim como orientar o empresário de como conseguir estes benefícios, pois o que tenho presenciado é um discurso das empresas reclamando da burocracia que é conseguir aprovação de projetos além da dificuldade de entender claramente o que diz a lei.
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